ESPECIAL PÁSCOA: De comedor de cenouras aos gramados de futebol

lguns times brasileiros utilizam o Coelho como mascote

Se o Coelho é um dos símbolos mais tradicionais da Páscoa, no futebol não é diferente. Alguns times brasileiros utilizam o animal como mascote.

0002050069893 img

Campinas, SP, 05 (AFI) – Se o Coelho é um dos símbolos mais tradicionais da Páscoa, no futebol não é diferente. Alguns times brasileiros utilizam o animal como mascote. É o caso do América-MG, da Itapirense-SP, do Joinvile-SC e São Domingos-PB. Mas em vez de ovos, eles calçam as chuteiras e ajudam a animar os torcedores do esporte mais conhecido no território brasileiro. E não é só no Brasil que o animal é destaque. O comedor de cenouras também já foi mascote até da Eurocopa.

A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII. A figura do animal representa a fertilidade. Isso porque, o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Nos primórdios, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

O Coelho da Mogiana

O Coelho da Mogiana

Já a Páscoa, é uma das datas mais importantes na cultura ocidental. Entre os cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo. Para os judeus, este dia marcou o êxodo de seu povo do Egito, que foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos.

Coelho da Mogiana
Voltando ao futebol, a Itapirense, clube do interior do Estado de São Paulo, foi fundado em 24 de março de 1947. Conhecido também como Coelho, o time foi Campeão do Campeonato Paulista da Segunda em 1969.

Atualmente, a Esportiva disputa a Série A3 do Campeonato Paulista, e briga contra o rebaixamento para a Segundona do ano que vem. A criação do mascote aconteceu um concurso. Um garoto de 10 anos foi o vencedor com o desenho de um coelho. Tanto é que sua torcida é conhecida como Coelho Loco.

De Pato a Coelho
Já o América-MG, que vai jogar o clássico diante do Cruzeiro, no dia 7 de abril, às 16 horas, pelo Campeonato Mineiro, pela nona rodada do Campeonato Mineiro, também é conhecido como Coelho. O Mascote do clube mineiro foi criado pelo cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira.

O Coelho que já foi pato

O Coelho que já foi pato

Um fato curioso, é que antes de ser chamado do animal símbolo da Páscoa, o Alviverde, tinha outro mascote, o Pato – alusão ao Pato Donald, personagem do Walt Disney. Na época, como no desenho, o time mineiro era envolvido em várias polêmicas.

Jack Coelho
Enquanto que o Joinvile-SC, também tem o Coelho como seu mascote, que é mais conhecido por “Jack Coelho“.

Outro que também tem o Coelho como mascote, é o São Domingos, clube de cidade de São Domingos, no estado de Sergipe. O time foi fundado em 11 de novembro de 2004 e suas cores são o verde, o azul e o branco. A equipe manda seus jogos no Estádio Arnaldo Pereira, que tem capacidade para 2.000 pessoas.

Coelho das Vovozinhas
Outro time que utilizava o Coelho era o itinerante Manchete, do Recife, Pernambuco. O clube já chegou a ser chamado de Associação Atlética das Vovozinhas, Associação Atlética Santo Amaro, Associação Atlética Casa Caiada e Recife Futebol Clube.

O Manchete era considarado um “clube camaleão” em Pernambuco, por mudar de nome e local de sede por inúmeras vezes ao longo da história. Já esteve em Goiana, Timbaúba e Paulista.

Rabbit, mascote da Eurocopa de 92

Rabbit, mascote da Eurocopa de 92

Coelho internacional
E não é só no Brasil que o personagem faz parte da história do futebol. Em 1988, o Coelho Bernie foi o mascote do Euro, na Alemanha Ocidental. Em 1992, Rabbit foi o personagem na Eurocopa, realizado na Suécia.

Ilha de Páscoa
A Seleção da Ilha de Páscoa, que pertence ao Chile, é mais conhecida como Rapanui, representa a Ilha em jogos não oficiais da FIFA. O futebol amador é representada pela Asociación de Fútbol Amateur de la Isla de Pascua, que foi fundada em 1975.

A seleção jogou apenas três jogos na sua história. Dois deles contra um combinado do Arquipélago Juan Fernández, em 1996. Foram duas vitórias, uma delas por 16 a 0, jogo realizado na cidade de Hanga Roa.

Em 2009 e 2010, a Federação Chilena de Futebol convidou a seleção do pequeno território para fazer parte da Copa Chile. O jogo foi contra o Colo-Colo, que jogou no Estádio de Hanga Roa. Na época, os mandantes perderam por 4 a 0. A partida foi considerado pela FIFA, como o “jogo do século”.