Eliminação da sub-20 retrata momento do futebol brasileiro

Rio de Janeiro, RJ, 12 (AFI) – Dona de uma horrorosa campanha no Campeonato Mundial Sub-20, sendo eliminada com três derrotas em quatro jogos, a seleção brasileira foi o retrato do futebol atual no Brasil.

O técnico Nelson Rodrigues, de 42 anos, sem qualquer expressão, e no cargo desde 09 de março de 2006, quando substituiu Renê Weber, mostrou ser craque em colecionar fracassos: contratado pela CBF para assumir o lugar de Marcos Paquetá na seleção brasileira Sub-17, em 2005, devido a seu trabalho na Líbia (!), disputou o Mundial daquele ano e foi goleado na final pelo México (3 x 0).

O Brasil, apesar dos títulos sul-americanos, após conquistar os Mundiais de 2003 nas categorias Sub-17 e Sub-20, perdeu tudo de lá para cá: na Sub-20, derrota nas oitavas-de-final este ano (para a Espanha) e na semifinal em 2005 (para a Argentina), na Sub-17, perdeu o título de 2005 e ainda disputará o deste ano. Sem falar na humilhante eliminação da seleção no Pré-Olímpico de 2004, ficando sem vaga nos Jogos Olímpicos.

No elenco da Sub-20 deste ano, vários craques (?), segundo a imprensa: Alexandre Pato, que será o maior jogador de futebol de todos os tempos (?), Renato Augusto, o maior craque que o Flamengo já formou (?), William, indispensável para o sucesso do Corinthians (?), Marcelo, um dos galácticos do Real Madrid (?), Carlos Eduardo, muito melhor que Ronaldinho, segundo dirigentes do Grêmio, entre outros. Juntos, jamais formaram uma equipe coesa e que desse mostras que poderiam desempenhar um bom papel.

Para finalizar, uma pergunta simples: Jô e Vágner Love (este na Copa América), ambos do CSKA Moscou, voltarão a ser convocados para uma seleção brasileira após as últimas exibições? Quanta dificuldade para se fazer um gol!