Ex-técnico da base, Zé Augusto critica política de revelação de talentos no Corinthians
O técnico, que atualemnte dirige a Portuguesa, criticou a forma como o Timão cuida de seus talentos
O Corinthians é um bom revelador de talentos para o futebol. Nos últimos anos, jogadores como o zagueiro Marquinhos, os meias Willian e Éverton Ribeiro
São Paulo, SP, 23 (AFI) – O Corinthians é um bom revelador de talentos para o futebol. Nos últimos anos, jogadores como o zagueiro Marquinhos, os meias Willian e Éverton Ribeiro e o lateral-esquerdo Dodô, todos defendendo a Seleção Brasileira no momento, saíram das categorias de base do Timão. A semelhança entre essas revelações, entretanto, não param por aí. Todos eles deixaram o clube de Parque São Jorge sem terem feito história ou sem terem se destacados realmente no elenco profissional.
Da lista, apenas Willian chegou a ter status de titular no elenco profissional corintiano. Em 2007, ano que o Timão terminou o Campeonato Brasileiro rebaixado para a Série B, o então camisa 10 era apontado como o melhor jogador do time, mas após seis meses, acabou vendido, ainda com 18 anos, para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Técnico de todos estes jogadores da lista nas categorias de base, Zé Augusto, hoje treinador principal da Portuguesa na Série B, criticou a política de revelação no Corinthians. Em entrevista ao Diário de São Paulo, o treinador citou participação de empresários na escalação de jogadores e promoção para o elenco principal.
“No Corinthians tem muita gente de fora. Tem empresário de jogador que é amigo de diretor, de superintendente e daí acaba tendo influência”, disse Zé Augusto.
O treinador, que em janeiro deve comandar a Lusa na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, também acusou o Timão de não se aprofundar mais na procura por talentos. Segundo Zé Augusto, a concentração das observações se resumem ao Estado de São Paulo.
“O esquema fica todo em São Paulo. Tem bons jogadores em todos os cantos do país, mas eles não viajam, ficam apenas em São Paulo”, afirmou.
Do atual elenco corintiano, apenas dois jogadores titulares vieram das categorias de base do Corinthians: Fágner e Malcom. O lateral ainda rodou por outros clubes, passando pela Holanda, Alemanha e Vasco antes de retornar ao Corinthians.
Alguns jogadores que se destacam em outros clubes do Brasil atuaram nas categorias de base do Timão, mas não foram muito aproveitados no time profissional. Além de Éverton Ribeiro, camisa 10 do Cruzeiro, estão nessas listas jogadores como Nilton (Cruzeiro), Rodnei (Ponte Preta) e Antônio Carlos (Avaí).





































































































































