ECUS Tanabi
ECUS Suzano x Tanabi - Começa a final da Segundona

ECUS Suzano e Tanabi se enfrentam neste sábado (23), às 15h, no Estádio Francisco Marques Figueira, em Suzano

A presença de ECUS e Tanabi na final é mais do que merecida. Ambas as equipes chegam invictas nas semifinais e demonstraram ao longo da temporada um futebol competitivo

ECUS
Foto: Ronaldo Barreto/Ag. Paulistão

Por: Rivail Oliveira

Suzano, SP , 22 (AFI) – Com campanhas sólidas e o trabalho consistente dos treinadores Renan Martins e Davi Zaqueo, ECUS Suzano e Tanabi se enfrentam neste sábado (23), às 15h, no Estádio Francisco Marques Figueira, em Suzano, pela primeira final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23 de 2025.

Com previsão de casa cheia em Suzano, na Grande São Paulo, a decisão promete fortes emoções entre duas equipes que já garantiram o acesso à Série A4 de 2026 e agora buscam coroar a temporada com o título estadual. O segundo e decisivo confronto acontece no sábado seguinte (30), às 15h, no Estádio Alberto Victolo, em Tanabi.

FINAL JUSTA ENTRE CAMPANHAS CONSISTENTES

A presença de ECUS e Tanabi na final é mais do que merecida. Ambas as equipes chegam invictas nas semifinais e demonstraram ao longo da temporada um futebol competitivo, organizado e comprometido, reflexo direto do trabalho técnico e tático de seus comandantes.


CAMPANHA DO ECUS SUZANO

O Esporte Clube União Suzano (ECUS), fundado em 1993, representa a cidade de Suzano (com mais de 300 mil habitantes) e volta a disputar a Série A4 após sua última participação em 2023. Comandado por Renan Martins, de 38 anos, o clube fez uma campanha sólida: foram 29 pontos em 16 jogos, com oito vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas – aproveitamento superior a 60%. O time marcou 11 gols e sofreu 10.

Na primeira fase, o ECUS terminou líder do grupo, com 15 pontos em 8 jogos (62% de aproveitamento), superando Mauaense, Mauá, Manthiqueira e União Mogi. Na segunda fase, liderou novamente, somando 12 pontos em seis jogos (66%), superando Mauá, Batatais e Aster Guarulhos.

Na semifinal, enfrentou o Mauá em dois jogos muito equilibrados: empate por 1 a 1 fora de casa e repetição do placar no Suzanão, garantindo a vaga na final pela melhor campanha.

ARTILHEIROS DO ECUS

  • Allan Souza (5 gols)
  • Molina (3)
  • Matheus Pessoa, Fábio e Matheus Goiano (2 cada)
  • Mika, Kauan, Guilherme Formiga e Caio Mineiro (1 cada)

Desfalque: Gustavo Caires está suspenso após expulsão na semifinal.


CAMPANHA DO TANABI

Fundado em 18 de dezembro de 1942, o Tanabi Esporte Clube é um dos clubes mais tradicionais do interior paulista e mobilizou a cidade de pouco mais de 25 mil habitantes com sua excelente campanha.

Sob o comando de Davi Zaqueo, a equipe somou 39 pontos em 16 jogos, com 14 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota – um aproveitamento de 80%, o melhor da competição.

Além da eficiência defensiva (apenas 7 gols sofridos), o Tanabi também tem o melhor ataque, com 33 gols marcados. Na primeira fase, conquistou 21 pontos em 8 jogos (87% de aproveitamento), e na segunda fase, somou 14 pontos em 6 partidas (77%).

Na semifinal, passou pelo Independente: empate por 1 a 1 fora de casa e vitória por 1 a 0 no Estádio Alberto Victolo, selando o retorno à Série A4 após 13 anos.

kyISJOSZ image
Foto: Fernanda Morais / @femoraisfoto

ARTILHEIROS DO TANABI

  • Marcelo Maçola (10 gols – artilheiro do campeonato)
  • Maicon e Diogo (5 cada)
  • Vinícius Fernando (3 – transferido ao São Bento)
  • Thales, Richard e Romarinho (2 cada)
  • Fábio Souza, Luís Felipe e João Gregório (1 cada)

OS TREINADORES

Renan Martins (ECUS) tem se destacado como uma das revelações da nova geração de treinadores paulistas. Ex-jogador das categorias de base de clubes como Flamengo de Guarulhos, Palmeiras e Portuguesa, encerrou a carreira cedo para estudar.

Possui licenças pela CBF Academy e ATFA (Argentina), com passagens por clubes como Operário, Aquidauanense e Ji-Paraná.

“O trabalho deu liga. Estudamos muito os adversários e conseguimos neutralizar seus pontos fortes. Sabemos da força do Tanabi, mas confiamos no que nossa equipe pode produzir”, afirmou Renan, que terá quase força máxima para a decisão.

Davi Zaqueo (Tanabi) tem uma trajetória emocionante: começou no clube em 2019 cortando grama, atuou na lavanderia e como roupeiro, massagista e auxiliar técnico até assumir o comando do time. Ele defende a importância da continuidade e planejamento:

“Na Bezinha, você precisa de um projeto a médio prazo. É impossível montar um time competitivo do zero. A base do nosso elenco está conosco desde o Sub-20 de 2020.”


PREMIAÇÃO INÉDITA DA SEGUNDONA

No dia 1º de setembro, será realizada a Festa de Encerramento do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23 de 2025, no Vitória Hotel, em Campinas.

A cerimônia é promovida pelo Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo, com apoio da Federação Paulista de Futebol, do portal Futebol Interior, do Ibradespor e do movimento Fanáticos por Futebol.

O evento celebrará a temporada com a realização da 1ª Cerimônia de Premiação da Seleção dos Atletas do Paulista – Segunda Divisão Sicredi 2025, reconhecendo os jogadores que mais se destacaram durante a competição.


VALORIZAÇÃO DOS ATLETAS

A iniciativa reforça o compromisso das entidades organizadoras com a valorização do futebol de base e dos atletas das divisões de acesso. A premiação dá visibilidade aos jogadores, incentiva a formação de novas gerações e fortalece a imagem do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Durante a competição, os próprios jogadores votaram na Seleção dos Atletas, elegendo os destaques de cada rodada. Nas semifinais, os capitães indicaram cinco nomes; agora, nas finais, poderão indicar até sete atletas cada.

FICHA TÉCNICA

ECUS
ECUS
Tanabi
Tanabi
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
Fase Data:
23/08/2025
Fase Horário:
18:00
Fase Árbitro:
Rodrigo Gomes Paes Domingues
Fase Assistentes:
Enderson Emanoel Turbiani da Silva e Rodrigo Meirelles Bernardo
Fase Estádio:
Francisco Marques Figueira
Fase Local:
Suzano (SP)