ESPECIAL: Nem tapetão tirou o brilho dos acessos na A2

Campinas, SP, 24 (AFI) – O Campeonato Paulista da Série A2 foi disputado dentro e fora dos gramados do interior. Justo na reta final, uma denuncia sobre o famoso ‘jogo dos compadres’ quase melou a competição. Mas deu tudo certo e Santo André, Oeste, Botafogo e Mogi Mirim puderam festejar o acesso.

Confira também:
É campeão! Ramalhão leva taça e o acesso na A2!

O Ramalhão, aliás, mostrou toda a sua força. Nas mãos do técnico Fahel Junior (foto) deu show e além de voltar à elite paulista, levou o título. A taça chegou com um empate sem gols em Itápolis contra o Oeste e uma vitória, por 2 a 0, em casa.

Fahel JrEsse foi o terceiro título do Ramalhão na divisão de acesso. Ele já havia levantado a taça anteriormente nas temporadas de 1975 e 1981. O clube andreense acabou sendo campeão com méritos, já que somando todas as fases teve a melhor campanha entre todos. Foram 27 jogos e 54 pontos somados. Além disso, marcou 51 gols e sofreu 28, com saldo de 23.

Mas o Oeste também fez bonito. Comandado pelo experiente Roberto Fonseca, o Rubro-negro deu show em seus jogos em casa. Esta foi a segunda vez que o Oeste conquistou o acesso. Em 2004, o time já tinha subido.

Os outros dois acessos foram tradicionais. O Botafogo surpreendeu, deixou a Ferroviária de fora, e está de volta. O Pantera agora sonha em repetir o feito em 2001, quando foi vice-campeão, após perder para o Corinthians, por 3 a0, em casa, e empatar sem gols em São Paulo.

Já o Mogi Mirim volta ao Paulistão sem seu mandatário. Wilson de Barros faleceu e agora o Sapão da Mogiana é do meia Rivaldo, Pentacampeão Mundial com a Seleção Brasileira.

Polêmica!
O famoso ‘jogo dos compadres ‘teria acontecido na última rodada da fase final. Mogi Mirim e oeste só precisam de um empate para conquistarem o acesso. O jogo acabou 0 a 0, mas os rivais não gostaram e entram no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Leia mais…
Tudo da polêmica sobre o jogo de compadres!

A entidade mandou o jogo voltar. Na partida remarcada, o time de Itápolis ganhou, por 3 a 2, e este resultado garantiu ambos na elite. Para São Bento e Atlético Sorocaba só restou chorar.

Matadores na área!
O artilheiro da Série B não marcou muitos gols, mas nem isso estragou a festa. O matador Márcio Mixirica, do Santo André, deixou sua marca em 13 oportunidades e fez festa.

Veja mais…
A lista completa dos artilheiros da Série A2!

Mas ele foi seguido por perto por três jogadores. Júlio Madureira e Marcelo Cordeiro, do Atlético Sorocaba, e Jéferson, também do Ramalhão, marcaram 12 tentos.