E se... São Paulo se separasse do Brasil. Qual seleção seria melhor?

Portal FI traz uma matéria da série “E se...”, onde foram analisadas como ficariam as seleções do Brasil e de São Paulo em caso de separação territorial

A reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), no último domingo, causou um grande movimento nas redes sociais pedindo a “separação” de São Paulo do restante do Brasil.

0002050039384 img

Campinas, SP, 29 (AFI) – A reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) superando Aécio Neves (PSDB), no último domingo, causou um grande movimento nas redes sociais pedindo a “separação” de São Paulo do restante do Brasil. Motivado por esta corrente – absurda em um país democrático, diga-se de passagem -, o Portal FI traz uma matéria da série “E se…”, onde foram analisadas como ficariam as seleções do Brasil e de São Paulo, caso tal fato ocorresse.

O principal critério utilizado foi priorizar as convocações recentes da Seleção Brasileira, sobretudo da Copa do Mundo até a última chamada do técnico Dunga. Foram abertas apenas duas exceções. Por falta de zagueiros paulistas, os reservas de São Paulo foram completados com zagueiros que têm se destacado no futebol mundial: Luizão, do Benfica, que é de Amparo; e Maicon, do Porto, que nasceu em Barretos. O técnico escolhido foi Muricy Ramalho.

Neymar trocaria o verde e amarelo da Seleção Brasileira pelo preto, branco e vermelho de São Paulo

Neymar trocaria o verde e amarelo da Seleção Brasileira pelo preto, branco e vermelho de São Paulo

O Porta FI também tomou a “liberdade” de abriu uma exceção na Seleção Brasileira. Embora não tenha sido lembrado por Dunga ou Felipão, o meia Paulo Henrique Ganso, que defende o São Paulo e é de Ananindeua (PA), foi lembrado e convocado na vaga de Roberto Firmino, alagoano do Hoffenheim-ALE.

QUEM É MELHOR?
Em relação aos times, ficou notório na análise dos 23 convocados e 11 titulares de cada lado algumas diferenças. Na geração atual, a defesa brasileira sairia fortalecida, já que conta com jogadores mais experientes na zaga e laterais mais qualificados. Já a seleção paulista estaria muito à frente no setor ofensivo, já que contaria com jogadores como Oscar, Willian, Lucas, Neymar e Diego Tardelli.

Também fica claro que a média de idade dos jogadores paulistas é inferior aos nascidos no restante do país. Haja visto, que São Paulo conta com jovens como o zagueiro Marquinhos e os laterais Mário Fernandes e Alexsandro, além dos meias e atacantes já citados.

O Brasil teria menos qualidade, sobretudo, no setor ofensivo. Ainda assim pode-se dizer que teria um time mais encorpado e experiente. Do meio para frente, contaria com jogadores rodados como Ramires, Kaká, Hulk e Fred, além da maestria de Ganso no meio.

Kaká, Ganso e Alan Kardec trocariam o tricolor pelo verde e amarelo do Brasil

Kaká, Ganso e Alan Kardec trocariam o tricolor pelo verde e amarelo do Brasil

A Seleção Brasileira teria em seu time titular: Diego Alves (Valencia-ESP); Maicon (Roma-ITA), Thiago Silva (PSG-FRA), Miranda (Atlético de Madrid-ESP) e Marcelo (Real Madrid-ESP); Fernandinho (Manchester City-ING), Ramires (Chelsea-ING), Kaká (São Paulo) e Ganso (São Paulo); Hulk (Zenit-RUS) e Fred (Fluminense). Técnico: Dunga.

Já São Paulo contaria com Jefferson (Botafogo); Mário Fernandes (CSKA-RUS), David Luiz (PSG-FRA), Marquinhos (PSG-FRA) e Alexsandro (Porto-POR); Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Paulinho (Tottenham-ING), Oscar (Chelsea-ING) e Willian (Chelsea-ING); Neymar (Barcelona-ESP) e Diego Tardelli (Atlético-MG). Técnico: Muricy Ramalho.

SEPARATISMO É CRIME
Apesar da matéria bem humorada do Portal FI, é necessário afirmar que a ideia de separar qualquer território do Brasil é inaceitável. Principalmente, porque tal iniciativa é um crime de acordo com a Lei de Segurança Nacional, criada em 1983 pelo então presidente João Figueiredo.

De acordo com o artigo 11 da Lei 7.070, é considerado crime “tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente”. A pena prevista para este tipo de crime é de reclusão de quatro a 12 anos.

Confira os 23 convocados de cada seleção:

Seleção Brasileira
Goleiros

Júlio César (Benfica/Rio de Janeiro)
Diego Alves (Valencia/Rio de Janeiro)
Neto (Fiorentina/Araxá-NG)

Zagueiros
Thiago Silva (PSG/Rio de Janeiro)
Miranda (Atlético de Madrid/Paranavaí-PR)
Gil (Corinthians/Campos dos Goytacazes-RJ)
Dante (Bayern de Munique/Salvador-BA)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona/Juazeiro-BA)
Maicon (Roma/Novo Hamburgo-RS)
Marcelo (Real Madrid/Rio de Janeiro)
Filipe Luís (Chelsea/Jaraguá do Sul)

Volantes
Ramires (Chelsea/Barra do Piraí-RJ)
Fernandinho (Manchester United/Londrina-PR)
Souza (São Paulo/Rio de Janeiro)
Rômulo (Spartak/Picos-PI)

Meias
Hernanes (Inter de Milão/Aliança-PE)
Kaká (São Paulo/Brasília)
Philippe Coutinho (Liverpool/Rio de Janeiro)
Ganso (São Paulo/Ananindeua-PA)

Atacantes
Hulk (Zenit/Campina Grande-PB)
Bernard (Shakhtar Donteski/Belo Horizonte-MG)
Fred (Fluminense/Téofilo Otoni-MG)
Alan Kardec (São Paulo/Barra Mansa-RJ)

Seleção Paulista
Goleiros

Jefferson (Botafogo/São Vicente)
Victor (Atlético-MG/Santo Anastácio)
Diego Cavalieri (Fluminense/São Paulo)

Zagueiros
David Luiz (PSG/Diadema)
Marquinhos (PSG/São Paulo)
Luisão (Benfica/Amparo)
Maicon (Porto/Barretos)

Laterais
Mário Fernandes (CSKA/São Caetano do Sul)
Fabinho (Monaco/Campinas)
Alexsandro (Porto/Catanduva)
Dodô (Inter de Milão/Campinas)

Volantes
Luiz Gustavo (Wolfsburg/Pindamonhangaba)
Casemiro (Porto/São José dos Campos)
Elias (Corinthians/São Paulo)
Paulinho (Tottenham/São Paulo)

Meias
Oscar (Chelsea/Americana)
Willian (Chelsea/Ribeirão Pires)
Éverton Ribeiro (Cruzeiro/Arujá)
Ricardo Goulart (Cruzeiro/São José dos Campos)

Atacantes
Lucas (PSG/São Paulo)
Neymar (Barcelona/Mogi das Cruzes)
Robinho (Santos/São Vicente)
Diego Tardelli (Atlético-MG/Santa Bárbara D’Oeste)