Eduardo Baptista vai vencer como técnico no Palmeiras ?
Particularmente, acho que não. E tenho argumentos para defender a minha tese.
Particularmente, acho que não. E tenho argumentos para defender a minha tese.
Cuca saiu e Eduardo Baptista foi contratado para substituí-lo no comando técnico do Palmeiras. Ele tem ou não competência para ocupar um cargo tão importante no atual campeão brasileiro? Particularmente, acho que não. E tenho argumentos para defender a minha tese. Começo pelo retrospecto de Eduardo.
Ele fez um trabalho razoável no Sport Recife mas perdeu o ritmo depois de quase um turno de bons resultados. Esteve no Fluminense e também não conquistou título. Depois assumiu o comando da Ponte Preta de Campinas, mostrou um trabalho razoável mas não classificou a Macaca para disputar a Copa Libertadores.
Ou seja. Nos seus últimos trabalhos, ele começou bem e perdeu a mão na sequência. É o que acredito vá acontecer com ele no comando do Palmeiras. Com uma dificuldade a mais. O Verdão é um dos maiores clubes do Brasil. Entra em campeonatos para ser campeão. Provou isso no último Brasileiro quando chegou na frente com mais de sete pontos de vantagem.
Cuca fez excelente trabalho. Só que Eduardo Baptista não serve nem para engraxar a chuteira de Cuca. É bem inferior. Diante disso, acredito que nas primeiras rodadas do Paulistão Eduardo Baptista possa até conseguir bons resultados mas, na sequência, quando for mesmo para a fase decisiva do estadual não terá forças para segurar seu time entre os primeiros colocados.
Lógico que futebol como já diziam meus companheiros do passado, “é uma caixinha de surpresas” e, de repente, um técnico mediano como Eduardo Baptista pode acertar a mão e até levar o Palmeiras a conquistar um ou dois títulos neste ano.
Mas a lógica não prevê isso. Prevê sim que o Palmeiras vai intercalar bons e maus jogos, vai perder pontos incríveis e ganhar outros que pareceriam impossíveis e, nesta oscilação permanente não terá condições de brigar por qualquer dos títulos que irá disputar. Isso, como disse acima, com Eduardo Baptista no comando técnico.
Se ele for substituído na sequência, o Verdão poderá ressurgir, dependendo é lógico, do treinador que o clube contratar. De qualquer forma, acho péssimo prever o insucesso de um treinador antes dele começar a trabalhar.
Assim, vamos aguardar um pouco para sentir se ele será o mesmo técnico meia boca de Sport, Fluminense e Ponte Preta, ou se vai surpreender e levar o Verdão a grandes vitórias e conquistas. Até torço para que Baptista dê certo. Pelo menos não vão dizer que eu “sequei” esse jovem treinador.
Mas que não acredito no seu sucesso no Palmeiras, não acredito mesmo. Ou será que o tempo vai me contradizer ? ? ?
C * U * R * T * A * S
* DIRETORIA do Palmeiras resolveu correr atrás de Felipe Melo, um volante meia boca que pertenceu a Seleção de Dunga anos atrás e só dá pancada. É rei de amarelos e vermelhos. Não tem futebol para ser titular de time grande. É tipo os brucutus do passado. Mas ele está com prestigio. Além do Palmeiras, que tem mais dinheiro, São Paulo, Corinthians e até Inter querem esse jogador. Acho um desperdício de grana. Ele não vale qualquer investimento. Melhor correr atrás de outros nomes já que Felipe Melo só vai dar problema para quem o contratar.
* ALÉM de contratar reforços, o Verdão também tem alguns contratos a renovar. Diretoria procura os jogadores para um acerto e tem algumas dificuldades para chegar a um acordo. Afinal, com o titulo brasileiro conquistado, todo o elenco se valorizou e o jogador tenta se aproveitar disso para fazer um bom acordo. Pior é a situação entre Palmeiras e Crefisa. Clube e patrocinador estão rachados e pode acontecer até da financeira não renovar seu contrato com o Palmeiras. Nesse caso, a sobra de dinheiro havida em 2016 não será a mesma de 2017.
* CORINTHIANS resolveu aproveitar Fabio Carille para substituir Oswaldo de Oliveira que foi demitido. Carille é prata da casa, tem bom relacionamento com o elenco e pode até fazer um bom trabalho. Mas minha opinião sobre ele é a mesma que tenho de Eduardo Baptista. Carille não tem bagagem para dirigir um time da grandeza do Corinthians. É muito fraco. Será engolido pelos jogadores e vaiado pela torcida. Não deve durar mais do que o período em que o Timão vai disputar o Campeonato Paulista. Acho que no fim desse torneio Carille será demitido.
* ALIAS, 2017 não promete quase nada à fiel torcida. O técnico é fraco o elenco não foi reforçado ainda como deveria. Falta dinheiro ao clube. Assim, não será novidade se o Corinthians utilizar no Paulista quase o mesmo time que deu vexame no Brasileiro. Se isso ocorrer, a chance do Timão disputar mais um título paulista é pequena. Quando muito pode até chegar a fase decisiva mas na hora de decidir titulo nem a força da fiel o levará ao título. As coisas só vão melhorar se surgir dinheiro e o clube contratar bons reforços. Caso contrário,não vai dar.
* O MAIOR problema do Corinthians no entanto é sua diretoria. Enquanto o clube estiver nas mãos do falastrão Andres Sanchez, o futuro do time de futebol estará comprometido. Sanchez não faz nada certo. Além disso, o atual presidente, Roberto Andrade, não acerta uma. Só faz besteiras. Está até ameaçado de impeachement. Assim, sem comando, com técnico fraco e elenco limitado, as perspectivas do futebol do Corinthians no ano que vai entrar são altamente negativas. Acho bom a fiel começar a chiar desde já para não ter séria decepção em 2017.
