Espanhol: Há 14 anos, Zidane se despedia do Real Madrid com gol diante do Villarreal

Zidane está atualmente em sua segunda passagem como técnico de Madrid, já tendo liderado o time em três conquistas da Liga dos Campeões

Zidane está atualmente em sua segunda passagem como técnico de Madrid, já tendo liderado o time em três conquistas da Liga dos Campeões

0002050465682 img

Campinas, SP, 07 – Zinedine Zidane estava no auge de sua carreira quando foi contratado pelo Real Madrid em 2001, adornando muitos jogos com seu estilo e técnica galácticos ao vencer o título da LaLiga em 2002/2003, além da Liga dos Campeões de 2001/2002.

Então, em 7 de maio de 2006, foi uma ocasião emocionante no Santiago Bernabéu, já que Zidane usava a camisa do Real pela última vez. Zizou comemorou a ocasião de uma maneira muito especial, com um cabeceio certeiro, após passe de David Beckham, marcando um bonito gol no empate por 3-3 com o Villarreal – antes de se despedir da torcida nas arquibancadas.

Mas é claro que esta não seria sua última vez no Bernabéu. Afinal, Zidane está atualmente em sua segunda passagem como técnico de Madrid, já tendo liderado o time em três conquistas da Liga dos Campeões, além de uma da LaLiga

Nesta semana, no entanto, outros acontecimentos marcantes do futebol espanhol também comemoraram “aniversário” – como o último gol de Kaká na LaLiga, marcado pelo Real em 2013; o primeiro ‘hat-trick’ de Cristiano Ronaldo com os blancos; o retorno em grande estilo de Samuel Eto’o em 2004; o título do Valencia, também em 2004, se tornando o último time (fora os três maiores – Real, Barcelona e Atlético) a conquistar a LaLiga; e as conquistas europeias de Zaragoza e Sevilla, ambas em um dia 10 de maio. Relembre:

0002050465682 img

04/05/2013 – O último gol de Kaká na LaLiga

As lesões afetaram a passagem de Kaká no Real Madrid, mas o vencedor do Ballon d’Or de 2007 deixou muitas lembranças de seu talento durante seus quatro anos na LaLiga.

Um gol de longa distância no derby contra o Atlético de Madri em novembro de 2009 deu ao clube blanco um pequeno gosto do que estava por vir, enquanto os torcedores do Valencia ainda não se esqueceram de quando ele marcou dois gols – e depois mais dois nos 6-3 que o Real fez em pleno Mestalla em março de 2011.

O último gol de Kaká na LaLiga, no entanto, pintou dois anos depois, no dia 04 de maio de 2013, no Bernabéu: um chute preciso à esquerda, após passe de Karim Benzema, dando a vitória por 4-3 para os donos da casa sobre o Real Valladolid.

05/05/2010 – Primeiro ‘hat-trick’ (ou triplete) de Cristiano Ronaldo na LaLiga

Cristiano Ronaldo marcou 22 gols em seus primeiros 26 jogos na LaLiga, mas não conseguiu um hat-trick com a camisa do Real Madrid até uma visita ao estádio do RCD Mallorca, no dia 05 de maio de 2010.

Essa situação foi sanada com três chutes diferentes, mas igualmente infalíveis, com o pé direito da estrela portuguesa, fazendo com que os blancos passassem de 0-1 contra para 4-1 em Son Moix.

Ronaldo conseguiu mais 33 incríveis hat-tricks durante seus nove anos como jogador do Real, incluindo cinco “pôquers” (quando um mesmo jogador marca quatro vezes na partida), e ainda marcando cinco gols em um jogo em duas ocasiões distintas.

08/05/2004 – Samuel Eto’o retorna em grande estilo

Nem todo mundo sabe que Samuel Eto’o estreou na LaLiga como jogador do Real Madrid, aos 17 anos, em maio de 1998.

As coisas não deram certo a longo prazo no Santiago Bernabéu, mas Eto’o voltou em grande estilo seis temporadas depois, marcando dois gols pelo RCD Mallorca justamente contra sua ex-equipe, surpreendendo o Real Madrid, galáctico, ao vencer por 3-2.

Meses depois, o camaronês se transferiu para o Barcelona, e o resto é história… por lá, ele marcou 108 gols em 144 jogos em cinco temporadas, conquistando três títulos da LaLiga, além do prêmio de melhor marcador em 2005/2006. Mas aquela noite no Bernabéu, com o Mallorca, ainda é um dos destaques de sua carreira.

player

09/05/2004 – Valencia comemora o bicampeonato em três temporadas na LaLiga

O período entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000 foi “de ouro” para o Valencia, quando uma equipe magnífica treinada por Héctor Cúper – e depois Rafa Benítez – chegou a duas finais da Liga dos Campeões e conquistou dois títulos da LaLiga.

Ao longo deste período, lendas como David Albelda, Gaizka Mendieta, Santiago Cañizares, Rubén Baraja, Roberto Ayala e Pablo Aimar escreveram seus nomes na história do futebol espanhol.

No entanto, o dia 09 de maio de 2004 continua sendo uma data inesquecível na história do Valência, pois foi quando venceu o Sevilla por 2-0 e garantiu seu sexto – e último até então – título da LaLiga (tornando-se o último clube, fora dos três principais, a conquistar essa taça).

Dez dias depois, eles adicionaram a Copa da UEFA à vasta lista de taças, ao derrotar o Marselha em Gotemburgo.

10/05/1995 e 2006 – Zaragoza e Sevilla derrotam ingleses e conquistam a Europa

Historicamente, o dia 10 de maio é uma data de sorte para as equipes da LaLiga nas competições europeias – especialmente se disputam uma final contra um adversário inglês. Já que, neste dia em 1995, o Real Zaragoza derrotou o Arsenal na decisão da Copa da UEFA, com um chute de Nayim na prorrogação .

E exatamente 11 anos depois, em 2006, o Sevilla derrotou o Middlesbrough por 4-0 na finalíssima dessa mesma competição, dando início à série de cinco vitórias do clube andaluz em apenas 11 temporadas no torneio (que agora é conhecido como Liga Europa).