ESPECIAL SUL-AMERICANA: Brasil domina, Athletico é bi e RB Bragantino faz campanha histórica

Nem tudo, porém, foi perfeito para o Brasil, que teve quatro representantes eliminados na fase de grupos

CAP 1 1024x585 1
Athletico é bicampeão!

Campinas, SP, 25 (AFI) – A Copa Sul-Americana, assim como a Copa Libertadores da América, demonstrou a força do futebol brasileiro. Mesmo assim, nem tudo foi flores para os times nacionais, já que vários foram eliminados na primeira fase. É hora de relembrar como foi a competição.

SÓ TRÊS BRASILEIROS AVANÇARAM

Na fase de grupos, eram sete brasileiros. Apesar da eliminação na fase preliminar da Libertadores, o Grêmio chegou com respeito e alcançou a melhor campanha geral com 16 pontos – cinco vitórias e um empate. Mal sabia o torcedor o desfecho da temporada.

Athletico-PR, com 15, e Red Bull Bragantino, com 12, também terminaram na liderança de seus grupos e garantiram classificação. Bahia, Ceará, Corinthians e Atlético-GO não tiveram a mesma sorte e foram eliminados.

GRÊMIO DEU FALSA ESPERANÇA

As oitavas de final contaram com as entradas de times eliminados da fase de grupos da Libertadores, com o Santos, que eliminou o Independiente, da Argentina. Apesar da melhor campanha na primeira fase, o torcedor do Grêmio teve uma grande decepção contra a LDU. O Tricolor venceu o primeiro jogo fora de casa por 1 a 0 e abriu 1 a 0 no segundo jogo, em sua arena. Entretanto, levou uma virada dolorosa, por 2 a 1, e foi eliminado.

Athletico e RB Bragantino tiveram vida mais fácil. O Furacão eliminou o América de Cali, da Colômbia, com duas vitórias e direito a goleada por 4 a 1. Já o Massa Bruta venceu fora por 2 a 0 e depois segurou um empate para avançar.

comemoracao03
Vice-campeão, RB Bragantino faz campanha histórica

SANTOS ELIMINADO

Nas quartas de final, o Athletico levou um susto ao perder fora de casa para a LDU por 1 a 0. Mas depois venceu por 4 a 2 e avançou às semifinais. O RB Bragantino fez jogos equilibrados com o Rosário Central, da Argentina, mas venceu os dois: 4 a 3 e 1 a 0. Já o Santos venceu por 2 a 1 em casa, mas perdeu fora por 1 a 0 e foi eliminado pelo gol fora de casa.

Nas semifinais, a força do futebol brasileiro ficou evidente. O Athletico venceu os dois jogos contra o Peñarol: 2 a 1 e 2 a 0. O Red Bull Bragantino também conquistou a vaga tranquilamente: vitórias por 2 a 0 e 3 a 1.

GRANDE FINAL

Enquanto o Furacão buscava seu segundo título da competição, o Massa Bruta estava em momento histórico: finalista logo em sua primeira participação em um torneio continental. O jogo no Estádio Centenário, em Montevidéu, em jogo único, foi equilibrado. Mas com gol de Nikão, ainda no primeiro tempo, o Atheltico faturou a taça.