Estreia de Tite na Seleção Brasileira não poderia ter sido melhor
Com toda sua bagagem, sua experiência, sua competência ele mudou a Seleção Brasileira em curtíssimo espaço de tempo.
Com toda sua bagagem, sua experiência, sua competência ele mudou a Seleção Brasileira em curtíssimo espaço de tempo.
Dois jogos, duas vitórias. Uma placar mais elástico (3 a 0) outra por placar mais humilde (2 a 1). Foram duas vitórias que não deixam motivos para dúvidas. Tite no momento é o técnico ideal para a Seleção Brasileira. Com toda sua bagagem, sua experiência, sua competência ele mudou a Seleção Brasileira em curtíssimo espaço de tempo.

E não se diga que os adversários da Seleção eram frágeis. Ao contrário. Eram times que já se destacavam nas Eliminatórias Sul-Americanas e que tinham qualidade para encarar o Brasil. O Equador, por exemplo, era líder. E raramente perdia para o time brasileiro em Quito. Perdeu.
A Colômbia que também tinha um tabu diante do Brasil, é um dos melhores times dessa Eliminatória e, mesmo fora de casa, tinha condições de surpreender o Neymar e seus companheiros. Mas não foi o que aconteceu. A Colômbia jogou bem, chegou a igualar o placar quando perdia por 1 a 0 e ameaçou até a passar à frente no placar.
Só que o Brasil de Tite é diferenciado, Tem uma linha de zagueiros experiente e competente e volantes que são especialistas em marcação. Lá na frente, Neymar mesmo quando joga mal consegue desequilibrar. Foi o que aconteceu. No final, 2 a 1 para a Seleção Brasileira em Manaus, placar justo e que mostrou a superioridade de um time sobre o outro.
Nos dois jogos o Brasil já mostrou a cara de Tite. Fortíssimo na defesa e eficiente no ataque. Nos dois jogos foram cinco gols contra duas equipes qualificadas. Na defesa, apenas um gol sofrido e assim mesmo contra. Marquinhos tentou desviar mas colocou a bola para dentro do gol brasileiro. Um acidente, até porque, Marquinhos já provou que merece ser titular e merece estar na Seleção.
Com os resultados, o Brasil agora já é vice-líder na competição. Se o torneio terminasse hoje, o Brasil estaria classificado para a Copa de 2018. A tendência agora, é que com a sequência, e com os jogadores cada vez mais adaptados ao esquema tático de Tite, a Seleção cresça ainda mais. Não será novidade se daqui algum tempo o Brasil já seja líder e conquiste com tranquilidade sua classificação para o Mundial da Rússia.
O sufoco passou.Da incompetência clara de Dunga o Brasil hoje tem um técnico de qualidade. Tite chegou à Seleção na hora certa. Pronto para dar conta do recado. E vai dar. Sem nenhum exagero de nossa parte.
C *U * R * T * A * S
* NUMA análise fria da atuação dos jogadores, diríamos que Allison foi bem. Não teve culpa no gol e defendeu o que tinha obrigação de defender. Mas ainda não o considero um goleiro para ser titular da Seleção Brasileira. Nas laterais, DanIel Alves e Marcelo provaram que, no momento, são mesmo os donos de suas posições. No miolo de zaga, Miranda sobressaiu-se. Além de um gol praticamente não errou em nenhum lance capital para a Seleção. Foi, em minha opinião o melhor do jogo. Marquinhos foi bem, apesar do gol contra. Mas num futuro merece perder a vaga para outro jogador já que o Brasil tem melhores opções para a posição.
* NO MEIO campo destaque para o trabalho eficaz de Casemiro. Está bem. Perfeito. Muito melhor que os volantes que Dunga convocava para a posição. Com Casemiro a Seleção tem um bom marcador e ainda conta com um atleta que tem excelente saída de bola. William joga como falso ponta. Marca e ataca dependendo do momento. É um jogador que ainda não me convenceu. Eu colocaria um outro jogador em seu lugar. Talvez Phillipe Coutinho. Paulinho foi discreto. Não está na mesma forma que mostrava no Corinthians. É outro que merece ser substituído. Tem gente melhor que ele na posição. Renato Augusto é bom marcador. Mas não é bom nos arremates. Talvez valha à pena estudar um outro nome para o setor.
* NO ATAQUE não há o que mudar. Gabriel Jesus ainda tem altos e baixos pela sua juventude. Mas mesmo em ascensão e cometendo erros, é o melhor para a posição. Deve ser mantido apesar de não ter jogado bem diante da Colômbia. Neymar é o jogador que desequilibra. Tem jogado com uma aparente displicência, mas tem dado conta do recado. Deu passes milimétricos, chamou marcação, foi ousado nas conclusões. Melhorou também nas provocação. Mas ainda não perdeu a maldita mania de se jogar em qualquer encontro com um adversário. De qualquer maneira, é um jogador que não tem similar na Seleção. Foi dele o gol que decidiu o jogo. E fez o cruzamento para Miranda marcar o seu gol. Só isso, já garante sua condição de jogador insubstituível na Seleção.
* TITE surpreendeu no bom sentido. É difícil montar um time em duas semanas. Ele conseguiu. E o que é importante. Melhorou o ambiente, acabou com a tensão e com os exageros. O Brasil hoje tem um time forte, bem armado e eficiente. Não precisa dar espetáculo, mas vence. E como era no Corinthians, se não vencer Tite conseguirá ao menos um empate. Não podia ser melhor. Estamos no caminho certo.
* AS ELIMINATÓRIAS vão continuar a partir de outubro com mais duas rodadas. A nona contará com os jogos Paraguai x Colômbia, Brasil x Bolívia, Equador x Chile, Peru x Argentina e Uruguai x Venezuela. A décima rodada terá Colômbia x Uruguai, Chile x Peru, Argentina x Paraguai, Venezuela x Brasil e Bolívia x Equador. E para terminar os resultados da oitava rodada: Uruguai 4 x Paraguai 0, Venezuela 2 x Argentina 2, Chile 0 x Bolívia 0, Peru 1 x Equador 1 e Brasil 2 x Colômbia 1.





































































































































