ESPECIAL! Pela primeira vez Brasil e Tombense chegam à final de um torneio nacional
Equipes passaram por Londrina e Confiança, respectivamente, na fase anterior
A final entre Brasil e Tombense na Série D do Campeonato Brasileiro é inédita no cenário nacional. Além de ser a primeira vez que os dois clubes irão se enfrentar na história,
São Paulo, SP, 04 (AFI) – A final entre Brasil e Tombense na Série D do Campeonato Brasileiro é inédita no cenário nacional. Além de ser a primeira vez que os dois clubes irão se enfrentar na história, também será a “estreia” dos dois times em uma decisão de uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O primeiro jogo da final entre Brasil e Tombense será no domingo, às 20h30, no estádio Bento de Freitas, em Pelotas. Já o confronto de volta será na outra semana, dia 16, às 17 horas, no estádio Soares de Azevedo, em Tombos.
TOMBENSE: PRIMEIRA VEZ DE TUDO!
Apesar de centenário, a Série D deste ano foi o primeiro campeonato nacional que o Tombense disputou desde sua fundação em 7 de setembro de 1914. O Carcará, como é carinhosamente conhecido, sempre foi famoso no futebol amador do interior de Minas Gerais, mas teve poucas chances no futebol profissional.
A primeira vez que o Tombense conseguiu montar um time em nível de disputar uma competição profissional foi em 2000, mas o sucesso no Campeonato Mineiro tardou a acontecer. Com altos e baixos, o time só chegou à primeira divisão estadual em 2013, após conquistar o vice-campeonato do Módulo II no ano anterior.
Mesmo sendo novato no Campeonato Mineiro, o Tombense não fez feio já que chegou até a semifinal da competição. Já neste ano foi o segundo colocado da competição e assegurou a classificação inédita à Série D aonde, em sua primeira participação na história, chega até a final.
Desta forma, mesmo que não conquiste o título da Série D, pode-se dizer que a participação do Tombense na competição foi um sucesso. Além de participar pela primeira vez de um torneio nacional e, logo de cara, conquistar o acesso, o Carcará também está na final pela primeira vez na sua história.
BRASIL: PRIMEIRA FINAL NACIONAL!
O Brasil também não fica muito atrás quando o assunto é fato inédito. Apesar de não ser a primeira vez que o Xavante disputa uma competição nacional, será a estreia do clube em uma decisão de um torneio organizado pela CBF. Diferentemente do adversário da final, o Brasil possui tradição no Rio Grande do Sul, já que é o primeiro campeão estadual.
O ponto alto da história do Brasil desde sua fundação em 1911 foi em 1985, quando ficou com o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro. Na época derrotou times memoráveis, como o Flamengo de Zico, por exemplo, além de Ponte Preta, Bahia e Ceará.
Se a melhor fase do Brasil foi há quase 30 anos, a fase mais trágica do clube Xavante é recente. Em 2009, um acidente de ônibus durante uma viagem da delegação tirou a vida de um dos principais ídolos da história do clube, o uruguaio Claudio Millar. Além deles, o preparador de goleiros Giovani Guimarães, e o zagueiro Régis Gouveia morreram.
Passada a tragédia o clube conseguiu se reestruturar e voltou a brilhar no âmbito nacional. Com uma bela campanha na Série D desta temporada, o sonho de disputar uma final de um torneio nacional será realizado diante do Tombense. Para coroar uma bela campanha e uma bonita história, só falta o título inédito.
TRAJETÓRIA À FINAL
Porém, para chegar à final da competição os dois times tiveram que suar a camisa. Na primeira fase da Série D o Tombense mostrou superioridade no Grupo 6 e ficou com a liderança da chave com 18 pontos. O Brasil também ficou com a primeira posição, só que do Grupo 7, com apenas dois pontos a menos.
Nas oitavas de final quem mais sofreu para passar foi o Tombense. Diante do Metropolitano, o Carcará arrancou um empate por 1 a 1 fora de casa e, diante da sua torcida, venceu por 1 a 0. Já o Brasil teve mais facilidade contra o Operário já que depois do empate sem gols em Mato Grosso, goleou por 4 a 0 no Bento Freitas.
Se nas oitavas o Tombense teve dificuldades, na fase seguinte quem mais sofreu foi o Brasil. Contra o Brasiliense o jogo de ida foi em Pelotas e, apesar de sair atrás do placar, o Xavante virou e venceu por 2 a 1. Já na Boca do Jacaré vitória do adversário e decisão nos pênaltis. Nas cobranças o Brasil levou a melhor, venceu por 4 a 3 e assegurou o acesso à Série C. Já o Tombense encarou o Moto Club. No Maranhão, empate por 2 a 2 e, em Tombos, vitória por 2 a 0 e vaga na Terceira Divisão garantida.
Na semifinal, como não poderia ser diferente, os dois jogos foram equilibrados. O Tombense enfrentou o Confiança e venceu o jogo de ida, em casa, por 1 a 0. Na volta, apesar da pressão do adversário, arrancou o empate por 1 a 1 e a vaga inédita na final. Já o Brasil encarou o Londrina e, no estádio Bento Freitas, venceu por 3 a 1. No jogo de volta com muita polêmcia e briga entre os jogadores, empate por 2 a 2 e, assim como o Tombense, vaga inédita na final garantida.





































































































































