ESLOVÁQUIA: Já querendo aprontar no seu primeiro Mundial
Eslováquia que participa pela primeira vez em um Copa do Mundo, depois que separou da Thecoslováquia, e já quer deixar sua marca para a história.
Veja também:
São Paulo pode não sediar Mundial de 2014. Entenda!
O sistema tático é formado para explorar a habilidade do meia Hamsik. Enquanto o principal jogador joga, o resto da equipe marca, para que ele possa abastecer sempre os atacantes da seleção. A maré de sorte da seleção da Eslováquia continuou no sorteio dos grupos para o Mundial.
O Grupo F, com Itália, Nova Zelândia e Paraguai, têm o time italiano como a principal potência, com isso à grande chances da seleção estreante se classificar em segundo do grupo. A Eslováquia estreia no Mundial, dia 15, às 8h30, horário de Brasília, contra a Nova Zelândia.Campinas, SP, 10 (AFI) – Desde que se tornou uma nação independente, em 1993, a Eslováquia participará pela primeira vez de uma competição internacional. Ex-integrante da Tchecoslováquia, o país fez bonito nas Eliminatórias Européia ao deixar para trás no Grupo 3, República Tcheca, a Eslovênia, a Irlanda do Norte e a Polônia. Se conseguir reeditar os bons tempos de Tchecoslováquia, o país pode sonhar com um bom desempenho na Copa do Mundo, afinal a antiga república conseguiu dois vices em Copas do Mundo (1934 e 1962).
História
Ao lado da Holanda e da Hungria, a antiga Tchecoslováquia é o país com mais vice-campeonatos mundiais e que nunca conquistou uma Copa. A Tchecoslováquia foi segunda colocada em 1934 e em 1962.
Essa será a primeira Copa da Eslováquia como nação independente. Entre 1930 e 1990, o país jogou pela então Tchecoslováquia, que se desmembrou em 1992, quando se dividiu entre República Tcheca e Eslováquia. Em 2006, a República Tcheca jogou a Copa do Mundo da Alemanha.
Brasil e Tchecoslováquia já jogaram cinco vezes em Copas do Mundo. Em 1938, nas quartas-de-final, as seleções empataram em 1 x 1 no primeiro jogo. Depois, na partida desempate, o Brasil venceu por 2 x 1. Em 1962, os países se enfrentaram duas vezes pela mesma Copa novamente. Na primeira fase, empataram em 0 x 0. Na final, deu Brasil: 3 x 1, de virada. Já em 1970, na primeira fase, o Brasil venceu por 4 x 1. O jogo acabou marcado pelo lance em que Pelé quase fez um golaço do meio-campo.Em 1958, a Tchecoslováquia aplicou a maior goleada na Argentina na história das Copas: 6 x 1, na primeira fase.
FICHA TÉCNICA
Federação Eslovaca de Futebol
O craque: O meio de campo Hamsik, que atua no Napoli-ITA, é o principal jogador da seleção para essa Copa do Mundo. Ele tem como características a visão de jogo, muita habilidade e considerada sua maior qualidade, o poder de conclusão o gol.
Olho nele: O zagueiro do Liverpool-ING, Skrtel (foto) é a principal força defensiva da seleção, além de bom marcador, ele também é o capitão da equipe. No ataque pode ajudar muito a equipe nas jogadas de escanteios ou cruzadas na área, por ser ótimo na jogada aérea.
Ranking da Fifa: 34º
Quantas copas disputou: Nenhuma.
Melhor colocação: Não disputou.
Colocação no último mundial: Não disputou
Time base: Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik; Strba, Salata, Weiss e Hamsik; Vittek e Sestak.
Técnico: Vladimir Weiss
O País
Nome oficial: República Eslovaca
Capital: Bratislava
População: 5 milhões de habitantes
PIB: 99 bilhões de dólares
Língua oficial: Eslovaco
Moeda: Euro
Siga o Futebol Interior também pelo Twitter!





































































































































