Eliminatórias: Tite está a uma vitória de recorde como treinador

O triunfo sobre a Argentina, na quinta, igualou o treinador ao desempenho de Dunga na fase classificatória para a Copa do Mundo

O triunfo sobre a Argentina, na quinta, igualou o treinador ao desempenho de Dunga na fase classificatória para a Copa do Mundo

0002050208855 img

Campinas, SP, 11 – A vitória do Brasil sobre a Argentina no Mineirão, na última quinta-feira, valeu a manutenção da seleção no topo da tabela das Eliminatórias e também manteve Tite na briga por uma marca histórica entre técnicos da equipe nacional. Com cinco vitórias em cinco partidas, o treinador poderá alcançar na próxima terça-feira o recorde estabelecido por João Saldanha em 1969, que na ocasião venceu seis vezes consecutivas nas Eliminatórias que classificaram o Brasil para o Mundial de 1970.

Naquela época, as seleções sul-americanas eram divididas em grupos. O Brasil ficou no Grupo 2, ao lado de Colômbia, Venezuela e Paraguai. Os jogos eram de ida e volta, e a seleção comandada por Saldanha venceu todos os seus compromissos.

Tite assumiu o Brasil no meio do ano e, desde então, treinou a seleção em cinco partidas. Mesmo sem ter conseguido realizar um único amistoso e tendo poucos dias para treinar com os convocados – na média, são três treinos por rodada das Eliminatórias -, ele conseguiu levar uma equipe desacreditada da sexta para a primeira posição da tabela. Foram cinco vitórias em cinco jogos.

O triunfo sobre a Argentina, na quinta, igualou o treinador ao desempenho de Dunga na fase classificatória para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Naquela época, o ex-treinador da seleção vinha tendo desempenho ruim, mas na reta final emendou cinco vitórias e classificou o Brasil com o melhor desempenho das Eliminatórias.

CAMPANHA DE RESPEITO
Com Tite, a campanha é inquestionável. A seleção marcou 15 gols e sofreu apenas um sob o seu comando. Uma vitória diante do Peru praticamente sacramenta a classificação brasileira, que até cinco rodadas atrás era apontada como difícil. Mas, nas entrevistas, Tite procura relativizar sua importância para a equipe, dividindo os louros com colegas da comissão técnica e jogadores.

'Eu não esperava esse desempenho, foi acima do esperado', afirmou o treinador - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

‘Eu não esperava esse desempenho, foi acima do esperado’, afirmou o treinador

“Eu não esperava esse desempenho, foi acima do esperado”, afirmou o treinador. “Técnico, por maior capacidade que tem, não transforma característica de atletas. A qualidade sempre é a principal característica. Até porque nós somos mais selecionadores do que técnicos. Os atletas já vêm treinados de suas equipes.”

NADA DE EUFORIA
Tite também insistiu no discurso de pés no chão sobre o momento do Brasil nas Eliminatórias. “São apenas cinco jogos. Se eu estou contente? Estou contente, mas é apenas uma etapa na busca pela classificação ao Mundial”, discursou o treinador.

Mesmo assim, o técnico vem escrevendo sua história como um dos de melhor retrospecto à frente do Brasil. Em Eliminatórias, já empatou com Dunga e superou Carlos Alberto Parreira, que venceu quatro seguidas na classificação que antecedeu a conquista do Tetra, em 1994, e Telê Santana, na campanha da Copa de 1982.

Confira o retrospecto de outros treinadores à frente da seleção em Eliminatórias:

João Saldanha

6 vitórias seguidas nas Eliminatórias da Copa de 1970 (100% de aproveitamento)

Colômbia 0 a 2 Brasil

Venezuela 0 a 5 Brasil

Paraguai 0 a 3 Brasil

Brasil 6 a 2 Colômbia

Brasil 6 a 0 Venezuela

Brasil 1 a 0 Paraguai

Tite

5 vitórias seguidas nas Eliminatórias da Copa de 2018

Equador 0 a 3 Brasil

Brasil 2 a 1 Colômbia

Brasil 5 a 0 Bolívia

Venezuela 1 a 2 Brasil

Brasil 3 a 0 Argentina

Dunga

5 vitórias seguidas nas Eliminatórias da Copa de 2010

Brasil 3 a 0 Peru

Uruguai 0 a 4 Brasil

Brasil 2 a 1 Paraguai

Argentina 1 a 3 Brasil

Brasil 4 a 2 Chile

Carlos Alberto Parreira

4 vitórias seguidas nas Eliminatórias da Copa de 1994 (Todos os jogos em casa)

Brasil 2 a 0 Equador

Brasil 6 a 0 Bolívia

Brasil 4 a 0 Venezuela

Brasil 2 a 0 Uruguai

Telê Santana

Venceu todos os 4 jogos das Eliminatórias da Copa de 1982

Venezuela 0 a 1 Brasil

Bolívia 1 a 2 Brasil

Brasil 3 a 1 Bolívia

Brasil 5 a 0 Venezuela