Em competição nos EUA, atletas realizam os maiores backflips da história do Mountain

O veterano Kyle Strait é campeão do Red Bull Rampage, que teve manobras a mais de 20 metros de altura

Em competição nos EUA, atletas realizam os maiores backflips da história do Mountain Bike O veterano Kyle Strait é campeão do Red Bull Rampage, que teve manobras a mais de 20 metros de altura

0002048117634 img

Campinas, SP, 14 (AFI) – O norte-americano Kyle Strait foi o grande vencedor do Red Bull Rampage, que aconteceu neste domingo (13.10), em Utah, nos EUA. Nem os fortes ventos que atingiram o local impediram os 25 competidores de proporcionarem alguns dos momentos mais incríveis já vistos por este esporte.

0002048117635 img

A competição busca determinar quem é o mais completo atleta de mountain bike do mundo. Para vencê-la, o atleta tem que combinar habilidades de downhill estilo livre – em que os competidores tem que descer montanhas o mais rápido possível -; slopestyle – cuja meta é acertar a manobra mais difícil possível -; dirt jumping – onde os atletas utilizam uma rampa de lançamento -; e corrida.

Um dos mais veteranos entre os participantes, Kyle Strait uniu todos estes elementos, combinando um estilo rápido e fluido e mandando manobras impressionantes como, por exemplo, um salto de mais de 20 metros de altura em que decolou sem as mãos e pousou de forma incrivelmente suave.

O estilo de Strait impressionou a todos.
“A volta dele foi tudo que uma volta do Red Bull Rampage tem que ter. Ele se arriscou muito mas, ao mesmo tempo, andou com 100% de confiança. Ele estava muito forte, parecia muito seguro e não foi possível ver nenhuma falha em sua volta”, comentou o jurado e atleta profissional de Mountain Bike Aaron Chase. Strait participou do Rampage pela primeira vez aos 14 anos e ganhou seu primeiro título em 2004, quando tinha 17 anos de idade.

0002048117634 img

A competição foi repleta de momentos históricos, como os dois backflips que levaram ao delírio os mais de 1500 espectadores que estavam no local. Cam Zink realizou o mortal pra trás de uma altura de mais de 20 metros, completando um salto que ele estava planejando há meses e que exigiu que ele construísse sua própria rampa para treinar com o ângulo necessário.

O trabalho valeu e a pena e deu ao norte americano o prêmio de melhor manobra da competição. A volta de Zink ainda rendeu o terceiro lugar em uma semana que, com certeza, ficará para a história do atleta – além das premiações a namorada do atleta, que estava acompanhando o evento de perto, dará a luz ao primeiro filho do casal.

Quem também lutou muito pelo título de melhor manobra do dia foi o neozelandês Kelly McGarry, que completou o backflip em um cânion e ficou com a segunda posição no campeonato. A manobra deu a ele ainda o prêmio de melhor manobra do dia pelo voto do público. Mais de 400 mil pessoas assistiram ao campeonato pela internet e selecionaram a manobra do neozelandês como a mais incrível do dia. “Noite passada eu não consegui dormir e não conseguia parar de pensar um segundo se eu deveria tentar ou não. Mas eu tinha a velocidade, parecia o certo a se fazer então eu simplesmente fui lá e fiz”, explicou McGarry, sem esconder a alegria depois do evento.

Resultados:
1 – Kyle Strait (USA) – 87.5 pontos
2 – Kelly McGarry (NZL) – 86,75
3 – Cameron Zink (USA) – 84.75
4 – Andreu Lacondeguy (ESP) – 84.25
5 – Tyler McCaul (USA) – 80.50

Melhor Manobra escolhida pelos jurados: Cam Zink
Melhor Manobra escolhida pelo público: Kelly McGarry