ESPECIAL: Veja o Guia dos clubes do interior no Campeonato Paulista
Além disso, a temporada 2017 marca a volta de Mirassol e Santo André para a elite
Enquanto o Campeonato Paulista é visto como um laboratório para os grandes clubes do estado, o futebol do interior aproveita para ganhar o seu espaço
São Paulo, SP, 31 (AFI) – Enquanto o Campeonato Paulista é visto como um laboratório para os grandes clubes do estado, o futebol do interior aproveita para ganhar o seu espaço. Clubes como Ponte Preta e Osasco Audax trabalham para surpreender e, quem sabe, garantir a primeira taça da história na sala de troféus. Além disso, a temporada 2017 marca a volta de Mirassol e Santo André para a elite.
O discurso na Ponte, mesmo que pouco convincente, é em chegar à final do estadual. A diretoria apostou no técnico Felipe Moreira, que até então era auxiliar fixo na comissão, para tocar o projeto. O clube conseguiu manter uma base do time que vinha atuando no Campeonato Brasileiro, principalmente Wiiliam Pottker, mas perdeu peças importantes, como Rhayner, Roger e Antônio Carlos.
Já o Audax conseguiu manter apenas dois jogadores da campanha de 2016, que culminou com o vice-campeonato estadual. O goleiro Felipe Alves, que ficou conhecido por sua desenvoltura com os pés, e o atacante Ytalo, que chegou a assinar com o São Paulo, mas não embalou e foi emprestado mais uma vez para o clube de Osasco. Além deles, Fernando Diniz também foi mantido.
Completando o Grupo D, o Mirassol aparece com Moisés Egert no banco de reservas. O treinador foi campeão da Série A2 em cima do Santo André, na última temporada, e voltará a trabalhar com o meia Xuxa, um dos destaques da competição. Vice, o clube da Grande São Paulo terá nomes como Baraka e Roberto, ex-Ponte Preta, para sustentar o objetivo de se manter na elite.
DE OLHO NA TEMPORADA
Quatro clubes do interior já começam o ano com o calendário completo: Botafogo-SP e São Bento, na Série C, São Bernardo e Red Bull Brasil, na Série D. O time de Ribeirão Preto chegou muito próximo do acesso no Brasileiro, mas caiu nas quartas de final para o ABC. No primeiro semestre fez campanha apática e não conseguiu a classificação na 1ª fase.
Situação completamente diferente do São Bento, que se destacou no Paulista, garantiu vaga na Série D e ficou com o acesso na nacional. A diretoria conseguiu manter mais uma vez o técnico Paulo Roberto Santos, mas perdeu Edno, Éder e Henal. Por outro lado, manteve o goleiro Rodrigo Viana e o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro, um dos líderes do grupo em campo.
O Red Bull Brasil sempre é um nome apontado como favorito a surpreender. Esse ano a diretoria trouxe Alberto Valentim, ex-Palmeiras, para seu primeiro trabalho como treinador. Além disso, assinou com jogadores rodados, como o goleiro Saulo, ex-São Caetano, Fellipe Souto, ex-Vasco, e Elton, ex-Corinthians. O time está garantido na Série D ao lado do São Bernardo de Sérgio Vieira e Anderson Conceição, que estava no América-MG.
AS APOSTAS
Vice-campeão da Copa Paulista, a Ferroviária não fica atrás dos adversários. A diretoria manteve o técnico Antônio Picoli e ainda trouxe o zagueiro Leandro Amaro e o meia Alan Mineiro. Situação parecida com o Ituano, que mais uma vez terá Tarcísio Pugliese no comando, além de Neylhor e Peri na zaga e Fábio no gol, todos mantidos da última temporada.
Guilherme Alves, que na última temporada quase colocou o novorizontino na segunda fase, agora enfrentará o mesmo desafio com o Linense, enquanto Júnior Rocha, ex-Luverdense, e que nunca trabalhou fora do Mato Grosso, traçará esse objetivo com o elenco de Novo Horizonte. Mas o novato deve contar com a ajuda de jogadores como Matheus Benguele, ex-São Paulo, e Doriva, ex-Figueriense.
TIMES BASE PARA A ESTREIA NO PAULISTÃO
GRUPO A
Botafogo: Neneca; Samuel Santos, Gualberto, Matheus Mancini e Fernandinho; Marcão Silva, Bileu, Diego Pituca e Rafael Bastos; Marcão e Serginho.
Técnico: Moacir Júnior
Ituano: Fábio; Arnaldo, Lima, Naylhor e Peri; Simião, Guly, Guilherme (Romarinho) e Marcelinho; Ronaldo (Nena) e Morato.
Técnico: Tarcísio Pugliese
São Bernardo: Daniel; Eduardo (, Edimar, Anderson Conceição e Breno; João Francisco, Willian, Rafael Costa e Alyson; Walterson e Edno.
Técnico: Sérgio Vieira
GRUPO B
Ferroviária: César (Matheus); Jonathan, Patrick, Leandro Amaro e Sávio; Claudinei, Flávio, Juninho e Alan Mineiro; Thiago Marques e Fernandinho.
Técnico: Antônio Picoli
Linense: Edson Kolln; Bruno Moura, Rodrigo Lobão, Bruno Costa e Carleto; Zé António, Caíque e Diego Felipe; Joãozinho, Pio, e Fernando Karanga.
Técnico: Guilherme Alves
Red Bull Brasil: Saulo; Lucas Taylor, William Magrão, Luan (Donato) e Thallyson (Lazaroni); Nando, Branquinho, Fillipe Souto (Evandro) e Elvis (Misael); Elton.
Técnico: Alberto Valentim
GRUPO C
Novorizontino: Adilson Júnior; Moacir, Guilherme Teixeira, Jeci e Domingues; João Lucas, Doriva, Banguele e Fernando Gabriel; Roberto e Nilson.Técnico: Júnior Rocha
Santo André: Zé Carlos; Cicinho (Jean), Diogo Borges, Leonardo e Paulo; Baraka, Dudu, Fernando Neto e Eduardo Ramos; Henan e Edmilson.Técnico: Toninho Cecílio
São Bento: Rodrigo Viana; Bebeto, Pitty, Gabriel Santos e Marcelo Cordeiro; Fabio Bahia, Itaqui, Morais e Giovanni; Magrão e Régis Técnico: Paulo Roberto
GRUPO D
Osasco Audax: Felipe Alves; Betinho, Magal, Francis; Danielzinho, Matheuzinho, Pedro Carmona e Léo Artur; Rafinha, Marcus Vinícius e Ytalo.
Técnico: Fernando Diniz
Mirassol: Vagner (Douglas); Tony (Mário Sérgio), Wellington, Edson Silva (Wallace) e Raul (Rodrigo Biro); Paraíba, Ricardinho (Carlos Alberto), Rodolfo (Luís Fernando) e Xuxa (Rafhael Lucas); Zé Roberto (Luís Oyama) e Welinton Júnior (Bruno Sávio).
Técnico: Moisés Egert
Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Kadu, Fábio Ferreira e Jeferson; João Vitor, Wendel e Matheus Jesus; Clayson, Lucca e Pottker.
Técnico: Felipe Moreira





































































































































