Éverton iniciava trajetória pelo Corinthians marcando gol há 33 anos

Ex-meia do clube de Parque São Jorge ajudou no vice-campeonato paulista de 1987 e no título estadual do ano seguinte

Ex-meia do clube de Parque São Jorge ajudou no vice-campeonato paulista de 1987 e no título estadual do ano seguinte

0002050464537 img

São Paulo, SP, 29 – Os ídolos do Corinthians sempre foram marcados por aliar técnica e garra e é nessa linha de raciocínio que o meia Éverton se encaixa. Na temporada de 1987, o recém-chegado jogador marcou o seu primeiro gol pelo clube, que atravessava um momento adverso e ajudou na retomada Alvinegra, que culminaria com o título estadual no ano seguinte.

Éverton Nogueira, ou somente Éverton, foi revelado pelo Londrina no final da década de 1970 e logo foi contratado pelo São Paulo, onde conquistou o título do Campeonato Paulista de 1981. No ano seguinte, foi envolvido na negociação com o Guarani que levou Careca ao clube do Morumbi. Pouco tempo depois, transferiu-se para o Atlético-MG.

Bicampeão mineiro -1985 e 1986- Éverton se despediu do Altético-MG e chegou ao Corinthians, então presidido pelo saudoso Vicente Matheus. Logo em sua chegada, o clube de Parque São Jorge encontrava-se na penúltima colocação do Campeonato Paulista.

Foto: Reprodução/Terceiro Tempo

Foto: Reprodução/Terceiro Tempo

Apesar do cenário adverso, Éverton não se intimidou e logo em sua estreia marcou dois gols na vitória, por 4 a 2, diante do Bandeirante. O jogador ajudou o Corinthians a arrancar na competição e chegar à final contra o São Paulo. Após dois confrontos decisivos, o time do Morumbi ficou com o título, já que venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e empatou a volta sem gols.

 Foto: Acervo

Foto: Acervo

No ano seguinte, Éverton ajudou o Corinthians a conquistar o estadual diante do Guarani, que tinha nomes talentosos que iriam se tornar consagrados do futebol nacional como Ricardo Rocha, Paulo Isidoro, Evair, João Paulo e Neto. Naquela edição Éverton viu surgir ídolos alvinegros como Ronaldo e Viola, autor do gol do título em Campinas.

Após deixar o Corinthians, Éverton conquistou o Campeonato Português pelo Porto, retornou ao Brasil para atuar pelo América-MG e encerrou a sua carreira no Japão, onde atuou por Yokohama Marinos e Kyoto Sanga.

Ficha técnica:
Campeonato Paulista de 1987
Corinthians 4 x 2 Bandeirante
Local:
Pacaembu, em São Paulo;
Público: 12.306.

Corinthians: Carlos; Édson (Aílton), Mauro, (Marco Antônio), Edvaldo e Dida; Paulo César Catanoce, Biro-Biro e Éverton; Jorginho (Edmar), Índio e João Paulo. Técnico: Basílio.

Bandeirante: Ivã; Jorge, Almeida, Édson Fumaça e Evandro (Carlos); Paulo César, Osni e Mário Cesar; Brinda Rubem e Pedrinho. Técnico: Vicente Arenari.

Gols: Índio (2) e Éverton (2) (COR); Osni e Brinda (BAN).

player