* SÃO PAULO está sem dinheiro. Precisou fazer empréstimo para pagar o décimo terceiro de seus jogadores. Assim, Rogério Ceni que queria reforços, não será atendido. Vai continuar com o atual elenco e vai tentar melhorar a produção do time com os jovens valores revelados pelo time sub 20. Com um pouco de paciência e muito treino, pode acontecer de Ceni armar um bom time. Pelo menos para disputar o Paulistão que é u torneio fraco. Mas para a Copa do Brasil, a Sulamericana e o Brasileirão será preciso contratar reforços. Elenco é deficiente.
* SANTOS também atravessa mal momento financeiro. É a regra entre os grandes clubes paulistas. Não há dinheiro nem para manter o atual elenco. Diretoria procura empréstimos que não exijam muito investimento para tentar melhorar o número de jogadores no elenco principal. Ainda assim, está muito difícil contratar. Do jeito que vai, se a diretoria ao menos mantiver o atual elenco, já está bom demais. Houve tentativa de trazer Robinho de volta, mas o jogador quer ficar no Atlético. Também Gabigol disse que fica na Itália e não voltará a jogar no Santos.
* VOLTO a fazer um apelo aos companheiros do interior paulista. Conversem entre si e se disponham a apoiar a ACEISP – Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo. É uma entidade criada para defender o cronista esportivo interiorano. Daremos total cobertura aos nossos credenciados. Hoje uma credencial que vale para o Estado todo, custa 90 reais. A partir de janeiro passará a custar 120 reais e em fevereiro, 150 reais. Economize e faça já seu credenciamento. Apoie uma associação que foi criada especialmente para servir você.
* SE QUISER mais informações entre no aceisp.com.br. Lá você vai encontrar todas as informações para fazer sua credencial. Poderá inclusive faze-la virtualmente. Siga as instruções e se credencie. Aproveitamos para pedir sua ajuda na divulgação deste credenciamento feito pela ACEISP. A nossa associação é autorizada a emitir credenciais pela própria Federação Paulista de Futebol. Durante todo o ano que vem elas vão servir para você cobrir qualquer jogo em qualquer estádio paulista. Não deixe de mandar sua inscrição. Apoie sua entidade.
* APROVEITO a oportunidade para mandar daqui meus votos de um Feliz Ano Novo para todos vocês, leitores do site Futebol Interior e da coluna Toque de Bola.Gostaria que todos vocês continuassem com a gente em 2017 e que só tivessem bons momentos durante o ano que chega. Essa mensagem vale também para todos os seus amigos mais próximos e familiares. Nossa “família” deve fortalecer seus laços de amizade e de apoio mutuo. Contem com a gente em tudo que precisarem. Qualquer dúvida entrem em contato direto conosco aqui no FI.
* TÉCNICO Dorival Junior está otimista quanto ao que o Santos poderá produzir em 2017. Ele diz que pretende ganhar ao menos um grande título na próxima temporada pois vê seu time com potencial para atingir esse objetivo. Já no Campeonato Paulista de 2017 ele pretende chegar a fase decisiva e, se puder, ganhar seu primeiro título da temporada. O Santos vai disputar ainda a Copa Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. No último foi um dos melhores da competição e foi um dos que mais ameaçou a liderança do Palmeiras.
* CAMARA dos Deputados pretende mudar a lei que isenta de pagar impostos federais aos clubes de futebol e as igrejas. Acho justo. Mas se essa vontade transformar-se mesmo em lei, vai ter muito clube mal dirigido por aí que vai abrir o bico. Isso também deverá ocorrer com as igrejas, sejam elas católicas ou evangélicas. Na verdade, a lei da isenção foi aprovada muitos anos atrás e já está superada. Cabe aos deputados analisarem os prós e contras e definir nova maneira de agir para clubes e igrejas em relação ao pagamento dos impostos federais.
* COPA Libertadores foi dividida sete grupos na próxima temporada. no Grupo I estão Atlético Nacional, atual campeão, Estudiantes, Barcelona e representante do G2; no Grupo II estão Santos, Santa Fé, Sporting Cristal e um representante do G3; No Grupo II estão River Plate, Emelec, Independiente Medellin e Melgar; no GIV estão San Lorenzo, Universidad Católica, Flamengo e um representante do GI; No Grupo V estão Atlético Mineiro, Libertad, Godoy Cruz e Sport Bayja e no Grupo VI Nacional, Chapecoense (campeã de 2016), Lanus e Zulia.
* FINALMENTE, no Grupo VII estão Grêmio Portoalegrense, Guarani, Zamora e Deportes Iquique. Há entre os clubes citados muitos que disputarão a Libertadores pela primeira vez. É o caso da Chapecoense. Em compensação há muitos dos tradicionais clubes Sul Americanos que garantiram vaga nesta edição da Copa. Como representantes brasileiros estão Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Chapecoense e Grêmio já garantidos. Nas últimas edições da Copa clubes brasileiros não chegaram a decisão. Prova de que nosso futebol precisa melhorar.





































































































































