Ex-dono da SAF do Vasco e da 777 Partners é denunciado nos EUA

Empresário deixou seu cargo no clube carioca em maio do ano passado após decisão da Justiça do Rio de Janeiro

Josh Wander, empresário americano dono da 777 Partners, é denunciado por fraude e conspiração nos Estados Unidos

Josh Wander (Foto: Daniel Ramalho-CRVG)
Josh Wander (Foto: Daniel Ramalho-CRVG)

Rio de Janeiro, RJ, 16 (AFI) – O ex-dono da SAF do Vasco, Josh Wander, está no olho do furacão após ser denunciado por fraude e conspiração pela Justiça dos Estados Unidos. Segundo promotores americanos, o empresário teria enganado credores e investidores, causando um prejuízo de cerca de US$ 500 milhões.

Josh Wander, que já havia sido acusado em maio de 2024, responde por fraude eletrônica, fraude com valores mobiliários e conspiração. A crise atingiu em cheio a 777 Partners, que entrou em processo de falência e passou a ser controlada pela seguradora A-CAP, uma de suas principais credoras.

ESCÂNDALO INTERNACIONAL

De acordo com as acusações, Wander usou recursos de credores para outras finalidades, incluindo a compra de participações em clubes de futebol e despesas relacionadas a uma companhia aérea do grupo. Como resposta, a seguradora colocou todos os clubes do conglomerado à venda, mas enfrenta dificuldades para encontrar interessados.

Em 2024, o fundo Leadenhall acionou a Justiça norte-americana com uma liminar para tentar impedir a dissipação dos ativos da 777 Partners. Os ingleses também relataram práticas fraudulentas e classificaram a empresa como “marionete” da seguradora A-CAP, credora de R$ 10,1 bilhões.

FUTURO DA SAF DO VASCO

Em meio ao turbilhão, Josh Wander e Steven Pasko deixaram seus cargos na 777 Partners em maio de 2024. Ambos eram sócios-fundadores e gerentes da companhia, afastada no mesmo período da gestão da SAF do Vasco por decisão da Justiça do Rio de Janeiro.

Além do Cruzmaltino, a 777 Partners investiu em clubes como Genoa (Itália), Standard Liège (Bélgica), Hertha Berlim (Alemanha), Red Star (França), Melbourne Victory (Austrália) e detém participação minoritária no Sevilla, da Espanha.

PRÓXIMO JOGO

Embalado pela vitória sobre o Fortaleza, o Vasco voltará a entrar em campo na segunda-feira (20), quando enfrentará o Fluminense, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico será disputado no Maracanã, a partir das 19h30.

O time de Diniz está em nono lugar com 36 pontos, enquanto a equipe comandada por Luís Zubeldía ocupa a sétima posição com 38, cinco atrás do Bahia, que abre o G-6 do torneio.