Edson Vieira se torna o primeiro técnico a trabalhar em todas divisões do Paulistão

Em meio a muita emoção, a reportagem do Portal Futebol Interior bateu um papo exclusivo com Edson Vieira, que falou com orgulho do recorde quebrado, da estreia na Série A4 e muito mais!

A Série A4 do Paulistão começou para a Inter de Bebedouro, e a vitória contra o Osasco Audax por 2 a 1 teve um sabor ainda mais especial para o técnico Edson Vieira

Edson Vieira
Edson comandando treino da Inter de Bebedouro. (Foto: Divulgação/AAI)

Por Filipe Saochuk

Bebedouro, SP, 23 (AFI) – A Série A4 do Paulistão começou para a Inter de Bebedouro, e a vitória contra o Osasco Audax por 2 a 1 teve um sabor ainda mais especial para o técnico Edson Vieira. Veterano treinador com muita experiência no futebol do estado, o profissional atingiu um feito que nenhum outro jamais conseguiu: atuar como técnico nas cinco divisões de São Paulo.

Em meio a muita emoção, a reportagem do Portal Futebol Interior bateu um papo exclusivo com Edson Vieira, que falou com orgulho do recorde quebrado, relembrou sua trajetória, suas grandes inspirações, além de comentar sobre este novo ciclo na Inter de Bebedouro, que começou com o pé direito.

Confira a entrevista exclusiva com o técnico Edson Vieira!


NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!


O RECORDE DE EDSON VIEIRA E A ESTREIA NA SÉRIE A4 DO PAULISTÃO

Depois de construir uma longa carreira como jogador, atuando no ataque de clubes como Londrina, Botafogo, Ponte Preta, e jogar em países como Colômbia, Grécia e México, o paranaense Edson Vieira iniciou a carreira como treinador no início dos anos 2000, na Portuguesa-PR.

image 500
Edson Vieira como jogador do Botafogo. (Foto: Reprodução/Instagram)

Quase 25 anos depois, o treinador adicionou em seu agora extenso currículo trabalhos por tradicionais clubes de São Paulo como União São João, XV de Piracicaba, União Barbarense, Lemense, Sertãozinho, São Carlos, Taubaté, São Bento, Rio Branco, Comercial, Rio Claro, São Caetano e mais.

Em 2025, de volta à Inter de Bebedouro, Edson quebrou um recorde histórico ao estrear na Série A4 do Paulistão no gramado do Sócrates Stamato, casa do Lobo. Lembrando sobre a noite passada, o técnico não escondeu a emoção de se tornar o primeiro técnico a atuar em todas as cinco divisões do estado, à frente de um clube que possui forte conexão.

“Sinceramente, me emocionei profundamente ao ouvir o hino nacional antes do jogo. Foi um momento muito especial. Fui atleta do clube em 1996, depois retornei como treinador em 2016, e agora, em 2025, tive a honra de estar novamente à frente da equipe. Esse sentimento único me fez cair no choro. Além disso, tenho a felicidade de dizer que quebrei um recorde, o que torna tudo ainda mais marcante.”

São Paulo é um dos principais polos futebolísticos do Brasil, e profissionais marcantes e do mais alto nível nunca faltaram. Agora dono de um feito inédito, Edson Vieira ressaltou quais são as suas virtudes, como pessoa e profissional, que o permitiram escrever esta história até aqui.

“Honestidade, trabalho, disciplina e competência são os pilares que sempre nortearam minha carreira. Ao longo do tempo, tive a oportunidade de trabalhar em sete times diferentes por três vezes cada um. Para mim, isso reflete credibilidade e confiança no trabalho que desenvolvo. Sempre deixo as portas abertas por onde passo e, acima de tudo, sou grato por todas as oportunidades que me foram dadas, mesmo reconhecendo que, como todo profissional, também tenho meus defeitos.”

Com tantas camisas na coleção e trabalhos realizados, eleger o mais especial não é uma tarefa fácil. Mas para o treinador, existem dois que ficaram guardados com carinho em sua memória.

“O São Bento teve um impacto imenso na minha carreira e na minha vida pessoal. Lembro com carinho do momento em que meus filhos estavam presentes, desfilando na cidade no trio elétrico. Amo Sorocaba e tenho um amor especial pelo São Bento, que sempre estará no meu coração. Outra equipe que marcou profundamente minha trajetória foi a União Barbarense, que também deixou um legado inesquecível na minha vida profissional.”

image 502
Edson Vieira pelo São Bento. (Foto: Reprodução/Instagram)

Com tanta experiência, muitas pessoas cruzaram seu caminho, e algumas delas, foram responsáveis por mudá-lo como profissional. Edson confidenciou quais treinadores são as suas grandes inspirações.

“Sempre admirei profundamente Afrânio Riul e, por diversas vezes, dizia para mim mesmo que gostaria de ser como ele. Afrânio foi meu treinador na Série A1, quando estive no Botafogo de Ribeirão. Outro grande nome que me inspira é o saudoso Benazzi, uma verdadeira lenda com quem joguei muitas vezes contra. Também guardo com muito respeito a memória de Luís Carlos Ferreira, o Ferreirão, uma referência no futebol. Não posso deixar de mencionar Luís Carlos Martins, que considero uma lenda viva e admiro muito. Por fim, quero destacar alguém que tem um lugar especial no meu coração: Warlei de Carvalho, um guerreiro e motivador que tive o privilégio de ter como treinador em cinco oportunidades.”

Além da emoção no aspecto pessoal, o primeiro compromisso da Inter de Bebedouro na temporada começou da maneira que elenco, comissão técnica e torcedores sonhavam. Por 2 a 1, com gols de Maçola e Anthony, o Lobo venceu por 2 a 1 o Osasco Audax e largou bem na Série A4.

O comandante da Inter avaliou a estreia, foi sincero sobre o papel da equipe no campeonato e ainda afirmou: a AAI chegará muito longe nos próximos anos.

“A estreia sempre vem acompanhada de muita ansiedade, especialmente com um time praticamente renovado, já que apenas dois atletas permaneceram do ano passado. Mesmo assim, superamos as expectativas ao enfrentar uma equipe muito boa e bem dirigida. Com o apoio de 3 mil torcedores no estádio, conquistamos um resultado merecido. Seguimos confiantes no trabalho, acreditando que a Inter, com dedicação, tem tudo para, em cinco anos, alcançar o nível de clubes como o Mirassol ou o Novorizontino.”

image 497
Elenco da Inter celebra vitória na estreia da Série A4. (Foto: Divulgação/AAI)

AGENDA DA INTER DE BEBEDOURO

Depois de começar vencendo no Campeonato Paulista Série A4, a Inter volta a campo no próximo domingo (26), às 10h, contra a Matonense, no Estádio Dr. Hudson Buck Pereira.