Ex-árbitro, Flávio Guerra apresenta sua nova coluna no Futebol Interior
Com 22 anos de experiência, atual comentarista de arbitragem da Rede Família passa a integrar o nosso time
Com 22 anos de experiência, atual comentarista de arbitragem da Rede Família passa a integrar o nosso time
Campinas, SP, 19 (AFI) – É com muito prazer e satisfação que a partir desta terça, começo a fazer parte da respeitada equipe de colunistas do Portal Futebol Interior. Será (mais) um grande desafio escrever neste espaço que, durante anos foi brilhantemente ocupado por David Sidney Aveiro. Desde já, eu, Flávio Rodrigues Guerra, agradeço o convite da direção deste importante veículo de imprensa. Espero corresponder à altura nesta nova empreitada.
CARREIRA I
Tenho 37 anos e sou professor de Educação Física desde 1999. Atualmente, trabalho como Diretor de Unidade na Fundação Casa em Campinas, onde iniciei em 2008 como agente educacional dando aulas de educação física para os adolescentes. Com 15 anos de idade comecei a apitar jogos no futebol amador, em Penápolis, minha cidade natal, onde morei até os 28 anos de idade.

CARREIRA II
Em 1998, ano em que completei 18 anos, fiz o curso de árbitros da Federação Paulista de Futebol (FPF). Quatro anos depois, devido a boas atuações, eu já fazia parte integrava o quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Pela CBF, foram 72 partidas como árbitro central e centenas como quarto árbitro. Apitei clássicos importantes como Corinthians e Palmeiras, e partidas envolvendo, praticamente todos, os times considerados grandes do Brasil.
CARREIRA III
Já pela Federação Paulista de Futebol (FPF), trabalhei em mais de 500 jogos, entres as funções de árbitro central e quarto árbitro. Foi onde consegui me destacar para o cenário nacional. Apitei vários clássicos, em especial, uma derrota do São Paulo para o Palmeiras, por 4 a 1, em 2008. Na ocasião, marquei três pênaltis a favor do Palmeiras, após o jogo estar empatado, em 1 a 1.
Neste ano, fui eleito o melhor árbitro do campeonato.Destaco também, quando apitei em 2012, um clássico entre Guarani e Ponte Preta, pela semifinal do Paulista. A partida terminou em 3 a 1 para o Guarani. O jogo, foi considerado pela crônica esportiva de Campinas como o Derby do século.
PENDURAR O APITO…Devido ao meu trabalho na fundação e questões pessoais, resolvi após 22 anos de carreira pendurar o apito neste ano. Foram anos maravilhosos, onde pude conhecer vários lugares do Brasil e fazer grandes amigos. Infelizmente, ser árbitro de futebol não é profissão e, às vezes, você precisa fazer escolhas. Esse é um conselho que deixo as pessoas que queiram ingressar na carreira, arbitragem passa e às vezes muito rápido, então não faça dela seu único meio para sobreviver. Tenha sempre alternativas.
COMENTARISTA
Assim que encerrei a carreira, iniciei uma conversa com o Guina Paiva que é apresentador e diretor do Rede Família Esporte, na Rede Família de Televisão. O intuito, era ver sobre a possibilidade de contarem com um comentarista de arbitragem. Foi aceito prontamente. Desde junho, foi criado o quadro “Tá na Regra” com Flávio Guerra.
Todas as terças, além de analisar os lances polêmicos de cada rodada, esclareço aos telespectadores sobre as regras e suas modificações. Já as sexta, divulgamos as escalas dos árbitros e as características de cada um para os jogos do final de semana.
FUTEBOL INTERIOR
É com grande alegria e orgulho que começo a escrever neste que, é o maior portal esportivo do País. Peço desculpas por alguma falha nesta que, é primeira coluna. A ideia inicial é escrever as terças e sextas, sendo que na sexta passaremos as escalas dos árbitros e comentários sobre os mesmos.
As terças faremos uma análise dos lances polêmicos da rodada, e outros assuntos relacionados ao esporte, em especial ao futebol. Quero agradecer a Arthur Eugênio Matias e Elcio Paiola, diretores do Portal Futebol Interior, pela confiança e oportunidade. Na próxima coluna, estarei passando o endereço para o amigo leitor poder participar e mandar suas opiniões, sugestões ou críticas. Grande abraço à todos.





































































































































