Efeito coronavírus! Fifa perde ação de quase meio milhão contra a Rede Globo
A emissora havia parado de pagar os valores do contrato diante das dificuldades financeiras impostas pela pandemia e a Fifa não gostou
A emissora havia parado de pagar os valores do contrato diante das dificuldades financeiras impostas pela pandemia e a Fifa não gostou
Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – Principal emissora do país e detentora de boa parte das transmissões de competições da Fifa, a Rede Globo comemorou importante vitória na Justiça. Isso porque a entidade máxima do futebol ingressou com ação ainda em 2020 cobrando 90 milhões euros (R$ 478 milhões) de um contrato entre as partes.
Fifa e Globo firmaram acordo de transmissão de competições de Seleções, válido de 2015 a 2022. Por esse direito a emissora pagaria determinada quantia, montante este que é tratado de forma sigilosa entre as partes e inclusive no processo.
Contudo, logo no início da pandemia a Rede Globo comunicou a Fifa que cessaria com os pagamentos do contrato, diante da crise financeira e principalmente a paralisação dos jogos para conter a disseminação dos novo coronavírus. Só que a Fifa não aceitou a medida e resolveu ir à Justiça para ter os valores.
Em setembro de 2020 a Fifa ingressou com ação, que tramitou na 6ª Vara Empresarial do Estado do Rio de Janeiro. Foi negado a entidade um pedido liminar que obrigaria a Rede Globo a depositar a quantia discutida em juízo e posteriormente veio Sentença julgando a ação improcedente.
Inconformada, a Fifa recorreu da decisão de primeiro grau e em segunda instância teve mais uma derrota, com uma decisão unânime em julgar a ação improcedente.
A intenção, agora, é que Fifa e Rede Globo repactuem os valores do contrato firmado, uma vez que a emissora segue detentora das transmissões, inclusive da Copa do Mundo que será realizada no Catar em 2022.





































































































































