Dunga já tem o time das Eliminatórias
Dunga já tem o time das Eliminatórias
O técnico Dunga (foto
), da Seleção Brasileira, já tem na cabeça o time das Eliminatórias. Com base naquilo que ele fez nos últimos jogos é fácil prever qual será a equipe que ele vai colocar em campo no mês que vem, em Bogotá, contra a Colômbia, no primeiro jogo brasileiro nas Eliminatórias da Copa 2010. Talvez exista pequena dúvida no gol, onde Doni tem sido prestigiado, mas o provável titular é Julio César, ex Flamengo. Na linha de zaga parece tudo acertado, o mesmo ocorrendo no meio campo. A outra pequena dúvida está na formação do ataque, que pode ter um centro avante de ofício ou pode contar com um jogador cujas características são mais de um meia ofensivo do que de um atacante fixo dentro da grande área do adversário.
Na defesa, como dissemos, exceto pela pequena dúvida entre Julio César e Doni, a linha de zagueiros terá Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto. Na cabeça de área, Gilberto Silva, que também será o capitão. Na sua ajuda, o volante Mineiro, ex-São Paulo. Nas meias, Kaká e Ronaldinho gaúcho. Na frentre, Robinho e Afonso. Há ainda a possibilidade de Dunga utilizar mais um meio-campista de marcação, como Elano ou Josué e sacar Afonso. Neste caso, Robinho, Kaká e Ronaldinho se revezariam na frente sem posição fixa. Um bom time que talvez não seja o melhor que Dunga poderia escalar, mas que tem potencial para vencer a Colômbia lá em Bogotá.
Curtas
*FOSSE o técnico da seleção e daria a camisa um ao excelente Rogério Ceni, melhor goleiro brasileiro em atividade. E levaria Diego Cavalieri como seu substituto. Ambos estão jogando muito.
*NA ZAGA eu não escalaria Lúcio que considero um jogador bastante limitado. Prefiro Miranda, que pertence ao São Paulo. Ele é muito melhor do que o atual titular da seleção.
*NA FRENTE, se é que Dunga pretende ter um centro avante de ofício, escalaria Kleber Pereira, do Santos. Ele está jogando demais como número nove do Peixe.
*INDEPENDENTE disso, acho que o time que Dunga vai colocar em campo tem potencial para encarar a Colômbia. Não será um jogo fácil, mas a chance do Brasil vence-lo é grande.
*TV GLOBO vem tendo prejuízo com a transmissão do Campeonato Brasileiro. Por isso vai aumentar uma cota e cobrar 105 milhões de cada um dos seis patrocinadores no Brasileirão 2008.
*O QUE antigamente era Ibope certo, hoje não chega a ser uma garantia de grande número de telespectadores ligados. A Globo perdeu demais em audiência na transmissão de jogos de futebol. Ainda assim ela vai insistir nessa tecla.
*ACHO que o maior problema da Globo é que ela quase só transmite jogos do Corinthians, que atravessa péssima fase técnica. Deveria escolher melhor os jogos pois ninguém quer ver partidas de um time que está quase na zona de rebaixamento.
*POR FALAR em Corinthians, parece não haver dúvida de que Alberto Dualib e seu grupo vão deixar o comando do clube. Rubens Approbato Machado, conselheiro do clube e excelente advogado, diz que não há saída para o ainda presidente corintiano.
*ÚNICA dúvida é saber como é que Dualib vai sair. Se através de um impeachement ou com pedido de demissão. Fosse ele e pediria para sair. Dará menos desgaste e será mais elegante.
* DESCOBRIRAM um esquema de notas frias nos últimos dez anos da administração Dualib. Por causa disso, ele será indicado pela Receita Federal que promete fazer uma devasse em suas contas no período em que foi presidente.
*HÁ POSSIBILIDADE até de que Dualib seja preso. Apesar dos 86 para 87 anos de idade, ele pode ser procurado pela Polícia Federal e ser encaminhado para uma prisão assim como ocorreu com o Juiz Laláu, que roubou dinheiro na construção do Fórum Trabalhista.
*ANTOINE Gebran vai continuar no comando do futebol do Corinthians até que novas eleições sejam marcadas. Como os candidatos André Sanchez e Paulo Garcia não tem nenhum compromisso com ele, o normal é que ele seja afastado assim que um deles assumir a presidência.
