Durante sorteio, Casares critica FPF e indica São Paulo usando Paulistão como pré-temporada em 2026

O presidente Julio Casares, presente no sorteio da Libertadores, no Paraguai, reforçou a possibilidade de o clube não utilizar força máxima na edição de 2026 do torneio estadual.

Captura de tela 2025 03 18 111945
O São Paulo enviou um ofício à FPF na terça-feira, pedindo a exclusão do árbitro Flávio Rodrigues de Souza do quadro de arbitragem do estadual.

São Paulo, SP, 18, (AFI) – A diretoria do São Paulo demonstrou insatisfação com a resposta da Federação Paulista de Futebol (FPF) às suas reclamações sobre a arbitragem na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na semifinal do Campeonato Paulista. O presidente Julio Casares, presente no sorteio da Libertadores, no Paraguai, reforçou a possibilidade de o clube não utilizar força máxima na edição de 2026 do torneio estadual.

– Não colocamos isso como ameaça, mas de repente posso fazer do Campeonato Paulista uma pré-temporada. Quem tem que dar valor ao torneio é a arbitragem e a organização. E senti que não houve valorização – declarou o dirigente.

CRÍTICAS À ARBITRAGEM

O São Paulo enviou um ofício à FPF na terça-feira, pedindo a exclusão do árbitro Flávio Rodrigues de Souza do quadro de arbitragem do estadual. No documento, o clube manifestou revolta com a marcação do pênalti que resultou no gol palmeirense e destacou outros erros da condução do jogo.

Além disso, o Tricolor se incomodou com a fala do presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, que sugeriu que o goleiro Rafael poderia ter evitado a penalidade se tivesse chutado a bola para frente. Apesar do pedido de desculpas posterior do dirigente, Casares considerou a postura da entidade como descaso com o clube.

– Houve um desprezo contra uma grande marca que é o São Paulo. Não recebemos nenhum tipo de desculpa pelo ocorrido, pelo contrário, tivemos a justificativa de um VAR tendencioso. O comandante do VAR parecia torcer pelo choque.

FALTA DE RESPOSTA DA FPF

O São Paulo também relembrou no documento que Flávio Rodrigues de Souza foi afastado do quadro de arbitragem da CBF em 2024, após um erro na partida entre Vitória e Fluminense, pelo Brasileirão. Na ocasião, ele ficou quatro rodadas sem apitar jogos.

Até o momento, o clube não recebeu resposta da FPF sobre o ofício enviado. Diante disso, Casares reforçou que o São Paulo analisará com calma sua participação na edição de 2026 do torneio e que a decisão de utilizar um elenco alternativo pode ser uma realidade caso as insatisfações com a arbitragem e a organização do Paulistão persistam.

Confira também: