ESPECIAL! Na raça, Brasil de Pelotas voltou à Série C. Confira a trajetória!

Mesmo que desacreditado, 'Xavante' fez valer a camisa e comprovou boa fase do elenco gaúcho

A rica história do Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas teve mais uma página escrita em 2014

0002050038936 img

Pelotas, RS, 27 (AFI) – A rica história do Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas teve mais uma página escrita em 2014. Primeiro campeão gaúcho, em 1919, o clube terminou o estadual desde ano na terceira posição, caindo na semifinal para o Grêmio de Porto Alegre. Depois de muito lutar e ‘jogar com o coração’ na Série D, o ‘Xavante’ alcançou a vaga à Série C de 2015.

Um dos gigantes no futebol do Rio Grande do Sul, o Brasil de Pelotas tem na sua história uma vitória diante do campeão mundial e carrasco da Seleção Brasileira, o Uruguai, em1950. Jogando no estádio Centenário, o time gaúcho marcou com Darci e Mortosa, em um jogo que acabou 2 a 0 para os brasileiros.

Assim como o Londrina, adversário nesta semifinal da Série D, o ‘Xavante’ já disputou a Série A do Campeonato Brasileiro na década de 80. Depois de grandes campanhas e um terceiro colocado polêmico na elite do futebol nacional, o Brasil caiu de rendimento e acabou rebaixado no Campeonato Gaúcho em 1995.

Brasil de Pelotas joga bem e derrota o invicto Londrina na semifinal da Série D

Brasil de Pelotas joga bem e derrota o invicto Londrina na semifinal da Série D

Um episódio triste também marcou a história do clube gaúcho: a morte de Claudio Milar no dia 15 de janeiro de 2009. Quando voltava de um jogo-treino para pelotas, o ônibus da delegação caiu do um barranco em Canguçu e provocou a morte de Régis Gouveia Alves, zagueiro do clube, Giovanne Guimarães, preparador de goleiros, e Milar, ídolo e artilheiro do Brasil, com 111 gols.

Este trágico episódio foi um divisor de águas para o Grêmio Esportivo Brasil. Depois do acidente, o clube caiu muito de rendimento e acabou na 20ª posição da Segundona Gaúcha e ainda na 14ª colocação da Série C de 2010. Mas o pior ainda estava por vir. Em 2011, no ano do centenário, o ‘Xavante’ acabou rebaixado na competição nacional pela suposta escalação irregular de Claudio. Até hoje o clube não aceita a exclusão.

Só em 2013 o Brasil de Pelotas ‘voltou aos trilhos’. Depois de sagrar-se campeão da Divisão de Acesso no Campeonato Gaúcho, o clube continuo investindo no time e viu o resultado agora em 2014, quando terminou na terceira posição do estadual e assegurou a vaga na Série D.

NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Ainda na primeira fase, o Brasil de Pelotas figurou no Grupo A7, ao lado de Ituano-SP, Maringá-PR, Cabofriense-RJ e Guarani-SC. Com duas vitórias consecutivas e uma derrota por 2 a 1 para o Maringá na terceira rodada, o time sempre esteve na zona de classificação, terminando na liderança com 16 pontos, a frente do Ituano.

Na oitavas de final, o ‘Xavante’ teve pela frente o Operário-MT, clube que terminou na vice-liderança do Grupo A6. Com um empate em 0 a 0 fora de casa, e uma vitória maiúscula no estádio Bento Freitas, por 4 a 0, o time de Rogério Zimmermann ficou só a ‘dois passos de paraíso’, em alusão a uma vaga na Série C de 2015.

Torcida 'Xavante' festeja volta do elenco do Brasil de Pelotas que conquistou o acesso à Série C de 2015

Torcida ‘Xavante’ festeja volta do elenco do Brasil de Pelotas que conquistou o acesso à Série C de 2015

No confronto decisivo, o Brasil de Pelotas resolveu testar o coração dos torcedores pelotenses. Diante do Brasiliense-DF e precisando decidir fora de casa, na Boca do Jacaré, o time gaúcho fez 2 a 1 no Bento Freitas e esperou o confronto de volta. Jogando em Taguatinga, o Jacaré devolveu o placar de 2 a 1 e levou a decisão para as cobranças de penalidade.

Depois de ver o artilheiro Nena errar, o torcedor ‘Xavante’ ficou apreensivo, mas pode contar com Rafael Foster, dono das bolas paradas no Brasil. Sem titubear, o lateral acertou a última e decisiva cobrança, que colocou o clube gaúcho de volta a Série C do Campeonato Brasileiro, em uma ‘ascensão meteórica’.

Agora na semifinal, o Grêmio Esportivo não decepcionou e goleou o até então invicto Londrina no estádio Bento Freitas, com casa cheia. Com dois lindos gols de Rafael Foster e um de Chicão, o ‘Xavante’ agora pode até perder por 1 a 0 que estará na grande final da Série D. O jogo de volta será disputado no próximo sábado, às 19h, no estádio do Café, em Londrina.

MAIOR E MAIS FIEL

A torcida do Brasil de Pelotas é conhecida como ‘Xavante’ pois em 1946, em um clássico com o Pelotas, conhecido como Bra-Pel, os torcedores presentes no estádio do rival invadiram o gramado após uma vitória de virada por 5 a 3, conquistando o Campeonato Citadino de Pelotas. As cores rubro negras (vermelho e preto) são as mesmas usadas pelos índios Xavantes.

Durante toda a Série D, os torcedores do clube gaúcho sempre estiveram presentes junto com o time. Seja em Taguatinga, na festa do acesso ainda na Boca do Jacaré, seja na recepção do elenco em Pelotas, com uma festa muito bonita nas ruas da cidade. Agora na semifinal, os ‘Xavantes’ foram responsáveis por pagar uma parte dos salários atrasados e ainda a premiação aos jogadores que conquistaram o acesso.

Recepção da torcida do Brasil de Pelotas após acesso à Série C de 2015

Recepção da torcida do Brasil de Pelotas após acesso à Série C de 2015