*ANDRES Sanchez pretendia rearticular uma parceria com Kia Joorabichian, de quem é grande amigo. Mas diante da proibição feita pela Polícia Federal que impede Kia de entrar no Brasil, essa parceria não tem mais nenhuma chance de vingar.
*FUTEBOL do Corinthians está esfacelado. A vitória contra o Santos que chegou a animar parte da fiel, nem deve ser considerada. O elenco é fraco e limitado. Neste ano o Timão não tem chance de ganhar nada. Melhor projetar 2008.
*SÃO PAULO caminha firme para o título brasileiro. Sua campanha é memorável. Em especial a atuação de sua defesa, a melhor do País. Méritos de Murici Ramalho que achou o esquema certo para aproveitar bem as características de seus jogadores.
*OUTRA vantagem tricolor é a união de grupo existente entre seus jogadores. Durante os jogos, todos se empenham. Quando um sai para o combate ao adversário, outro já fica na sobra. Por isso os inimigos tem sérias dificuldades para vencer o bloqueio defensivo tricolor.
*TRICOLOR tem um time de garotos de fazer inveja. Há vários craques em potencial. Geração que deve vingar dentro de um ou dois anos. Trabalho do clube neste aspecto é nota dez.
*NO MOMENTO, três clubes paulistas estão na zona da Libertadores: São Paulo, Santos e Palmeiras. Pelo que tem jogado, acho que os três garantirão vaga na edição daquele torneio em 2008. Sobra uma que deve ser do Cruzeiro de BH.
*SÓ QUE, para uma Libertadores, o Palmeiras vai precisar contratar mais reforços. O atual elenco tem sérias limitações. Além disso, Edmundo sai no final deste ano. Olho vivo senhores dirigentes do Verdão.
*JÁ O SANTOS tem bom elenco. Só critico seu miolo de zaga que pode e deve ser reforçado. Não dá para confiar em Adailton, Danilo e outras figuras do mesmo nível. É preciso investir.
*ATÉ AGORA ninguém sabe se Wanderley Luxemburgo sai ou fica no Santos no ano que vem. Ele é caro e se for para ganhar apenas Campeonatos Paulistas não vale à pena. É muito dinheiro para pouco retorno.
*MARCELO Teixeira tem dúvidas se mantém Luxemburgo ou não. Antes ele pretende decidir se contina presidente ou se passa o bastão. Se sair a chance de Luxa continuar é zero. Qualquer outro presidente não pagaria tanto para o técnico ficar.
*SEI QUE a torcida da Ponte ainda acredita em classificação para a série A do Brasileiro do ano que vem, mas acho que é sonhar alto demais. A campanha da Ponte é apenas regular. Perde em casa, perde fora. É decepcionante.
*O GUARANI não conseguiu nem chegar a fase decisiva da série C. Ou seja: se estava ruim, ficou ainda pior. Tenho dó do presidente Leonel Martins de Oliveira. Sem dinheiro e cheio de dívidas a pagar ele não sabe mais o que fazer para manter o clube aberto.
*GOSTARIA de saber o que acontece com o Paulista, de Jundiaí. Sua campanha na série B do Brasileiro é pífia. E olha que sua diretoria até trabalha bem e costuma se planejar. Qual será o problema, hein?
*MOTIVO da briga Bernardinho x Ricardinho da seleção de vôlei do Brasil: o jogador não queria dividir o prêmio pelo título do Pan com a comissão técnica. O técnico exigia que isso fosse feito.
*RICARDINHO então argumentou que se era para dividir tudo, por que Bernardinho não dividia o dinheiro que ganhava com publicidade com seus jogadores? Bernardinho se irritou, disse que uma coisa nada tinha a ver com outra, e dispensou Ricardo da seleção.
*NA COPA de 98 na França, Dunga apareceu na tv dando bronca forte em vários jogadores da Seleção Brasileira. Nos vestiários, levou uma prensa. Chegaram a ameaça-lo de lhe dar uma surra caso continuasse a posar de super xerifão.
*DUNGA abaixou a cabeça e voltou mansinho para o segundo tempo, quando não reclamou de mais ninguém durante o restante da partida. Prova de que essa sua fama de durão e de super líder não é verdadeira. É puro marketing.





































































































































