Eliminatórias: Tite deve convocar Seleção Brasileira com poucos campeões olímpicos

Dos 18 que participaram da campanha do ouro na Rio 2016, apenas dois, Neymar e Renato Augusto, têm presença assegurada

O técnico Tite anuncia a lista dos 23 atletas para os jogos contra Equador e Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

0002050189119 img

Rio de Janeiro, RJ, 22 – A Seleção Brasileira campeã olímpica não terá muitos jogadores convocados nesta segunda-feira para o time principal. O técnico Tite anuncia a lista dos 23 atletas para os jogos contra Equador e Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, seus primeiros à frente da equipe, e sua preferência neste momento será por gente mais experiente.

Dos 18 que participaram da campanha do ouro olímpico, apenas dois, Neymar e Renato Augusto, têm presença assegurada na relação que Tite anuncia às 11 horas, na sede da CBF, no Rio. O treinador também está inclinado a chamar o zagueiro Marquinhos. Os outros talvez tenham de esperar mais um pouco, embora Walace, Luan, Gabriel Barbosa e Gabriel Jesus não possam ser totalmente descartados.

Mas isso não quer dizer que a geração olímpica será esquecida. Tite apenas não quer saber de precipitações: a Eliminatória é difícil, o Brasil não está bem colocado (é o sexto, com nove pontos, e hoje estaria fora da Copa do Mundo da Rússia) e os jogos contra os equatorianos, no dia 1.º de setembro em Quito, e colombianos, dia 6 em Manaus, devem ser duríssimos.

Tite deve convocar Seleção Brasileira com poucos campeões olímpicos

Tite deve convocar Seleção Brasileira com poucos campeões olímpicos

Por isso, sua opção por um grupo mais “cascudo”. Ele entende ser melhor fazer a “integração” desse pessoal, os que demonstraram potencial nesse período olímpico, de forma gradativa à seleção principal. Não quer queimar etapas.

“É difícil quantificar quantos daqui estarão na seleção principal. Meu compromisso é acompanhar performance dos atletas”, disse na primeira visita que fez aos olímpicos, ainda no período de preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Também nesta segunda-feira, durante a divulgação da lista de Tite, a CBF pode anunciar a criação de uma seleção sub-23 permanente, já visando à Olimpíada de Tóquio, em 2020. O técnico seria Rogério Micale.