Eurocopa: Invicta, França tenta confirmar favoritismo em casa contra a surpresa Islândia

As duas equipes decidem a última vaga nas semifinais neste domingo, às 16 horas

As duas equipes decidem a última vaga nas semifinais neste domingo, às 16 horas

0002050177165 img

Campinas, SP, 03 (AFI) – Invicta até aqui nesta Eurocopa na qual tem a vantagem de jogar como anfitriã, a seleção francesa enfrenta a surpreendente Islândia neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Stade de France, na Grande Paris, no jogo que definirá o último classificado às semifinais da Eurocopa.

A França acumulou duas vitórias e um empate na primeira fase da competição, na qual terminou como líder do Grupo A, antes de derrotar a Irlanda por 2 a 1 nas oitavas de final. Os islandeses, por sua vez, assombraram a terminar o estágio inicial da competição empatados com a Hungria na liderança do Grupo F, deixando para trás Portugal de Cristiano Ronaldo e a eliminada Áustria.

0002050177165 img

Para completar, a Islândia ainda brilhou ao despachar a Inglaterra com uma vitória de 2 a 1, de virada, nas oitavas de final. Curiosamente, os franceses também avançaram com um triunfo de virada sobre os irlandeses no primeiro mata-mata que encararam nesta edição da Eurocopa.

Ao projetar o duelo deste domingo, o técnico Didier Deschamps minimizou o favoritismo francês ao lembrar que a Islândia “não chegou onde está por acaso”. “Da minha parte há muito respeito pelo o que os jogadores da Islândia estão fazendo. Foram muito bem até aqui e eliminaram a Inglaterra”, ressaltou.

Para esta partida, o treinador não poderá contar com o suspenso zagueiro Rami. Ele dará lugar a Sam Umtiti, que também tem a confiança do comandante francês. “É um jovem jogador, mas tem experiência. Já jogou a Liga dos Campeões pelo Lyon. Se vai ser contratado pelo Barcelona, não é por acaso. Tem todas as qualidades de um defensor de alto nível”, enfatizou.

Quem vencer este duelo de invictos das quartas de final terá pela frente a Alemanha, que neste sábado eliminou a Itália com uma vitória nos pênaltis. E a Islândia admitiu que o País de Gales, outro classificado à semifinal, serve de inspiração para o país, pois os galeses são outra grande surpresa desta Euro. Pela primeira vez na semifinal da competição, eles despacharam a Irlanda do Norte nas oitavas de final e depois a badalada Bélgica nas quartas.

“É claro que Gales serve de inspiração. Não eram os favoritos assim como nós. É muito bom assisti-los. Eu acho o País de Gales uma força a ser considerada. Acho que nós podemos aprender com eles”, comentou o capitão islandês Aron Gunnarsson.