Estrela Vermelha pede paz e cita golpe de 1964 no Brasil

Os torcedores estenderam seis longas faixas na arquibancada do Marakana, inclusive do golpe de 64 no Brasil

Foi uma manifestação marcante em jogo pela Liga Europa nesta quinta-feira

2022 03 17t185643z 2143069636 up1ei3h1gmha9 rtrmadp 3 soccer europa rsb rfc report

São Paulo, SP, 17, (AFI) – Eliminado da Liga Europa pelo Rangers, o Estrela Vermelha de Belgrado, capital da Sérvia, protagonizou uma manifestação marcante nas arquibancadas, por meio, de seus fanáticos torcedores nesta quinta-feira (17). Em pedido de paz, a Delije, famoso grupo de Ultras da equipe sérvia, enumerou vários conflitos, invasões e golpes da história e citou a ditadura militar do Brasil de 1964. Os fanáticos torcedores do time sérvio exibiram faixas lembrando vários golpes e guerras e menciona evento que instaurou ditadura no Brasil em 1964.

Antes do jogo, os torcedores estenderam seis longas faixas na arquibancada do Marakana. Nelas, exibiram os nomes de vários países e os anos de eventos bélicos marcantes em seus territórios, como “Vietnã 1961”, “Iraque 1991” e “Síria 2011”. Entre as faixas, estava a do “Brasil 1964”, em alusão ao golpe que instaurou a ditadura militar no país.

A maior faixa exibia a frase: “Tudo que estamos dizendo é dê chance à paz”. A mensagem, escrita em inglês, é um trecho da famosa música de John Lennon. A manifestação, como várias outras em estádios da Europa, é em referência à invasão russa na Ucrânia, que dura mais de 20 dias.

Boa parte das invasões e golpes listados pela torcida do Estrela Vermelha teve influência dos Estados Unidos, assim como a ditadura militar no Brasil.

A torcida do Estrela Vermelha ainda fez um grande mosaico em todas as arquibancadas do Marakana. O time correspondeu e até venceu o Rangers, por 2 a 1, mas não conseguiu a classificação para as quartas de final. Já a equipe escocesa avançou após a vitória, por 3 a 0 em Glasgow.

Confira também: