ESPECIAL ARTILHEIROS 2013: Hernane brilha e é o maior goleador do país

Além do Brocador, jogadores como Bruno Rangel e Magno Alves também se destacaram

A temporada 2013 do futebol brasileiro está chegando ao final. Torcedores de times de todos os cantos do Brasil comemoraram a cada gol marcado por seus times de coração. O Portal FI trás agora uma retrospectiva dos principais goleadores no Brasil.

0002048143229 img

Campinas, SP, 31 (AFI) – A temporada 2013 do futebol brasileiro está chegando ao final. Torcedores de times de todos os cantos do Brasil comemoraram a cada gol marcado por seus times de coração. O Portal FI trás agora uma retrospectiva dos principais goleadores no Brasil nesta temporada.

Foram disputadas diversas competições como o Campeonato Paulista, Mineiro, Gaúcho, Baiano, Carioca, Paranaense, além das competições nacionais como o Brasileirão e a Copa do Brasil. Destaque para os goleadores que não vacilaram e brilharam na temporada. Hernane, William, Alex e Elton são alguns deles.

0002048143229 img

Willian ofusca renomados
Considerada a competição de maior visibilidade no país, o Campeonato Paulista acabou vencido pelo Corinthiansque derrotou o Santos nas finais. No entanto, se engana quem pensa que o artilheiro do estadual foi Neymar do Peixe ou até mesmo Guerrero do Timão. O jogador que mais balançou as redes no Paulistão foi o experiente William, da Ponte Preta. O atacante fez nada menos que 13 gols. Infelizmente para o jogador, seu time acabou eliminado nas quartas de final pelo Corinthians que venceu por 4 a 0. O torneio terminou com a excelente média de 2,73 gols por jogo, em um total de 549 tentos.

Brocador resolve!
O Campeonato Carioca foi vencido pelo Flamengo, até aí nenhum fato novo, a grande novidade do estadual ficou por conta de Hernane que superou as expectativas e desconfiança dos torcedores do Rubro-Negro e se sagrou artilheiro da competição. O “Brocador”, como gosta de ser chamado, balançou as redes em 13 oportunidades e acabou com o sonho do Botafogo de vencer o torneio estadual. Curiosamente, o melhor ataque da competição pertenceu justamente ao time de General Severiano, que marcou 37 gols. Já em toda a competição, foram feitos 322 gols, média de 2,58 por partida.

Campeonato gaúcho com artilheiro uruguaio
Surpresa da competição, a Lajeadense conseguiu o feito de chegar a grande final do Campeonato Gaúcho contra o Internacional. Porém o sonho acabou por aí, o Colorado levou a taça, assim como Forlán, por ter sido o artilheiro do torneio com nove gols feitos. O uruguaio que foi eleito o melhor da Copa do Mundo de 2010, nunca rendeu o esperado pela torcida, no entanto sua estrela brilhou no estadual e ajudou o Inter a chegar ao seu 42º título. Ao todo foram feitos 285 gols no Gaúcho, com média de 2,14 por partida.

0002048143231 img

Meia goleador
Não foi um veloz atacante que brilhou no Campeonato Paranaense, muito menos um tradicional pivô camisa 9, quem se destacou mesmo no Campeonato Paranaense foi o experiente Alex. O meia do Coritiba deixou qualquer centroavante no chinelo e anotou nada menos que 15 gols na competição estadual. O ídolo do Coxa colaborou e muito para o alto número de gols marcados por seu time. Ao todo foram 49 gols, conseguindo o feito de ter o melhor ataque da competição. Foram feitos 351 gols no torneio com uma média de 2,58 por partida.

Ilustres desconhecidos
Diferente dos outros estaduais onde brilharam as estrelas de jogadores consagrados no cenário nacional, no Campeonato Baiano, Rômulo, do Bahia de Feira de Santana foi quem mais se destacou e marcou 13 gols. Infelizmente os gols não foram o suficiente para levar seu time até a final da competição que foi realizada entre Bahia e Vitória. O torneio terminou com média de 2,49 gols por partida em um total de 182 gols.

Assim como no Campeonato Baiano, o estadual Mineiro também contou com um artilheiro menos conhecido, Junior Negão do Tombense chegou em um de seus melhores momentos na carreira ao anotar

0002048143235 img

os oito gols que lhe deram a artilharia da competição. Vale ressaltar que o experiente atacante acumula passagens mal sucedidas por diversos clubes do Brasil como Corinthians e Ceará. No entanto seus gols não foram o suficiente para colocar seu time na final do estadual que foi realizada entre Cruzeiro e Atlético-MG. O torneio terminou com a alta média de 2,88 gols por partida, em um total de 196 bolas na rede.

