ESPECIAL! Em reestruturação? Confira a trajetória do Londrina na Série D
O Tubarão já disputou a Série A do Campeonato Brasileiro e, depois de uma 'má fase', agora volta à Série C
O torcedor do Londrina Esporte Clube está rindo a toa neste ano
Londrina, PR, 27 (AFI) – O torcedor do Londrina Esporte Clube está rindo a toa neste ano. Depois de vencer o Campeonato Paranaense em cima do Maringá, nas cobranças de pênaltis, e deixar para trás 22 anos de jejum, o Tubarão fez uma campanha elogiável na Série D do Campeonato Brasileiro e agora disputará a Série C de 2015.
Clube que já disputou a Série A do Campeonato Brasileiro, na década de 70, o Londrina chegou até a ser campeão da Taça de Prata em 1980, diante do CSA-AL de Maceió. Depois de cair em uma ‘má fase’, o Tubarão já disputou o Campeoão Paranaense Divisão de Acesso, em 2010 e 2011, ano em que voltou a elite estadual.
Depois de campanhas com pouco destaque (o clube foi campeão do interior em 2013), o LEC sagrou-se campeão estadual em 2014, após dramáticas cobranças de pênaltis na final com o Maringá. Como prevê o regulamento, os dois times conquistaram a vaga à Série D do Campeonato Brasileiro. O Tubarão figurou no Grupo A8 na primeira fase, ao lado de Boavista-RJ, Penapolense-SP, Metropolitano-SC e Pelotas-RS.
Com folga na primeira rodada, o Londrina conseguiu quatro vitórias consecutivas e se consolidou na liderança do grupo, onde permaneceu até o final da primeira fase, mesmo com os empates diante do Boavista, Penapolense e Metropolitano. Invicto e com a melhor defesa, ironicamente ao lado do Brasil de Pelotas, ambos com 4 gols sofridos, o Tubarão enfrentou o Santo-AP na oitavas de final.
Até então com a segunda melhor campanha, o Tuba venceu fora de casa por 1 a 0 no jogo de ida e goleou na volta por 5 a 0, no estádio do Café. Com as vitórias e um empate do Confiança, o Londrina assumiu o título de ‘melhor campanha na Série D’, ainda invicto.
Agora a um passo do acesso, o LEC viu a sua frente o Anapolina-GO, uma presa fácil para o Tubarão. No primeiro confronto, o time paranaense venceu por 2 a 0, com gols de Paulinho e Dirceu. No jogo de volta, dentro do Estádio do Café e para mais de 10 mil pagantes, o Londrina segurou o 0 a 0 e comemorou muito a volta à Série C em 2015.
Com vontade de fechar o ano com ‘chave de ouro’, o Londrina parece que finalmente encontrou um adversário a sua altura. Enfrentando o Brasil de Pelotas na semifinal da Série D e sonhando com uma vaga na grande final, o time paranaense perdeu fora de casa, no estádio Bento Freitas, por 3 a 1, e deu adeus a invencibilidade.
O confronto de volta está marcado para o próximo sábado, às 19h, no estádio do Café. O jogo sofreu alteração de data e horário, pois no domingo haverá uma das etapas da Fórmula Truck no Autódromo Internacional Ayrton Senna, pista localizada ao lado do campo. Para chegar a próxima fase, o Londrina precisa vencer por 2 a 0 ou mais.





































































































































