Ex-técnico de peso do Brasil lança livro na Bienal
São Paulo, SP, 19 (AFI) – Mário Travaglini, técnico campeão à frente da Academia do Palmeiras e da Democracia Corinthiana, lança
seu livro “Mário Travaglini – Da Academia à Democracia” na Bienal Internacional do Livro, no Parque do Anhembi, nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, na estande da Livraria Pontes, localizada na Rua K (entre as avenidas 5 e 6).
Escrito pelos jornalistas Márcio Trevisan e Helvio Borelli e editado pela HBG Editora, sob a coordenação do jornalista Arnaldo Branco Filho, o livro “Mário Travaglini – da Academia à Democracia” narra os 60 anos de carreira do treinador, com destaque às histórias e bastidores da Academia e da Democracia.
Título brasileiro e vários cariocas
E muito mais: os títulos conquistados no Rio de Janeiro (foi campeão brasileiro com o Vasco da Gama e bicampeão estadual com o Fluminense); o lançamento de artilheiros como Roberto Dinamite e Casagrande e a passagem pela Seleção Brasileira (medalha de ouro no Pan-Americano de Porto Rico e coordenador técnico da seleção de 1978, na Copa do Mundo disputada na Argentina).
Mais do que uma biografia, o livro traça uma linha histórica dos principais eventos futebolísticos do Brasil, à partir da década de 40. Mário Iniciou sua carreira como jogador de futebol, em 1948, no Clube Atlético Ypiranga, onde foi campeão pelas categorias de base (infantil e juvenil) até chegar ao profissional.
Sua estréia na equipe principal ocorreu no dia 12 de setembro de 1953, no estádio do Pacaembu lotado, contra o Corinthians (1 a 1). Nesse dia Mário teve a missão de parar um ataque formado por Claudio Cristovam de Pinho, Baltazar e Simão.
Carreira vitoriosa como jogador
Mário – como jogador – passou também pela Sociedade Esportiva Palmeiras, Clube Atlético Nacional, Associação Portuguesa de Desportos e Associação Atlética Ponte Preta, sendo convocado várias vezes para defender a Seleção Paulista, nas mais diversas categorias.
Foi o supervisor da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1978 e como treinador também passou pela Seleção Brasileira Sub-20, Olímpica e Pan-Americana. Treinou ainda os seguintes clubes: Palmeiras, Fluminense, Vasco da Gama, Sport Recife, Corinthians, São Paulo, Ferroviária, Portuguesa de Desportos, Vitória (Bahia), XV de Novembro (Piracicaba), Botafogo (Ribeirão Preto) e São Bento (Sorocaba). Exerceu também a função de supervisor e administrador geral no Palmeiras e de gerente de futebol no Corinthians.
Presidente do Sindicato
Atualmente presidente do Sindicato dos Treinadores de Futebol no Estado de São Paulo, Mário é um vencedor dentro e fora dos gramados. Planejador e estrategista, foi o único paulista a vencer no futebol do Rio de Janeiro, como campeão brasileiro pelo Vasco da Gama e estadual pelo Fluminense. O
reconhecimento do paulistano do Bom Retiro veio com a outorga do título de Cidadão Guanabara, conferido pela Assembléia Legislativa.
O cartunista Fausto divide espaço com Travaglini
O cartunista Fausto também participará da tarde de autógrafo ao lado de Mário Travaglini. Criador do personagem “Golvêia, o torcedor bola cheia” e de inúmeras charges esportivas publicadas nos cadernos de esportes da Folha de S. Paulo, Popular da Tarde, Diário Popular e Diário de S.Paulo, Fausto lança dois livros simultaneamente, o “CANDIDO DEODATO – Aventuras e Desventuras de um Demagogo” e “A Nuvenzinha Exibida”.
TARDE DE AUTÓGRAFOS
20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Local: Parque de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209)Estande da Livraria Pontes (Rua K, entre as avenidas 5 e 6)
Data: 21/08/2008 (quinta-feira), das 14 às 18 horas.





































































































