Pernambucano tem artilheiro baiano
No Campeonato Pernambucano, quem melhor do que um…baiano para ser o artilheiro? Nesta temporada de 2013, o Santa Cruz de Caça-Rato se sagrou campeão, com o Sport no segundo lugar, porém o prêmio de goleador máximo da competição foi para Elton. O rodado baiano de 28 anos, brilhou com a camisa do Náutico e anotou 17 gols. Destaque para a goleada por 8 a 0 contra o Petrolina, quando o jogador balançou as redes duas vezes. Assim como o Campeonato Carioca, o Pernambucano terminou com a média de 2,58 gols por jogo. No total, 201 bolas na rede.

0002048143237 img

Walter que nada, Éderson resolve!
O Campeonato Brasileiro desta temporada foi facilmente vencido pelo Cruzeiro. Apresentando um futebol muito acima de seus concorrentes, o time mineiro liderou a competição nacional de ponta a ponta e se sagrou campeão com rodadas de antecedência. No entanto, não foi nenhum jogador da Raposa que levou o prêmio de artilheiro do Brasileirão, mas sim Éderson do Atlético-PR.

O veloz atacante de 24 anos, não é nenhum gigante, tem apenas 1,71 m, porém seu faro de gol falou mais alto e Éderson anotou nada menos que 21 gols, sendo disparado o artilheiro, já que o segundo colocado foi Hernane do Flamengo com 16 gols.

Vale ressaltar que Éderson apesar da pouca idade, já passou por clubes como ABC, Ceará e o próprio Atlético-PR. Mas foi nesta passagem pelo Furacão que atingiu seu auge marcando no total 25 gols em 34 jogos.

Já pela Série B, outros três jogadores foram fundamentais para seus times. Bruno Rangel da Chapecoense, foi disparado o artilheiro da competição com 31 gols. O jogador não se inibiu com a presença de atletas de maior renome do Palmeiras e foi o mais temido centroavante do nacional, levando o time de Chapecó ao acesso e segundo lugar. Quem também brilhou e muito, foi Marcos Aurélio do Sport, anotando 22 vezes, além de Mago Alves do Ceará, o experiente atacante marcou 20 importantes gols. Porém seu time não conseguiu o acesso para a Série A.

0002048143239 img

Hernane… Sempre ele!
A fase do Brocador é realmente incrível, o jogador que chegou sob desconfiança e foi por muitas vezes preterido pelo ex-treinador do Flamengo, Mano Menezes, brilhou como nunca nesta temporada e além de ser o artilheiro do Campeonato Carioca, conseguiu também ser o maior goleador da Copa do Brasil com 8 gols. Ele é ainda o maior artilheiro do novo Maracanã, onde justamente anotou o segundo gol da final do torneio, contra o Atlético-PR na vitória por 2 a 0. Vale ressaltar que o Brocador ficou em segundo lugar na artilharia do Brasileirão com 16 gols. A Copa do Brasil terminou com uma média de 2,3 gols por partida em um total de 364 gols no torneio.

0002048143243 img

Curiosidade
Um jogador anotou mais gols que Hernane na temporada, pelo menos de maneira extra-oficial. Enquanto o Brocador acumula 36 tentos, o atacante Lourival, do Tocantins de Miracema, balançou as redes 40 vezes, ajudando seu time a se sagrar campeão da Segunda Divisão do Tocantins. O experiente jogador de 34 anos é conhecido pela torcida do clube como “Lourigol”. O artilheiro marcou nove gols no Campeonato Tocantinense, seis na Série D, 20 na Segunda Divisão do futebol tocantinense, e cinco no início de temporada pelo Juventude/SC, totalizando 40 gols.

Artilharia Brasil
1 Hernane – Flamengo 36 gols

2 Bruno Rangel – Chapecoense 34 gols

2 Magno Alves – Ceará 34 gols

4 Marcos Aurélio – Sport 32 gols

5 Rodrigo Silva – ABC 30 gols

6 William – Ponte Preta 29 gols

6 Walter – Goiás 29 gols

8 Alex – Coritiba 27 gols

8 Rafael Costa – Figueirense 27 gols

10 Éderson – Atlético-PR 25 gols

10 Assisinho – Fortaleza 25 gols

10 Careca – Paysandu 25 gols