ESPECIAL SÉRIE B: Vasco passa susto, quase não sobe e vê Atlético-GO levantar a taça

Após quebrar recorde de invencibilidade de sua história, o Cruzmaltino fez segundo turno ruim e voltou à elite só na última rodada

Após quebrar recorde de invencibilidade de sua história, o Cruzmaltino fez segundo turno ruim e voltou à elite só na última rodada

0002050215755 img

Campinas, SP, 18 (AFI) – Pela terceira vez seguida, a Série B do Campeonato Brasileiro contou com um grande time do Rio de Janeiro. O Vasco voltou a disputar a competição e, assim como em 2014, não se sagrou campeão. Após um excelente primeiro turno, quebrando recorde de invencibilidade de sua história, o clube cruzmaltino sofreu muito, garantindo o acesso apenas na última rodada, em terceiro lugar. A primeira colocação ficou com o Atlético-GO, que somou 76 pontos, dez a mais que o vice-líder.

Além de Vasco e do campeão Atlético, Avaí e Bahia terminaram a competição em segundo e quarto lugares, com 66 e 63 pontos, respectivamente, e se garantiram na elite do futebol brasileiro em 2017. Os baianos ficaram dois anos longe da Série A e agora buscam permanecer com mais tranquilidade. O Avaí está acompanhando o Vasco, subindo em 2014, voltando à Série B em 2015, e subindo novamente neste ano.

Nenê marca na estreia do Vasco na Série B diante do Sampaio Corrêa (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br)

Nenê marca na estreia do Vasco na Série B diante do Sampaio Corrêa (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br)

Na parte debaixo da tabela, Joinville, Tupi, Bragantino e Sampaio Corrêa fizeram feio e disputarão a Série C em 2017. O time de Bragança Paulista desde 2012 vem ficando da metade para baixo da tabela, com exceção de 2015. Em 2014, por exemplo, ficou 16º lugar. Neste ano, porém, não teve jeito e amargou o rebaixamento. Outro time de São Paulo, o Oeste conseguiu escapar do Z4 por um pontinho ao vencer o Náutico na última rodada.

COM PÉSSIMO SEGUNDO TURNO, VASCO PASSA SUSTO
Com a conquista do Campeonato Carioca no início de 2016, a torcida vascaína esperava uma volta tranquila à Série A. E foi isso que pareceu no começo da competição, com o time quebrando recorde, e conseguindo 34 partidas de invencibilidade.

Depois de ficar sete meses sem sentir o gostinho da derrota, o Vasco foi superado pelo Atlético Goianiense na oitava rodada. O insucesso, entretanto, não modificou o percurso cruzmaltino dentro da Série B. A equipe de São Januário seguiu conquistando resultados que a mantiveram na liderança da competição até o término do primeiro turno.

Thalles comemora um dos dois gols marcados contra o Ceará no Maracanã na última rodada - Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Thalles comemora um dos dois gols marcados contra o Ceará no Maracanã na última rodada

No segundo turno, porém, a história foi diferente, com muitas derrotas e empates. Nem mesmo Nenê, principal jogador do time e artilheiro, conseguiu evitar a má fase dos almirantes. A cada rodada, a angústia ia aumentando e, para desespero do torcedor, foi até a última rodada.

Após liderar boa parte do campeonato, se encontrou na quarta posição, precisando muito da vitória. E foi o que aconteceu, ao bater o Ceará por 2 a 1, com Maracanã lotado.

No último jogo, a torcida do Vasco lotou o Maraca e não deixou de empurrar o time durante os 90 minutos. Após o apito final, porém, mesmo com a vitória e a classificação em terceiro lugar, os jogadores ouviram uma forte vaia, em protesto à campanha de um gigante brasileiro que deveria sobrar na Série B.

SURPRESA, ATLÉTICO-GO É CAMPEÃO ANTECIPADO
Que o Atlético seria o campeão, era difícil de acreditar no começo do campeonato, mas que ele daria trabalho não foi bem uma surpresa. Isso porque logo na oitava rodada, quando o Vasco somava 34 partidas sem derrotas, foi o Dragão que parou os cariocas, ao vencer por 2 a 1.

Após o Vasco começar a oscilar, foi só questão de tempo para o clube goiano assumir a liderança e ir rumo ao acesso e ao título também. Com excelente segundo turno, o time carimbou o passaporte para a Série A ainda na 35ª rodada, e foi campeão na rodada seguinte.

Grande surpresa do campeonato, Atlético-GO comemora título após excelente segundo turno - Divulgação/Atlético-GO

Grande surpresa do campeonato, Atlético-GO comemora título após excelente segundo turno

PAULISTAS VÃO MAL…
Oeste e Bragantino representaram o futebol paulista na Série B de 2016, mas o resultado não foi muito positivo. Após fazer parceria com o Audax, vice-campeão paulista, o clube de Itápolis esperava maior tranquilidade, o que não ocorreu.

Apesar do susto, o time conseguiu se manter na divisão ao terminar na 16ª posição, com apenas um ponto a mais que o primeiro rebaixado Joinville. Já o Bragantino não teve tanta sorte e acabou caindo para terceira divisão do futebol nacional, ao somar 32 pontos na penúltima posição.