Em terra de Dunga, Robinho é Rei. No Timão segue o Circo

Luciano Luiz traz a coluna "Em terra de Dunga, Robinho é Rei..."

É amigos a coisa segue cada vez mais complicada nesse negócio de Futebol. São as coisas da bola.

E a nossa seleção hein??? Depois do insucesso da estréia com o carimbaço da nova era, a “Era Afonso”, o menino de ouro da Vila resgatou um pouquinho de nosso prazer em torcer pela amarelinha.

Certas coisas ocorrem com o selecionado canarinho que acredito eu, nem Froid explicaria.

Primeiro o nosso treinador que até então não comandava nem uma equipe no Play Station, ou seja, não sabe nada de tática. Aliás, com a bola no pé era um tremendo caneludo esforçado. Dei muita risada quando vi o mesmo arrepiadinho explicando que a falta de treinamento específico e coletivo da seleção se dá pelo fato dele adotar outra forma de trabalho. QUE FORMA DE TRABALHO , MANÉ???

E os atletas hein amizade??? Todos devidamente convocados pelos seus respectivos empresários, aliás, alguns mereceriam verdadeiras estátuas.

Fui até o dicionário, pai dos inteligentes e pesquisei o significado da palavra seleção. Vamos lá ao resultado:

seleção
se.le.ção
sf (lat selectione) 1 Ato ou efeito de selecionar ou escolher; escolha criteriosa e fundamentada. 2 Zootécn Separação escrupulosa dos animais reprodutores com as características favoráveis que o criador deseja fixar numa variedade animal distinta. 3 Esp O mesmo que selecionado. 4 Inform Ação ou efeito de selecionar, acepções 3 a 5. S. de paleta, Inform: ação de selecionar um conjunto específico de cores para uma paleta de 256 cores, e usar esta paleta quando uma imagem for exibida. S. natural: a) conseqüência ou resultado da luta entre os seres, animais ou vegetais, sobrevivendo os mais fortes, robustos e resistentes, e perecendo os mais fracos e imperfeitos; b) hipótese de Darwin para explicar a evolução progressiva das espécies; c) predomínio dos melhores elementos, em detrimento dos piores.

Tudo bem? Vou me apegar à explicação final onde se destaca o predomínio dos melhores elementos em detrimento dos piores.

Vamos as perguntas:

Será que Doni e Helton são melhores que Rogério Ceni, Diego Cavalieri e Fabio Costa?

Será que Bruno e Felipe que são tão jovens também não seriam melhores?

Será que Ilsinho, Paulo Baier e Souza não teriam vagas neste time?

Será que Alex Afonso não poderia fazer uma dupla com seu xará dadas as características semelhantes nos nomes e no futebol dos dois?

Será que Wagner Love joga melhor que Adriano, Ronaldo, Rafael Sobis, Pato ou Carlos Eduardo?

Será que Mineiro não é mais um caso daqueles atletas que nasceram para jogar somente em clubes?

Será que Dodô fugiu de concentração ou mesmo não quis assinar nada com determinados anunciantes já que o craque do Brasil atualmente não é nem lembrado pelo nosso modelo de camisas exóticas?

Será que o Renato do Flamengo chuta muito forte e isso atrapalharia os treinamentos da Seleção Tupiniquim?

Será? Será? e Será? Dúvidas que tenho e sei que muitos também. Mas acredito que serão questionamentos jamais respondidos. Que pena.

E o Corinthians???

Que beleza o Circo da última semana hein.

Acredito que Alberto Dualib já deu o que tinha que dar no clube, mas certas posturas de determinados “torcedores” realmente aguçam minha curiosidade.

Vi gente na televisão falando alto com discursos de extrema esquerda que eu mesmo presenciei meses antes fazendo juras de amor ao mandatário octogenário. Coisas da bola.

Acho interessante a forma que as pessoas adotam para expressar suas teorias embasadas em manobras políticas minuciosamente analisadas em conseqüência a uma situação atual.

È Presidente…aqueles que um dia te embalaram, hoje o chutam. Aqueles que juraram fidelidade, hoje o criticam. Coisas da bola.

Espero que seu sucessor que obviamente virá seja tão bom quanto o desenha até então.

É amigos…são coisas da bola. Da bola que insiste em correr pelos quatro cantos do mundo fazendo que a cada dia nos apaixonemos mais. Mas que tristeza quando friamente paramos para analisá-la. Não a bola em si, a redondinha e caprichosa, mas aqueles que enriquecem e de para quedas são jogados ao campo para serem manipulados ou manipulam a massa que ainda sofre e derrama suas preciosas lágrimas por pessoas que não merecem.

Ah…Como esquecer…Parabéns ao Palmeiras, que mesmo com um “amigão” no banco conseguiu vencer o clássico e sair do sufoco.

Abraços e até a semana que vem. Valeu