Em São Paulo, 69 times estão parados

Em São Paulo, 69 times estão parados

Estamos em meados de setembro e quase a totalidade dos times profissionais do interior paulista já podem fechar suas portas porque não têm mais o que fazer neste ano. Das 108 equipes profissionais, apenas 35% estão ativas, sendo que 13 agremiações disputam uma das divisões do Campeonato Brasileiro.

Das equipes que participam de competições promovidas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), oito fazem parte de uma desestruturada Copa Renegados, oito brigam pelo acesso na “Segundona” e doze estão na desmotivada Copa FPF, sendo que nesta competição Marília e Paulista jogam com seus times “b”, ajudando a reduzir o número de equipes em atividade.

É fundamental que aconteça um urgente movimento para que isto não venha ocorrer nos próximos anos. É necessário criar idéias e alternativas, exigindo da FPF uma postura mais digna e profissional.

Acabar com os times “b”, por exemplo, é uma saída para a Copa FPF. A outra é não ficar deixando equipes se profissionalizarem sem ter qualquer condição, apenas com o interesse ganancioso da FPF em receber elevadas taxas na segunda Divisão.

Hoje, temos o altíssimo número de 69 clubes profissionais completamente parados, sem mais nenhum calendário em 2007. E o mais grave é que a maioria destes times não teve mais que três meses de atividade.

Entre as equipes que não têm mais o que fazer neste ano, estão Noroeste e Sertãozinho, ambas da Primeira Divisão e os tradicionais União Barbarense e União de Araras.

E enquanto isto o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, fica pensando em construir estádio e dar de presente para o Corinthians. Estranho, né?

“Abobrão” bem
Ex-lateral da Ponte Preta, Corinthians, Palmeiras, Guarani e Seleção Brasileira, Edson “Abobrão” Boaro tem ido muito bem como treinador na Segunda Divisão Paulista. Na temporada passada já havia feito um bom trabalho no Campinas e agora está indo muito bem à frente do organizado Lemense.

Estevam mal
Se Abobrão vai bem, quem parece que não decola como treinador é Estevam Soares, que passou vergonha dirigindo o Grêmio Baueri e sendo goleado por 7 a 0 para o Paulista, ocasionando sua correta dispensa.

Serrão invicto
Sob o comando de José Carlos Serrão, ex-meia do São Paulo na década de 70, o Mogi Mirim faz excelente campanha na Copa FPF. Somou mais pontos (26) e terminou a primeira fase como único invicto. O Sapão está bem armadinho e vai buscar o título.

Bola 10 é opção
Daniel Mosena comanda o site Bola 10, que divulga atletas amadores e profissionais, com fotos, imagens e clubes de todo o Brasil. É um projeto inteligente e que pode ajudar o mercado do futebol. O endereço do site é: www.bola10.com.br

* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]

* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:

Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Correio de Lins

Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual