ESPECIAL: Inspirados em herói nacional, 'Tiradentes' agonizam no submundo da bola

Se o Tiradentes deixou um grande legado na história, no futebol não ocorreu o mesmo

0002048180055 img

Campinas, SP, 21 (AFI) – No dia 21 de abril comemora-se em território nacional o feriado de Tiradentes, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira e patrono cívico do Brasil. O que nem o heroi nacional Tiradentes imaginaria é que seu enforcamento, fruto de sua luta contra o domínio da Coroa Portuguesa, inspiraria a fundação de cinco clubes de futebol no Brasil.

0002048180055 imgTiradentes deixou um legado

Tiradentes foi enforcado e esquartejado em uma praça pública de Vila Rica – como era chamada a cidade de Ouro Preto, no interior mineiro -, no dia 21 de abril de 1792. E, apesar de sua morte, o dentista e militar deixou um grande legado. Afinal, sua luta contra a exploração da monarquia portuguesa continuou inspirando muitos dos que lutaram pela Proclamação República, que aconteceria somente 97 anos depois, em 15 de novembro de 1889. Fato este que, para muitos, transforma este herói nacional na personificação da identidade republicana do Brasil.

Se o legado de Tiradentes na história do país é eterno, no futebol a mesma lógica não parece se aplicar. Dos cinco clubes de futebol que levam o nome do mártir, dois fecharam suas portas: Tiradentes Esporte Clube, de Santa Catarina, e o Grêmio Esportivo Tiradentes, do Distrito Federal.

Outros três times que homenageiam Tiradentes encontram-se em atividade, mas estão longe de empolgar. A Associação Esportiva Tiradentes, do Ceará, foi rebaixada neste ano no Campeonato Cearense. Seus xarás a Associação Atlético Tiradentes, do Pará, e a Sociedade Esportiva Tiradentes, do Piauí, já teriam de disputar a Segunda Divisão de seus estaduais.

0002048180057 imgTiradentes-CE caiu no Cearense de 2014

Queda livre
O Tiradentes-CE não foi fundado no mesmo dia da morte de seu patrono, como muitos poderiam sugerir. Na verdade, o clube surgiu em uma data que não tem relação alguma com o herói, 15 de setembro de 1961. A homenagem se deve ao fato de o clube ter sido fundado por policiais militares do Ceará, e Tiradentes é o patrono das polícias militares.

O ápice da história do Tigre da PM, como é carinhosamente chamado, foi em 1992 quando conquistou o seu único título estadual, dividindo a taça com Fortaleza, Ceará e Icasa. Apesar da tradição, o time tem sofrido nos últimos anos, já que disputou de 2003 a 2010 a segundona estadual. E agora, voltará à divisão em 2015. No ano passado, quase conquistou o acesso ao Brasileiro da Série C, caindo apenas nas quartas-de-final contra o Botafogo-PB.

0002048180059 imgEm 1983, Tiradentes levou 10 a 1 do Corinthians

O mais tradicional
O Tiradentes-PI tem uma origem similar ao do xará cearense. Fundado em 30 de junho de 1959, o clube de Teresina foi fundado pelos subtenentes e sargentos da Polícia Militar do Estado do Piauí, que decidiram fundar o “Clube Tiradentes dos Subtenentes e Sargentos da Policia Militar do Estado do Piauí”.

Embora esteja se arrastando na famigerada segunda divisão piauiense, o Amarelão da PM é o Tiradentes de maior sucesso na história. O clube é cinco vezes campeão estadual, além de ter disputado o Brasileirão em cinco oportunidades. Curiosamente, a maior goleada da história da competição nacional foi os 10 a 1 do Corinthians sobre o clube, em 1983.

Data original
Se os rivais têm mais história para contar, ao menos o Tiradentes-PA pode se gabar de ser o único a ter sido fundado no dia 21 de abril. Em âmbito estadual, o clube nunca teve grande destaque e sempre ficou à sombra dos clubes mais tradicionais, como Paysandu, Remo e Tuna Luso.

O único título do Clube da Polícia Militar foi em 2006, quando conquistou a Segunda Divisão do Pará. Por conta da falta de apoio e também de torcedores, o clube decidiu sair da cidade de Belém, onde fora fundado, para mandar seus jogos em Barcarena, que fica a cerca de 20km da Capital.