ESPECIAL COPA DO NORDESTE: Apagão e confusão com VAR marcam bicampeonato do Fortaleza

Em finalíssima marcada por confusões, Tricolor do Pici faturou bicampeonato sobre Leão da Ilha

Fortaleza Copa do Nordeste
Tricolores faturaram Copa do Nordeste (Foto: Mateus Lotif/FEC)

Campinas, SP, 24 (AFI) – A Copa do Nordeste 2022 teve competição do rugido mais alto, com o Fortaleza chegando ao bicampeonato ao vencer o Sport na grande decisão. A partida decisiva foi marcada por apagão no fim do segundo tempo e lances que geraram discussão por possíveis interpretações errôneas do VAR durante os 90 minutos de bola rolando na Arena Castelão.

O Leão da Ilha foi quem mais reclamou da arbitragem, por conta de dois pênaltis não marcados, um gol anulado e o tento do título tricolor ter tido falta na origem do lance. Em todos, a CBF fez nova revisão e disse não haver erros, garantindo a conquista da Copa do Nordeste ao Leão do Pici.

Os rubro-negros se exaltaram ainda pela falta de energia e do campo alagado nos minutos finais do confronto. A CBF também alegou que os pernambucanos não tinham razão na reclamação e pontuou, ainda, que a energia voltou em condições de ter sequência do jogo, assim como o gramado estava apto para a reta final.

Sport Fortaleza
Leões decidiram Copa do Nordeste (Foto: Anderson Stevens/SCR)

DENTRO DE CAMPO…

Diferente de 2020 e 2021, os dois finalistas da Copa do Nordeste estavam no mesmo grupo. Campeão invicto, o Fortaleza terminou o Grupo A como líder invicto, somando 16 pontos; foram quatro vitórias e quatro empates. O Sport, por outro lado, terminou na 3ª posição ao acumular 14 pontos ganhos, justamente por ter sido derrotado por duas oportunidades.

As quartas de final tiveram dominância de Pernambuco, Ceará e Alagoas, que colocaram dois representantes cada para ocupar seis das oito vagas. Enquanto o Tricolor do Pici passou fácil sobre o Atlético-BA, o Leão da Ilha teve dificuldades diante do CSA levando a melhor nos pênaltis com Maílson brilhando ao defender três pênaltis.

Maílson Sport x CSA
Goleiro do Sport ajudou a garantir classificação à semifinal da Copa do Nordeste (Foto: Anderson Stevens/Sport)

Nas semifinais, ambos tiveram classificações até tranquilas, com os cearenses avançando à final da Copa do Nordeste vencendo o Náutico por 2 a 0, já os pernambucanos despacharam o CRB por 3 a 1. E a tranquilidade acabou quando entraram em campo na grande decisão, tendo marcas expressivas de público tanto na ida, como na volta.

No jogo de ida da finalíssima da Copa do Nordeste, o equilíbrio ficou bastante evidente, mas o Tricolor do Pici foi quem saiu em vantagem já na reta final após um primeiro tempo parelho. Quando tudo parecia caminhar para a vitória, Bill entrou para fazer sua estreia e evitar a derrota da equipe da Praça da Bandeira em plena Arena de Pernambuco.

A volta, cercada de polêmicas desde o início ao apito final, teve roteiro até semelhante à partida disputada em solo pernambucano. No fim da etapa inicial, num pênalti que gerou bastante confusão, Yago Pikachu nada tinha a ver e estufou a rede. O segundo tempo seguiu equilibrado e os rubro-negros até sendo perigosos, porém insuficiente para reverter e ficar com a taça.

IGUAL AO RIVAL

Assim como o Bahia divide quatro títulos ao lado do rival Vitória, o Fortaleza conquistou pela segunda vez e se igualou ao Ceará. Após bater na trave para chegar à decisão por outras três vezes, o Tricolor do Pici repetiu a dose do Vozão e garantiu o campeonato invicto, vencendo sete jogos e empatando outros cinco dos 12 disputados.

ARTILHARIA

Apesar da conquista, o Leão cearense não conseguiu ter o artilheiro da competição regional. O posto ficou com o colombiano Rodallega, do Bahia, autor de sete gols e isolado dos demais rivais. Pela equipe tricolor, a marca foi de Pikachu, que balançou as redes durante quatro oportunidades; Anselmo Ramon (CRB), Poveda (Sampaio Corrêa), Gustavo Coutinho (Botafogo-PB) e Robinho (Floresta) também fizeram quatro tentos.

Confira também: