Ex-atacante de Palmeiras e Noroeste assume time catarinense

Florianópolis, SC, 24 (AFI) – O ex-atacante do Palmeiras e de vários times do interior paulista, Picolé, foi anunciado nesta véspera de natal como o novo treinador do Juventus, de Jaraguá do Sul, que se prepara para o Campeonato Catarinense da Primeira Divisão.
Batizado José Manoel Ricardo, Picolé foi revelado pelo Noroeste e logo foi negociado com o Palmeiras. Depois jogou na Portuguesa Santista, Taubaté, Atlético Paranaense e no futebol mexicano. Após pendurar as chuteiras no Passo Fundo, do interior do Rio Grande do Sul, virou uma espécie de dublê de empresário e treinador e comandou vários times, principalmente na região Sul do Brasil. Em 1993, por exemplo, teve uma passagem pelo mesmo Juventus.
Como jogador, atuou junto com Muricy Ramalho no Puebla do México por seis temporadas. No Palmeiras, jogou de 1976 a 1979, tendo sido campeão paulista em 1976.
Antes de se decidir por Picolé, o Juventus sondou João Martins, que tem feito sucesso no interior paulista e que estava no Ituano.
O Juventus fará seu primeiro jogo no Campeonato Catarinense enfrentando a Chapecoense, no dia 20 de janeiro, em seu estádio em Jaraguá do Sul.
Não confundir o Picolé
O futebol brasileiro teve outros dois atacantes com o apelido “Picolé” na mesma época que este Picolé atuava. E ambos já faleceram. O primeiro, batizado José Geraldo de Camargo, jogou no São Bento, Palmeiras, Vasco-RJ e XV de Piracicaba e morreu em fevereiro de 2007. O outro, cujo nome é Paulo Roberto Rodrigues Matheus, jogou no Santos e Coritiba-PR e faleceu em 1995.