Paulínia, SP , 28 (AFI) – O Paulínia Futebol Universitário está de volta ao futebol profissional. O clube da cidade de Paulínia (SP) disputará o Paulistão Sub-23 e deverá ser sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026. Na semana passada, recebeu a visita ilustre do técnico Evaristo Piza, que fez história no clube em seu primeiro trabalho como treinador profissional.
Na quinta-feira (23), Piza visitou o clube, local onde comandou a equipe sub-17 em 2009, levando-a ao vice-campeonato paulista da categoria contra o Olé Brasil.
Naquele ano, o treinador dirigiu a equipe em 32 partidas, com 19 vitórias, seis empates e apenas sete derrotas, eliminando o Palmeiras nas quartas de final e o Grêmio Prudente na semifinal.
EM 2010
No profissional, em 2010, Piza entrou para a história do Paulínia ao conquistar o inédito acesso à Série A3 do Campeonato Paulista. Na campanha, foram 32 jogos com 23 vitórias, sendo 11 em casa, alcançando 69% de aproveitamento; como visitante, o time conquistou 10 vitórias, com 62% de aproveitamento, e marcou 49 gols ao longo da competição. Sobre o retorno, o treinador comentou:
“Tive a alegria de reviver os 3 anos e 8 meses que passei neste clube, de 2008 a 2011, que foi a base da minha formação como técnico. Tenho muita gratidão ao Paulínia.”
CONVITE
Antes de iniciar seus trabalhos no Campinense-PB no início de novembro, Piza, que está em sua cidade natal, Campinas, recebeu convite do presidente de honra do Paulínia FU, Francisco Almeida Bonavita Barros, para visitar os jovens atletas da base.
Durante a visita, compartilhou suas experiências e falou sobre a importância de alimentar os sonhos dos jogadores da base, citando exemplos de atletas formados no clube que hoje se destacam no futebol nacional e internacional, como Fabinho (Liverpool/ING), Gabriel (ex-Corinthians), Casinho, Joãozinho e Gustavo Scarpa (Atlético-MG).
“Quero agradecer ao Bonavita pela recepção e pela confiança que sempre depositou no início da nossa carreira. Foi um momento muito agradável, de troca de experiências e histórias, mostrando aos garotos exemplos de jogadores que surgiram deste clube e hoje estão em alto nível no futebol mundial”, afirmou Piza, lembrando do vice-campeonato Sub-17 de 2009 e do acesso à Série A3 em 2010.
RETORNO DO PAULÍNIA FU AO FUTEBOL
O Paulínia FU retorna ao futebol profissional em 2026 e também será sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior, após 11 anos — a última vez foi em 2015.