Ex-goleiro do São Bento reencontra ídolo de Fla e Seleção em Votorantim

Ex-atacante Zico é presença especial em evento na cidade Paulista

0002047971934 img 1

Votorantim, SP, 29 (AFI) – A presença de Zico em Votorantim será uma atração à parte nesta quinta-feira. Mas em especial, um personagem pretende reencontrar o craque do Flamengo 33 anos depois do histórico jogo de 1979. Pela segunda fase do Brasileirão daquele ano, o goleiro Márcio, do São Bento, sentiu na pele o que é jogar no Maracanã,e contra Zico e Cia. O placar foi 4 a 0 para o Flamengo, mas o Bentão vinha com moral.

O time de Sorocaba tinha eliminado numa chave com oito times, grandes clubes do futebol brasileiro, como o Botafogo-RJ. “Eles nos respeitaram por causa da campanha na primeira fase, e até jogamos no começo de igual para igual, tanto que o Campos, do Bentão, perdeu no começo um gol cara a cara com o Filliol , da seleção da Argentina. Mas depois,no contra-golpe, o Adão, o Claudio Adão, tocou para o Zico,e eles fizeram 1 a 0 para o time do Rio. Mas foi um jogo que marcou nossas vidas”, disse Márcio para a Folha de Votorantim.

0002047971934 img

Márcio, que hoje joga torneios em Votorantim no cinqüentão e tem um bar em Sorocaba, fala dos bastidores deste jogo histórico. “Viajamos para o Rio e ficamos num hotel chique, o Plaza, em Copacabana, de frente para o mar. Nunca tínhamos experimentado tal regalia. Tudo conseguido pelo Juca Paes ,presidente do Bento”, conta o goleiro, que fala dos momentos antes do jogo no vestiário do Maracanã.

“O Maracanã estava lotado,e antes de entrar no gramado, ficamos todos nervosos. Teve jogador (Tutú), que quase não entra em campo ao ouvir a torcida toda gritando no túnel: “Mengoo, Mengoo!”. Mas deu tudo certo,e apesar da derrota, até que jogamos bem contra um dos melhores times do mundo de todos os tempos”, conta o goleiro.

Na partida, segundo o Márcio, Zico “arrebentou” e marcou dois gols, sendo um de bola parada. “Eu tinha visto e estudado como ele cobrava faltas, mas na hora ,ali, não teve jeito. Bateu com uma perfeição rara. A bola passou a barreira e foi pro ângulo. Ai fiquei parado, num tinha mais nada para fazer. Mas fiquei feliz, porque fui considerado um dos melhores em campo. Peguei bolas para caramba, se não iam fazer 10, 12 a 0”, explica Márcio.

Matar saudades – Márcio assegurou que vai estar em Votorantim hoje. “Claro que vou. É uma chance única de rever o Zico e esses grandes jogadores, muitos que eu enfrentei. Claro que gostaria de estar em campo, mas é um evento de Votorantim, que está de parabéns.Mas que dá uma vontade, isso dá”, conta o goleiro Márcio.

Até chegar ao jogo contra Mengão, foi um longo percurso, diz Márcio
Naquele ano de 1979, o São Bento vinha embalado por uma grande campanha no Paulistão, na qual ficou entre os oito primeiros colocados. Com isso, conseguiu de forma inédita participar do Campeonato Brasileirão pela primeira e única vez. E fez bonito, terminando em 15º lugar no geral entre quase 100 clubes.

Na fase inicial, o Bentão ficou em segundo lugar. Em sete partidas, venceu quatro, empatou uma e foi derrotado duas vezes. Com saldo negativo de gols, tendo marcado 11 e sofrido 12. Totalizando 9 pontos. Num grupo onde se classificou o Operário-MT com 12 pontos, numa chave que tinha ainda o Botafogo-RJ, Joinville, Figueirense, Comercial-MT, Grêmio Maringá-PR e ABC.

Com isso, o Bentão acabou se classificando para a fase eliminatória, as semifinais. Entre os 16 times, comandado pelo técnico Celso Marão, e tendo como preparador físico Luiz Paulo Bustamante. A chave era complicada, com São Bento, Palmeiras, de Telê Santana, Comercial de Ribeirão e o temível Flamengo, de Zico. Contra o Comercial em Sorocaba foi 1 a 1.

Já diante do Palmeiras, em São Paulo, foi 3 a 0 para o time palestrino. E no jogo contra o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, 4 a 0. Com direito a dois gols do Galinho de Quintino.Para falar sobre aquele jogo, ninguém mais que um dos personagens principais do São Bento, na época presidido por José Juca Paes, o goleiro Márcio.

Dados do jogo histórico
Em 1979, o Bentão jogou com essa formação: Márcio; Nilson Andrade, Tutu, Dodô e Arlindo Nilo; Serelepe, Gataozinho, Ticão; Cremilson, Campos e Cacá, depois Brandão, Zanata e Chiquinho, num elenco que tinha ainda Carlinhos,ex- Caldense e que hoje já não está mais entre nós. Apitou partida no Maracanã, Manoel Serapião Filho.

E foram ao estádio 31.024 torcedores. O Flamengo alinhou Filiol; Toninho, Manguito, Dequinha e Carlos Henrique (Tita); Andrade, Adilio e Zico; Reinaldo, Claudio Adão e Julio Cesar. Os gols foram marcados por Zico, dois, sendo um de falta, Claudio Adão e Reinaldo.