ESPECIAL ARTILHEIROS 2014: Veterano Magno Alves brilha e é o maior goleador do país
Um dos principais destaques em 2014 foi o atacante Fred, que se recuperou do fracasso com a seleção na Copa do Mundo e foi artilheiro do Brasileirão mais uma vez
Como o que o torcedor mais gosta no futebol é ver a bola balançando a rede, o Portal FI não poderia perder a oportunidade de destacar os grandes responsáveis por fazer a alegria
Campinas, SP, 25 (AFI) – Como o que o torcedor mais gosta no futebol é ver a bola balançando a rede, o Portal FI não poderia perder a oportunidade de destacar os grandes responsáveis por fazer a alegria do torcedor: os artilheiros desta temporada. Na temporada de 2014 teve de tudo. Veterano se consagrando na Série B, ídolos decepcionando e novatos roubando a cena.
Alguns nomes de peso como Fred e Barcos não decepcionaram e corresponderam às expectativas das torcidas de Fluminense e Grêmio e de quem gosta de ver a rede balançando. O argentino terminou empatou com o centroavante do Flu na lista final do prêmio “Chuteira de Ouro”, da revista Placar, com 58 pontos.
Houve algumas surpresas, como o centroavante Léo Costa, que dividiu a artilharia do Paulistão com Luís Fabiano – cada um marcou nove gols – e também houve aqueles de quem se espera muito mas decepcionaram, como foi o caso de Alexandre Pato, Kardec e o próprio Luís Fabiano, que até foi artilheiro do Paulistão mas só figura na 10ª colocação entre os artilheiros da “Chuteira de Ouro”.
SUPRESA DO INTERIOR DIVIDE ARTILHEIRA COM FABULOSO
Um atacante do Rio Claro roubou a cena no que se refere à artilharia do Paulistão de 2014. Léo Costa marcou nove gols na competição, o que foi insuficiente para que o time do interior de São Paulo avançasse às quartas de finais da competição. Junto com ele, com o mesmo número de gols apareceu Luís Fabiano, ídolo do São Paulo.

Mesmo com os gols marcados, o centroavante não conseguiu impedir o fracasso do Tricolor, que sucumbiu nas quartas de finais para o modesto Penapolense, nos pênaltis. Atrás deles, aparecem Alan Kardec, então no Palmeiras, que caiu diante do Ituano nas semifinais, Geuvânio, meia do Santos, que foi surpreendido pelo Ituano na grande final, e Romarinho, do Corinthians, que deu vexame ao ser eliminado ainda na primeira fase do Paulistão. Todos os citados marcaram oito gols.
ARTILHEIRO DO VASCÃO MAS TÍTULO DO MENGÃO

No Rio, o Vasco fez uma boa campanha e conseguiu chegar à grande final do campeonato carioca muito em função dos gols do centroavante Edmílson. Mas, os dez gols marcados por ele não foram suficientes para levar a taça para São Januário. Na final contra o Flamengo, dois empates por 1 a 1 e título para o Mengão por conta da melhor campanha ao longo da competição.
Quem fez o gol que deu o empate e, por conseguinte, o título ao Rubro-negro foi o volante Márcio Araújo, mas o time da Gávea também teve um atacante entre os principais artilheiros.Alecsandro, o “Alecgol”, fez nove gols e foi o vice-artilheiro da competição.
NOVATO NA FRENTE

No Paranaense, o atacante Cristiano, do Maringá, foi o artilheiro da competição com dez gols. Porém, os tentos do artilheiros não bastaram para que o clube de Maringá conquistasse o título. Na final, a equipe foi derrotada nos pênaltis para o Londrina, que teve Arthur, com nove gols, como o vice-artilheiro do torneio.
TALISMÃ DO GALO É O VICE-ARTILHEIRO

O artilheiro da Copa do Brasil de 2014 não saiu de nenhum dos finalistas. Gabriel, o “Gabigol”, revelação do Santos, foi o artilheiro da competição com seis gols marcados junto comLéo Gamalho, do Santa Cruz. Logo atrás vêm o “Rei das pedaladas”, Robinho, Bill, do Ceará, e Luan, Talismã do grande campeão Atlético-MG. Marcelo Moreno e William, do vice-campeão Cruzeiro, aparecem logo atrás com quatro gols cada.
O FRED VAI TE PEGAR, DE NOVO…
Vencido pelo Cruzeiro pelo segundo ano consecutivo com uma certa facilidade, o Brasileirão de 2014 teve um velho conhecido na artilharia. Fred, que fez um primeiro semestre pra ser esquecido, tanto no Fluminense, quanto com a camisa da Seleção Brasileira, com a qual marcou apenas um gol na Copa do Mundo, o que lhe rendeu pesadas críticas, se recuperou principalmente da metade para o fim da temporada, marcou 18 gols e foi o artilheiro da principal competição nacional mais uma vez.

Com os gols marcados, o jogador, que ainda tem sua permanência incerta nas Laranjeiras para 2015, alcançou a marca de 104 gols e tornou-se o 10° maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, atrás de feras como Zico, Romário, Edmundo, Paulo Baier e Roberto Dinamite, que lidera com 190 gols.
O atacante do Fluminense teve um desempenho melhor na reta final da competição e só foi liderar a artilharia da competição na penúltima rodada, quando marcou três gols diante do Corinthians. Antes, quem figurou em primeiro por um bom tempo foi o centroavante Henrique, do Palmeiras.

O centroavante, que foi emprestado pela Portuguesa e pertence ao Mirassol, chegou com a árdua missão de substituir Alan Kardec, que, numa negociação que revoltou a torcida palmeirense, “pulou o muro” e se transferiu para o rival São Paulo. Em pouco tempo, Henrique, apesar das limitações técnicas, mostrou garra e deu conta do recado ao se tornar o artilheiro do Palmeiras no ano e vice-artilheiro do Brasileirão com 16 gols, dois a menos que Fred. Atrás dele, com um gol a menos, aparecem Marcelo Moreno e Ricardo Goulart, do bicampeão Cruzeiro.
PANELA VELHA É QUE FAZ COMIDA BOA!
Se for levada em consideração, a temporada inteira de 2014, ninguém fez mais gols do que o atacante veterano Magno Alves. Com a camisa do Ceará, o artilheiro da Série B, com 18 gols, marcou 37 vezes no total e está no topo da lista, seguido por Léo Gamalho, do Santa Cruz, e Robert, do Fortaleza. Os artilheiros da Série A, Fred e Barcos, só aparecem em 5° e 4° respectivamente.

Nesta lista, não constam nomes de expressão como Alan Kardec,Luís Fabiano, Alexandre Pato, Leandro Damião e Guerrero, que, com exceção de Damião, que, contratado a peso de ouro – cerca de R$ 42 milhões – marcou apenas nove gols na temporada com a camisa santista, o restante até teve um bom desempenho na temporada, mas não o suficiente para figurar na lista dos maiores goleadores de 2014.
Artilheiros de 2014
Magno Alves (Ceará) – 37 gols
Léo Gamalho (Santa Cruz) – 32 gols
Robert (Fortaleza) – 30
Barcos (Grêmio) – 29
Fred (Fluminense) – 27
Henrique (Portuguesa/Palmeiras) – 25
Bill (Ceará) – 24
Ricardo Lopes (Globo/Interporto) – 24
Wanderson (ASA) – 23
MarceloMoreno (Cruzeiro) – 23





































































































































