Embaixador da Ucrânia na Turquia condena cânticos pró-Putin em jogo do Fenerbahçe

Torcida do Fernebahçe apoiou Putin nas arquibancadas

Torcida do Fenerbahce
Uefa vai investigar cântigos pró-Putin em jogo do Fenerbahçe (Divulgação/Fenerbahçe)

São Paulo, SP, 28 – A despedida precoce do Fenerbahçe da Liga dos Campeões foi marcada por uma questão diplomática, na quarta-feira. Torcedores do time turco, atualmente treinador por Jorge Jesus, entoaram cânticos em favor do presidente russo, Vladimir Putin, nas arquibancadas, numa tentativa de afrontar a equipe rival, o ucraniano Dínamo de Kiev.

Nesta quinta, o embaixador da Ucrânia na Turquia, Vasyl Bodnar, lamentou o episódio. “O futebol é um jogo justo. Ontem, o Dínamo de Kiev foi mais forte. É muito triste ouvir as palavras de apoio dos torcedores do Fenerbahce em favor de um assassino e agressor russo, que bombardeou o nosso país”, disse Bodnar, em seu perfil oficial nas redes sociais.

Torcida do Fenerbahce
Embaixador da Ucrânia na Turquia condena cânticos pró-Putin em jogo do Fenerbahçe. (Divulgação/Fenerbahçe)

Ele reconheceu que apenas uma parte da torcida do time turco fez as provocações ao clube ucraniano. “Sou grato ao povo amigo da Turquia pelo seu apoio à Ucrânia e pelo reconhecimento das atitudes inadequadas de alguns torcedores”, declarou o embaixador ucraniano.

Acostumada a ser aliada da Rússia, a Turquia tem demonstrado oficialmente uma postura neutra no conflito entre russos e ucranianos. O país tem liderado a iniciativa de propor conversas e reuniões entre as duas partes em seu território.

Comandado por Jorge Jesus, ex-Flamengo, o Fenerbahce foi eliminado na segunda fase preliminar da Liga dos Campeões na quarta-feira, ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Dínamo de Kiev, na prorrogação, em Istambul. Contratado a pedido do português, o também ex-flamenguista Willian Arão esteve em campo como titular, assim como no jogo de ida, encerrado em um empate sem gols.

Confira também: