Em comunicado, Primeira Liga anuncia que não vai ter campeonato em 2018

A entidade disse, porém, que trabalha para fazer um torneio forte e competitivo na próxima temporada

A entidade disse, porém, que trabalha para fazer um torneio forte e competitivo na próxima temporada

0002050303841 img

Campinas, SP, 27 (AFI) – Em comunicado oficial divulgado na tarde desta terça-feira, a Primeira Liga anunciou que o torneio não vai acontecer. A diretoria da entidade não entrou em maiores detalhes sobre os motivos da decisão, mas disse que existe o interesse dele retornar em 2019.

“A Diretoria da Copa da Primeira Liga comunica que, em comum acordo com todas as partes interessadas, a competição não será realizada em 2018. No entanto, o trabalho continua sendo desenvolvido para viabilizar um torneio forte e estruturado a partir de 2019”, dizia parte do comunicado.

A Primeira Liga foi criada no fim de 2015 por clubes das regiões Sul e Sudeste – exceção de São Paulo e Espírito Santo – com o objetivo de organizar um campeonato independente em relação a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), já que os estaduais não estavam dando retorno financeiro.

O Londrina venceu o Atlético-MG na final e se sagrou campeão da Copa Primeira Liga em 2017

O Londrina venceu o Atlético-MG na final e se sagrou campeão da Copa Primeira Liga em 2017

O problema é que os chamados grandes clubes, como Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense, entre outros, jogavam o torneio com jogadores jovens ou que não vinham sendo aproveitados pelos treinadores entre os titulares, enfraquecendo a disputa.

A primeira edição da Copa foi realizada em 2016 e terminou com o Fluminense como campeão. No ano passado, o Londrina levou a melhor sobre o Atlético-MG nos pênaltis e acabou ficando com o título.

CONFIRA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA

A Diretoria da Copa da Primeira Liga comunica que, em comum acordo com todas as partes interessadas, a competição não será realizada em 2018. No entanto, o trabalho continua sendo desenvolvido para viabilizar um torneio forte e estruturado a partir de 2019.

Na última semana, reuniões com a Confederação Brasileira de Futebol e com a Rede Globo deixaram adiantadas as tratativas para um torneio no início da temporada 2019, com quatro a sete datas, com término até março.

A cúpula da Primeira Liga seguirá em contato constante com os dirigentes dos clubes, a CBF e a Rede Globo a fim de unificar os interesses e promover um torneio de alto nível, valorizando e fortalecendo o Fórum de Clubes.