Era Dualib: de 1993 a 2007. Relembre os principais fatos!
São Paulo, SP, 21 (AFI) – Glória e desgraça andaram lado a lado no Corinthians, durante a gestão Alberto Dualib (foto), na década de 90. Mesmo conturbada, a Era Dualib foi a mais vitoriosa de toda a historia do Timão.
Agora, após 14 anos na presidência, Dualib, de 87 anos, enfim renunciou. O Futebol Interior, primeiro veiculo a notificar a saída do presidente, relembra os principais fatos desde 1993 até os dias de hoje.
Campeonato Paulista
Enquanto Dualib esteve na presidência, o Timão conquistou cinco títulos paulistas, curiosamente, em anos impares: 1995, 1997, 1999, 2001 e 2003. Em 1998 o time perderia a final para o São Paulo e conquistaria o vice-campeonato paulista.
Copa do Brasil
Em 95, o Alvinegro venceria o Grêmio, no Olímpico e sagraria-se campeão da Copa do Brasil. Porém, seis anos depois, o Tricolor Gaúcho deu o troco em cima do time paulista e abocanhou à Copa do Brasil. No ano seguinte, o Timão deu a volta por cima e conquistou pela segunda vez o campeonato.
Brasileirão
O primeiro titulo veio no final da gestão Vicente Matheus, em 1990. Durante a presidência de Dualib foram mais três títulos. Em 1998 diante do Cruzeiro, em 1999 diante do Atlético-MG e em 2005, pelo campeonato de pontos corridos. Além disso, a equipe tem dois vice-campeonatos. Em 1994, diante do Palmeiras, e 2002, na final frente ao Santos.
Mundial
Por conquistar o Campeonato Brasileiro de 1999, a Fifa concedeu ao Corinthians, o direito de disputar o Mundial Interclubes realizado no Brasil, em 2000. Na final diante do Vasco, Edmundo desperdiçaria o pênalti que daria o primeiro e único titulo internacional do Timão.
Frustrações
Mesmo sendo a gestão mais vencedora, Dualib nunca foi uma unanimidade entre os torcedores corintianos. O inicio da desconfiança começou em 97 com a primeira parceria: Banco Excel e Corinthians. Chegaram ao time, jogadores como: Túlio Maravilha e Donizete Pantera. Porém, no final do Campeonato Brasileiro o banco faliu e deixou o time na mão.
Dois anos depois, mais uma parceria. Agora com o Hicks Muse Tate & Furst Incorporated, A empresa zerou todas as dividas do time, mas a parceria durou apenas três anos, pois o Corinthians não cumpriu algumas cláusulas do contrato. Aliás, a empresa entrou com um processo contra o clube, por perdas e danos, de mais de R$ 45 milhões.
Pra finalizar, em 2005, a mais confusa das parcerias. Corinthians e MSI, empresa do magnata russo Boris Berezóvski. De inicio, a parceria era só maravilhas. Vieram para o Timão jogadores como: Carlitos Tevez, Carlos Alberto, Mascherano, Roger, Nilmar, Sebá e muito mais. Resultado: Corinthians campeão brasileiro de 2005.
No entanto, o que era suspeito, acabou se confirmando. A MSI utilizava o clube para lavagem de dinheiro. Quem confirmou isso foi Kia Joorabichian, intermediário da empresa russa, em uma conversa por telefone com Renato Duprat. Este pode ser considerada o inicio do fim da Era Dualib.
Nunca ter conquistado uma Copa Libertadores da América, torneio desejado pela maioria dos torcedores corintianos e os inúmeros projetos para construção de um estádio que nunca sairam do papel, foram fatores que ajudaram a complicar a vida do Sport Clube Corinthians Paulista, time de maior torcida do Estado de São Paulo e segundo no Brasil.
O futuro presidencial do clube será definido no próximo dia 9 de outubro.





































































































































