Equador x Brasil - Vai começar a Era Tite na Seleção!

O ex-treinador do Corinthians faz sua estreia nesta quinta-feira e já encontra um Brasil pressionado

O ex-treinador do Corinthians faz sua estreia nesta quinta-feira e já encontra um Brasil pressionado

0002050191638 img

Rio de Janeiro, RJ, 31 (AFI) – Uma nova Era vai começar na Seleção Brasileira nesta quinta-feira. Contratado para a vaga do contestado e limitado Dunga no dia 15 de junho, Tite vai fazer sua estreia frente ao comando da amarelinha diante do Equador, às 18 horas (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia.

O Brasil não perde nas Eliminatórias desde a primeira rodada, quando foi derrotado pelo Chile, por 2 a 0, fora de casa. De lá para cá, sob comando de Dunga, foram duas vitórias e três empates. Por conta disso, a seleção está fora da zona de classificação, ocupando o sexto lugar, com nove pontos. Já o Equador é uma das surpresas neste início de competição, figurando na vice-liderança, com os mesmos 13 pontos que o Uruguai, atrás por causa do saldo de gols (8 contra 5).

Equador tem uma baixa importante para a partida desta quinta-feira em Quito

Equador tem uma baixa importante para a partida desta quinta-feira em Quito

INDEFINIÇÃO NO ADVERSÁRIO
O Equador tem uma baixa muito importante para a partida contra a Seleção Brasileira. Isso porque o meia Antonio Valencia, jogador do Manchester United-ING e um dos principais responsáveis pela boa campanha neste início de Eliminatórias, é desfalque por cumprir suspensão automática. O seu substituto ainda não foi definido pelo técnico Gustavo Quinteros.

As opções do treinador equatoriano são Énner Valencia, Renato Ibarra e Fidel Martínez. O escolhido deve ser divulgado apenas momentos antes da bola rolar no Estádio Olímpico Atahualpa, mas a tendência é que Énner seja o escolhido por Quinteros.

NOVA SELEÇÃO
Uma equipe que mantenha a intensidade, seja agressiva, valorize a posse de bola, atenta às bolas altas do adversário. É assim que Tite quer a Seleção Brasileira na sua estreia. O técnico tem a equipe quase definida – vai optar por uma formação com jogadores experientes.

Tite conversa com os jogadores antes de fazer sua estreia pela Seleção Brasileira

Tite conversa com os jogadores antes de fazer sua estreia pela Seleção Brasileira

Apesar de ter fechado os treinamentos realizados nessa semana, sob o argumento de que não queria revelar a escalação para os equatorianos, Tite confirmou o time que vai iniciar a partida desta quinta-feira em entrevista coletiva realizada nesta quarta. Ele, inclusive, foi aplaudido pelos jornalistas presentes na sala de imprensa após a “revelação”.

O treinador se mantém fiel à intenção de escalar os jogadores no posicionamento em que mais se sentem à vontade. A tendência é que a defesa seja quase toda a mesma que iniciou a partida em que o Brasil foi derrotado pelo Peru por 1 a 0 em junho, na Copa América Centenário, e que determinou a eliminação na primeira fase e a demissão de Dunga.

Tite está trabalhando nesta fase inicial na seleção com três fatores que visam compensar o pouco tempo de treinos: conversas, vídeos e atividade de campo. Ele já passou para os convocados a sua visão tática por meio de vários bate-papos, coletivos e individuais. “Conversamos no sentido de potencializar individualidades e coletivo. Os dois precisam estar presentes (em uma equipe)”, disse o treinador.