ESPECIAL TIMÃO: Sonhos, mas com a realidade bem diferente

São Paulo, SP, 10 (AFI) – Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro e de volta à elite do futebol nacional em 2009, o Corinthians deve ir às compras na abertura da temporada, em janeiro.
ESPECIAL PEIXE: Sem matador, mas com reforços de peso

Confira também:
ESPECIAL TRICOLOR: Grigos na lista e reforços no aguardo

ESPECIAL VERDÃO: Desmanche para a chegada de garotosUm já veio… e os outros?

A equipe do técnico Mano Menezes tem uma base formada, e apenas alguns jogadores que participaram da campanha na segunda divisão não devem permanecer. Enquanto isso, reforços importantes devem chegar.

Até o momento, o único reforço pretendido e contratado pelo Corinthians é o volante Túlio, que deixou o Botafogo. O jogador não quis renovar seu contrato, por causa da crise financeira que vive o time carioca.

Túlio já fez exames médicos e vestiu a camisa do Timão. Se tudo der certo, deve chegar para formar dupla com Fabinho e disputar lugar com Elias, no meio-campo. Mas não é só ele que deve chegar ao Parque São Jorge.

O Corinthians deve contratar ao menos mais um meio-campista e outro atacante para 2009. Para a primeira posição, os paulistas sonham com a chegada de Martinez, que ainda não renovou seu contrato com o rival Palmeiras.

No ataque, a briga é mais complicada. Atualmente no Shaktar Donetsk, Brandão é o nome que a diretoria procura, principalmente se Herrera deixar o time. No entanto, Kléber Pereira, do Santos, também é cotado.

Sonhos…
Assim como todos os times, o Corinthians sonha com a chegada de grandes nomes para reforçar o clube. O presidente Andrés Sanchez, porém, mantém os pés no chão em determinados momentos, como aconteceu no caso de Ronaldo. O Fenômeno foi oferecido, mas não passa de especulação.

Enquanto isso, o Timão sonha com jogadores de destaque que jogam no Brasil. Kléber (Palmeiras), Tcheco (Grêmio) e Jorge Wagner (São Paulo) são os principais exemplos. O primeiro disse que não jogaria no Timão; o segundo deve renovar com o Grêmio; e o terceiro não pensa em deixar o Sampa.

Na contramão, existem reforços pouco especulados, mas que são mais possíveis. Os botafoguenses Renato Silva e Jorge Henrique podem reforçar o time de Mano Menezes, assim como o lateral argentino Escudero, do Argentino Juniors.

Ataque: quero o camisa 9!
O Corinthians tem um objetivo para o ano que vem. Contratar um camisa 9 de qualidade. Nomes não faltam, mas a diretoria sabe que, ao contrário do tamanho das especulações, o montante de dinheiro não é dos mais altos.

Deivid é o preferido de Andrés Sanchez. Titular do Fenerbahçe na temporada passada, o atacante se recupera de uma cirurgia e por isso pode ser solução a partir do meio do ano.

Outros sondados são Liédson e Adriano. O primeiro é destaque no Sporting e, por isso, quase impossível de chegar. Por outro lado, o Imperador – apesar de elogiado – foi descartado pelos corintianos, pelo alto salário e o comportamento inadequado.

Quem vai sair?
Enquanto isso, a diretoria do clube já se preveniu e garantiu que nenhum titular deixará o clube antes do meio do ano, quando o Corinthians tentará um novo título da Copa do Brasil e a conseqüente vaga na Libertadores da América de 2010.

O único que deve deixar a capital paulista rumo à Europa é o meia Diogo Rincón, que pertence ao Dínamo de Kiev, e não agradou Mano Menezes. O jogador, inclusive, já está de malas prontas para voltar ao frio continente.