ESPECIAL! Historiador elabora classificação inédita de quase 120 anos de Paulistão
O historiador computou 22.210 jogos desde a primeira edição do Estadual, em 1902, até a última competição finalizada em 2020
O historiador computou 22.210 jogos desde a primeira edição do Estadual, em 1902, até a última competição finalizada em 2020
Campinas, SP, 20 (AFI) – Um trabalho árduo e inédito resultou numa classificação fantástica do Campeonato Paulista, o Paulistão, se somados TODOS os 119 anos em que a competição é realizada ininterruptamente no estado de São Paulo. Os números, planilha e artes são frutos de um trabalho do historiador Ivan Gottardo.
A título de curiosidade, o Campeonato Paulista é a competição mais antiga do estado, tendo tido sua primeira edição em 1902, quando teve o tetracampeão São Paulo Athletic Club como primeiro campeão – atualmente o clube mantém apenas sua sede social e um time de rugby em atividade.
Ou seja, são 119 anos de muitos jogos na elite do futebol paulista. O historiador computou 22.210 jogos desde a primeira edição de 1902 até a última edição de 2020, que teve o Palmeiras como o grande campeão. Importante lembrar que não foram computados os números do Estadual na temporada 2021.
Os mais saudosistas analisarão a tabela de classificação e fatalmente entrarão no túnel do tempo com times do interior que já fizeram sucesso na Primeira Divisão, mas que infelizmente hoje vivem péssimo momento, seja disputando Série A2, Série A3, Segundona ou até mesmo já foram extintos.
Um exemplo é o América de São José do Rio Preto, que na classificação histórica aparece na 11ª colocação com 1.315 pontos conquistados, ficando à frente de times que há um bom tempo figuram na elite, caso de Santo André, Ituano, São Bento e Bragantino.
Vale a pena destacar na classificação outros times tradicionais no interior e que ‘respiram por aparelhos’, à beira do caos com dívidas e diversas ações na Justiça, como Comercial de Ribeirão Preto, Noroeste de Bauru e XV de Jaú. A lista é enorme, mas são times que já foram protagonistas e realizaram excelentes campanhas na elite do Campeonato Paulista.
O que não deixa de ser surpresa é que os quatro ‘grandes’ do estado lideram a classificação de 119 anos do Paulistão. O Corinthians lidera com larga vantagem com 3.785 pontos conquistados, contra 3.696 do arquirrival Palmeiras, segundo colocado. Em seguida aparece o São Paulo com 3.443 pontos e o Santos com 3.433.
MAIS DE 100 TIMES NA ELITE PAULISTA
A classificação elaborada pelo historiador Ivan Gottardo lista 112 que tiveram a oportunidade de disputar por pelo menos uma vez a elite do Campeonato Paulista.
Tanto é que as últimas posições são destinadas a clubes que atualmente estão extintos ou já não atuam com o futebol profissional. O lanterna é o Independente Esporte Clube, um clube da capital paulista que nasceu e foi extinto em menos de um ano, mas que posteriormente deu origem ao todo poderoso São Paulo Futebol Clube.
Vale citar nas últimas posições Brittania, Club Atlético Internacional, Paysandu, Barra Funda, Tremembé, Vicentino, Jardim América, República, Primeiro de Maio, Libanês e Albion.
Na parte de baixo da tabela também aparecem times em atividade, caso do Velo Clube, 85º colocado com 38 jogos disputados na elite; além do Monte Azul, 90º na classificação com 15 partidas realizadas.
Por fim, além do saudosismo, a classificação histórica também pode ser ‘lenha na fogueira’ para algumas rivalidades ainda existentes e fortes no estado de São Paulo, caso de Ponte Preta e Guarani. Na classificação, o Bugre aparece em sexto lugar com 2.101 pontos conquistados, enquanto a Macaca é a sétima como 1.919,
Independente de rivalidade ou saudosismo, é fato que o Campeonato Paulista é uma das competições mais tradicionais e acirradas do país. E que continue assim!
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DE 119 ANOS DE PAULISTÃO:






































































































































