ESPECIAL: 20 anos depois, só metade dos times permaneceram no Paulistão
Portuguesa, Rio Branco, Guarani e Juventus estão em 2016 na A2 e o América amargará ainda a Segundona Paulista
Há vinte anos, no Campeonato Paulista de 1996, apenas 16 equipes estavam na primeira divisão que teve o Palmeiras como grande campeão
Campinas, SP, 27 (AFI) – Há vinte anos, no Campeonato Paulista de 1996, apenas 16 equipes estavam na primeira divisão que teve o Palmeiras como grande campeão. Destes 16 times, apenas a metade estará no Paulistão deste ano: Sempre os grandes Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos e mais Botafogo, Ferroviária, Mogi Mirim e Novorizontino.
Portuguesa, Rio Branco, Guarani e Juventus estão em 2016 na A2 e o América amargará a Série B, a quarta e última divisão paulista.
Graças a desastrosa e desonesta passagem de Marco Polo Del Nero pela presidência da Federação Paulista de Futebol, União de Araras e XV de Jaú ficaram inativos na última temporada, assim como o Araçatuba mas este em razão de administrações desastrosas de seus próprios dirigentes.
Três treinadores que estavam em 1996 já morreram
Dos 16 treinadores que iniciaram a competição, três já faleceram: Afrânio Riul, Telê Santana e Vail Mota. Mas Luxemburgo, Sérgio Ramirez, José Carlos Serrão e Valdir Espinosa continuam ativos.
Confira os times e os treinadores do Paulistão de 1.996
Botafogo:- Afrânio Riul
Corinthians:- Eduardo Amorin
Rio Branco:- Claudio Duarte
São Paulo:- Telê Santana
Palmeiras:- Wanderley Luxemburgo
Ferroviária:- Vail Mota
Guarani:- Sérgio Ramirez
Mogi Mirim:- José Carlos Serrão
Araçatuba:- Marco Antônio Machado
Portuguesa:- Valdir Espinosa
América:- Julio César Leal
Novorizontino:- José Teixeira
XV de Jaú:- Cilinho
Juventus:- Basílio
Santos:- Candinho
União São João:- Play Freitas





































































































































