ESPECIAL SÉRIE D: Ferroviária fica no quase, nordestinos brilham e Aparecidense fatura o título

Dos quatro que subiram, dois precisaram da disputa de pênaltis

Três times do nordeste garantiram o acesso para a Série C

Categorias: Futebol Brasil

Por: Agência Futebol Interior, 24/12/2021

Aparecidense campea Serie D Claudivino Antunes
Aparecidense campeã - Foto: Claudivino Antunes

Campinas, SP, 24 (AFI) – Disputado do dia 4 de setembro, com o início da fase de grupos, até o dia 13 de novembro, finalizado com o título da Aparecidense-GO, o Campeonato Brasileiro da Série D contou com 64 times que buscavam quatro vagas na Série C de 2022. Além do time goiano, três equipes nordestinas subiram: Campinense-PB, ABC-RN e Atlético-CE.

Já algumas equipes tradicionais não tiveram o mesmo êxito e ficaram pelo caminho. Foram os casos do América-RN, do Joinville-SC, e dos paulistas Ferroviária e Portuguesa.

FASE DE GRUPOS

Três times chamaram a atenção na primeira fase da Série D. Pelo Grupo 1, o Castanhal-PA fez a melhor campanha até ali, com 36 pontos, somando 11 vitórias e apenas três empates, avançando de maneira invicta. Quem também passou pela primeira fase sem derrotas foi o Joinville-SC, no Grupo 8.

Outro clube que brilhou na fase inicial foi a Ferroviária, do técnico Elano. O time de Araraquara fez 33 pontos no Grupo 6, tendo sofrido apenas uma derrota, em sua estreia.

ferroviaria seried comemoracao
Atletas da Ferroviária comemoram gol contra Caldense pela Série D (Foto: Jonatan Dutra/Divulgação/Ferroviária S/A)

Houve também quem passou vergonha. O Murici-AL venceu só um jogo e somou apenas seis pontos no Grupo 4. E o Jaraguá-GO foi ainda pior. Também com uma vitória, ficou com só cinco pontos no Grupo 5.

SEGUNDA FASE E OITAVAS

Dois times decepcionaram e foram surpreendidos já na fase seguinte, quando começaram os mata-matas. Castanhal-PA e Juazeirense, após avançaram nas lideranças de suas chaves, caíram diante de Moto Club-MA e Atlético-CE.

Já na fase seguinte a grande decepção ficou por conta do Joinville, que acabou eliminado nos pênaltis pelo Uberlândia, tendo perdido apenas um jogo em todo o campeonato.

DEFINIÇÃO DO ACESSO

Dos quatro times dados como favoritos na fase de quartas de finais, três tiveram êxito e subiram para a Série C. Quem teve mais facilidade foi o ABC-RN, que após empatar em 0 a 0 fora de casa, bateu o Caxias-RS pelo placar de 3 a 0 em casa.

A Aparecidense-GO, futura campeã, foi mais econômica. Venceu o jogo fora de casa por 1 a 0 e bastou um empate em 0 a 0 na volta para sacramentar o acesso. Já o Campinense-PB precisou da disputa de pênaltis para eliminar o bom time do América-RN, após dois empates em 0 a 0.

campinense acesso serie D
Acesso do Campinense foi dramático e cheio de emoção – Foto: Divulgação

Enquanto isso, a Ferroviária, representante paulista que chegou mais longe, acabou sendo surpreendida e eliminada pelo Atlético-CE, nos pênaltis, após empates em 1 a 1 e 0 a 0.

FINAL

Após eliminarem nas semifinais o Atlético-CE e o ABC-RN, respectivamente, Campinense-PB e Aparecidense-GO fizeram a grande final do Campeonato Brasileiro Série D 2022. O time goiano saiu na frente no jogo de ida, no estádio Amigão, em Campinas Grande, pelo placar de 1 a 0. Na decisão, em sua casa, um simples empate de 1 a 1 garantiu o título inédito da Aparecidense-GO.