Em 2007, Portuguesa conquistou seu primeiro título no Canindé

Equipe venceu a Série A2 do Campeonato Paulista; No segundo semestre, time também subiu no Brasileiro

Equipe venceu a Série A2 do Campeonato Paulista; No segundo semestre, time também subiu no Brasileiro

0002050465434 img

São Paulo, SP, 06 (AFI) – Após ser rebaixada pela primeira vez no Campeonato Paulista em 2006, a Portuguesa deu a volta por cima no ano seguinte. No estadual, fez valer o peso da camisa e venceu o título, que serviu de embalo para o time conquistar o acesso também na Série B do Campeonato Brasileiro.

Após 86 anos consecutivos na elite, com três títulos (1935, 1936 e 1973), a Portuguesa amargou o rebaixamento em 2006. A queda colocou os lusitanos em rotas até então desconhecidas até o dia 6 de maio, quando encerrou sua participação levantando a taça no jogo diante do Rio Preto. Comandado por Vagner Benazzi, o time teve um jovem Diogo como destaque, além de Tiago Campagnaro, Leonardo, Marcos Paulo, Rivaldo e Preto.

 Em 2007, Portuguesa conquistou seu primeiro título no Canindé

Em 2007, Portuguesa conquistou seu primeiro título no Canindé

VIAGENS E CLÁSSICOS DIFRENTES
Disputada por 20 equipes em turno único, a primeira fase colocou a Portuguesa à prova. Logo na estreia, uma longa viagem de 567km para Osvaldo Cruz mostrou que a jornada seria dura. Com uma vitória por 2 a 1, o começo foi com o pé direito.

Ainda na fase inicial o time encarou viagens para Birigui (507km), Mirassol (453km) e Taquaritinga (336km), além de realizar ‘clássicos alternativos’ contra o time B do Palmeiras e o Nacional.

Ao término da fase, porém, a Lusa reforçou que seria a principal candidata ao acesso, somando 38 pontos e terminando na liderança.

ACESSO INVICTO
Definido os oito classificados, o campeonato foi zerado e a Portuguesa iniciou a disputa com Guarani, São José e Bandeirante em igualdade. Ela durou apenas até o início, quando após vencer em Birigui a rubro-verde já largou na frente. Vitória em casa contra o São José, empate no Brinco de Ouro, nova vitória no Canindé contra o Guarani e o acesso foi conquistado em São José dos Campos, com um empate em 2 a 2. O time ainda fechou a fase vencendo o Bandeirante e terminando de forma invicta.

CHAVE DE OURO INÉDITA NO CANINDÉ
O jogo de ida da final foi em São José do Rio Preto (440km de São Paulo). A Portuguesa encarou o Rio Preto e o forte calor de uma quarta-feira a tarde, mas voltou com um empate de 1 a 1.

No dia 6 de maio de 2020, então, a Portuguesa encarou novamente o Rio Preto. Após um primeiro tempo sem gol, a Lusa não deu qualquer chance ao adversário, venceu por 4 a 0, coroando a campanha e conquistando pela primeira vez em sua história um título no Canindé.

EMBALOU PARA O NACIONAL
Na segunda parte da temporada, a Portuguesa teve o desafio de jogar a Série B do Campeonato Brasileiro. Após 38 rodadas, ainda sob o comando de Vagner Benazzi, o time conquistou mais um acesso, fazendo de 2007 um dos melhores anos da história da Portuguesa.

player

FICHA TÉCNICA
Portuguesa 4×0 Rio Preto
Data:
06/05/2007
Local: estádio do Canindé, em São Paulo
Árbitro: Philippe Lombard

Portuguesa: Tiago; Wilton Goiano, Bruno, Marco Aurélio e Leonardo; Marcos Paulo, Raí (Alexandre), Erick e Preto; Vaguinho (Rivaldo) e Diogo (Joaõzinho). Técnico: Vágner Benazzi.

Rio Preto: Pitarelli; Mazinho, Eder Baiano, Jéferson (Wilson) e Reivan; Rodrigo Uchoa (Toninho Maranhão), Mário André, Bady e Cacique; Wesley (Bruno) e Clayton. Técnico: Luciano Dias.

Gols: Rodrigo Uchoa (contra, 5’/2ºT), Diogo (12’/2ºT), Rivaldo (28’/2ºT) e Marcos Paulo (34’/2ºT).

Cartões amarelos: Erick, Preto, Vaguinho; Cacique, Wilson e Toninho Maranhão.