ESPECIAL: 99 anos de Palmeiras - Histórias, homenagens e sonhos. Confira!

A primeira camisa comemorativa do clube foi lançada nesta segunda-feira

26 de agosto de 2013. É nesta segunda-feira, em que todos os palmeirenses acordaram, vestiram seu manto e saíram para comemorar o 99º aniversário da Sociedade Esportiva Palmeiras

Por: Agência Futebol Interior, 26/08/2013

0002048099789 img

Campinas, SP, 26 (AFI) – 26 de agosto de 2013. É nesta segunda-feira, em que todos os palmeirenses acordaram, vestiram seu manto e saíram para comemorar o 99º aniversário da Sociedade Esportiva Palmeiras. Mesmo na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, toda a nação verde e branco aguarda o tão sonhado centenário, em 2014, que trará novidades ao Verdão. A começar com a possível volta à elite do Brasileirão – o Alviverde domina com certa folga na Série B –, além de sua nova casa, o Allianz Parque.

0002048099789 img

Faltando exatamente um ano para o 100º aniversário, a diretoria do Palmeiras, atualmente administrada pelo presidente Paulo Nobre, preparou uma série de atrações em comemoração aos 99 anos. A primeira já foi divulgada na manhã desta segunda-feira. O Verdão fez algumas modificações em seu uniforme de número 2 e lançou uma réplica com um escudo dourado e prata no peito, com os dizeres: “Quando surge o alviverde imponente – 99 anos”. O número também está presente na costa do novo uniforme.

Além dessa camisa, que já começou a ser vendida pelo preço de R$ 249,90, o marketing do Palmeiras prometeu novos modelos de uniformes comemorativos durante todo o ano. Um relógio que fará a contagem regressiva para o centenário, bancado pela Adidas, será instalado nos arredores da nova arena e também fará parte da “festa”. O cronometro terá início às 23h, pois a fundação do Verdão, segundo os estudiosos, teria acontecido por volta deste horário.

Ídolo será eternizado
Olhar para o gol do Palmeiras, nunca mais foi a mesma coisa desde que Marcos, o São Marcos, se aposentou no final de 2012. E o arqueiro ficará de vez na memória dos torcedores. Isso porque, o busto do goleiro finamente começará a ser construído no Allianz Parque, se juntando a grandes nomes como Ademir da Guia, Waldemir Fiúme e Junqueira.

0002048099794 img

Segundo o goleiro Marcos, o busto deve sair logo que inaugurar o Allianz Parque. O eterno camisa 12 brincou sobre ter tirado foto em todos os ângulos possíveis e afirmou que não tem como a homenagem ficar feia, já que ele é o modelo.

Marcos começou a ser ídolo do Palmeiras em 1999, quando brilhou na disputa de pênalti contra o rival Corinthians, pelas quartas de finais da Copa Libertadores da América. Porém, a consagração veio com o título da competição continental, em cima do Deportivo Cali, e da premiação por ter sido escolhido o melhor jogador do torneio. Contra esse mesmo Timão e na mesma competição, o “São Marcos, defendeu o pênalti de Marcelinho Carioca um ano depois, e nunca mais saiu dos corações dos palmeirenses.

A homenagem ao embaixador do centenário, além das outras novidades que acontecerá no clube durante este ano, entre elas as mudanças que acontecerá no programa sócio-torcedor, o Avanti, será anunciada no jantar comemorativo aos 99 anos, que acontecerá no Buffet na Vila Olímpia, na Zona Oeste de São Paulo.

Faixas por toda São Paulo e outras parabenizações

0002048099792 img

As pessoas que andaram pelas ruas de São Paulo na manhã desta segunda puderam notar algumas peculiaridades . A principal torcida uniformizada do Palmeiras, a Mancha Alviverde espalhou em diversos pontos da cidade, faixas em alusão ao aniversário de 99 anos do clube. Uma delas está localizada na ponte da Casa Verde, na Zona Norte da cidade e outra no parque do Ibirapuera.

Quem também participou da comemoração foi o recém reforço do Palmeiras, o meia Mendieta, que vem realizando bons jogos com a camisa do Verdão, no lugar de Valdívia, que se recupera de contusão. O paraguaio postou em sua conta no Instagram uma imagem com vários uniformes do Alviverde, formando com as numerações a data: 26/08/2013.

Conquistas e ídolos
Campeão do século 20, o Palmeiras nasceu com o nome de Palestra Itália no dia 26 de agosto de 1914. Desde então colecionou títulos, sendo o time que mais venceu torneios nacionais. Entre as conquistas estão: Campeonato Brasileiro (quatro vezes), Taça Brasil (duas), Torneio Roberto Gomes Pedrosa (duas), Copa do Brasil (duas) e uma Copa dos Campões.

0002048099816 img

Além deles, o Verdão levantou 24 taças do Campeonato Paulista, 5 do Torneio Rio-São Paulo, 1 do Campeonato Brasileiro da Série B, da Copa Libertadores da América, da Copa Mercosul, e da Copa Rio Internacional, o Mundial de Clubes da época, que acabou não sendo reconhecido pela FIFA. Em 1965, o Verdão representou a Seleção Brasileira em amistoso contra o Uruguai e venceu por 3 a 0.

A conquista mais festejada foi a da Libertadores da América em cima do Deportivo Cali. O Verdão venceu na disputa dos pênaltis e teve a consagrção do goleiro Marcos, que brilhou no torneio. Naquele time continha vários craques, que marcaram época no Palmeiras. São eles: Velloso, Arce, César Sampaio, Paulo Nunes, Alex, Zinho, Evair, Euller, Galeano, Roque Júnior, Cléber, entre tantos outros.

Além desses citados acima, vários jogadores se consagraram pelos gramados da Academia de Futebol e deixaram seu nome gravado na história do clube. Alguns deles são: Ademir da Guia, Luis Pereira, Jorge Mendonça, Waldemar Fiúme, Valdir de Moraes, Dudu, Leão, Edmundo, Oberdan, Mazzola, Djalma Santos e Leivinha.

Atualmente, o Palmeiras se encontra na Série B e na Copa do Brasil, a maior esperança do time concentra-se no chileno Valdívia, que neste ano mostrou que ainda pode render com a camisa do Verdão, onde já foi campeão Paulista de 2008 e da Copa do Brasil de 2012.