Especial: Qual a diferença entre clube de aluguel e empresa?

Guaratinguetá, SP, 17 (AFI) –
Muitas pessoas podem ver um clube-empresa como desculpa para ser clube de “barriga de aluguel”, mas há diferenças entre os dois. O presidente do Guaratinguetá, Carlos Arini, deixa claro.

“Nós somos uma empresa, um clube que já está há nove anos aqui na cidade, e principalmente temos uma responsabilidade com a cidade. Barriga de aluguel é ponte, é laranja e não o caso do Guaratinguetá”.

A estrutura de clube-empresa é igual a qualquer outra empresa, têm seus diretores e presidentes, todos remunerados, que visam o lucro acima de tudo. Clube-empresa é, acima de tudo, uma empresa, cujo negócio é o futebol.

Clube “barriga de aluguel” tem a estrutura igual a outro clube. Possui o presidente e dirigentes, mas o que diferencia o clube “barriga de aluguel” dos outros clubes é a ação dos empresários. Os empresários dos jogadores – pessoas que possuem os direitos federativos do jogador – colocam seus atletas nestes clubes apenas para vendê-los. O clube não tem ambições em conquistar títulos, serve apenas para jogadores de empresários ficarem para poderem ser vendidos a outros clubes.

Existem apenas dois clubes-empresa assim registrados no Brasil: Guaratinguetá Futebol Ltda. e Clube Capital Futebol Ltda. Há vários clubes-“barrigas de aluguel”, sendo os mais conhecidos a Tombense, de Tombos (MG) e, em escala internacional, o Club Atlético Rentistas, do Uruguai.

Confira também:
Guaratinguetá, o clube-empresa
Terceirizar ou super-profissionalizar?