Treinador da Seleção Brasileira convocou mais uma vez nosso escrete, agora com vistas as Eliminatórias da Copa do Mundo. Algumas novidades, entre as quais, três titulares do Corinthians, atual líder do Campeonato Brasileiro. O zagueiro de área Gil e os meio campistas Elias e Renato Augusto. Em minha opinião, ótimas convocações porque os três jogadores possuem nível técnico para vestir a amarelinha.
Renato Augusto: convocação merecida pelo futebol no Timão
Acho até que Elias anda meio devagar, mas como ele tem experienêcia de sobra e é homem de confianca do técnico, acho que ele mereceu. No mais, os goleiros Jefferson, Marcelo Grohe e Allison mereceram ser chamados. Nas laterais, Fabinho, Rafinha, Felipe Luiz e Marcelo. Todos com qualidade para jogar as Eliminatorias.
No miolo de zaga, David Luiz, Miranda, Marquinhos e Gil. Os quatro jogam muito. Como volantes foram chamados Luiz Gustavo Fernandinho e Elias. Sao confiaveis, apesar de nao gostar de Fernandinho que eh mito violento. Na meia, Renato Augusto, Douglas Costa, Lucas Lima,William, Phillippe Coutinho e Oscar.
Eu não chamaria o Coutinho. Não vejo futebol nele. Mas é uma opção de Dunga. No ataque, Lucas, Hulk e Firmino. Eu convocaria Ricardo Oliveira no lugar de Firmino. A diferença técnica entre os dois é muito grande. Dunga errou feio ao deixar de lado o atual artilheiro do Brasileirão.
De qualquer forma, com os jogadores que chamou, Dunga pode até montar um bom time. Só que precisa prepará-lo. Gostaríamos de lembrar que disputar Eliminatórias é bem diferente do que disputar amistosos. Em amistosos não há responsabilidade. Mas nas Eliminatórias estará em jogo uma vaga para o Brasil ir a Copa. Se falhar, pela primeira vez em sua história a Seleção Brasileira não disputará um Mundial. Espero que isso não aconteça.
C * U * R * T * A * S
*ROGÉRIO CENI voltou ao gol do São Paulo. O Tricolor não levou nenhum gol diante da Chapecoense. Luis Fabiano voltou ao comando de ataque tricolor. O São Paulo não fez nenhum gol. O chamado Fabuloso, que de Fabuloso não tem nada, não passou, não driblou, não combateu, não cabeceou, não arrematou. Foi nulo. Nota zero. Um jogador que o clube deveria dispensar.
*O SÃO PAULO Jogou um futebol medíocre. Não soube como furar o bloqueio defensivo da Chapecoense que é muito pior tecnicamente do que o Tricolor paulista. Com isso, ao invés de faturar três pontos em casa, só faturou um, que impede o clube de sonhar com o G4. Esse resultado levou a torcida do São Paulo vaiar o time no final do jogo.Vaias merecidas. O time não jogou nada.
*IDEAL é que Juan Carlos Osório mantivesse o time que venceu o Grêmio no ultimo final de semana. Mas Osório gosta de mudar, de inventar. Por isso seu time não tem sequencia de resultados. E como não tem sequencia, não vai ganhar nenhum titulo neste ano. Exceto se o treinador mudar sua maneira de pensar. Ele precisa ter um time base. Se não tiver, vai ser sempre um coadjuvante.
*DETALHE. O jogo foi no Morumbi, estádio do São Paulo. Ali não da para perder pontos. Todo campeão ganha boa parte dos pontos em casa e fatura outras fora dela. O São Paulo não faz isso. Volta e meia perde para times medíocres como o da Chapecoense. Foi o que acontece na quinta feira a noite. Ate quando o São Paulo vai manter tanta irregularidade em seus jogos. Hein, seu Osório???
*É IMPRESSIONANTE como o Santos joga bem na Vila. Quem cai lá dificilmente consegue ao menos um empate. E em boa parte das vezes, deixa a Vila desmoralizado por uma goleada. Foi o que aconteceu com o Atlético Mineiro, que surgiu como um adversário com predicados para superar o Peixe, mas foi goleado impiedosamente (4×0. Ricardo Oliveira voltou a marcar. Ele joga demais.
*ESSE SANTOS de Dorival Júnior merece ser melhor acompanhado pela imprensa. Aos poucos ele começa a chegar perto do G4 e como ainda faltam muitas rodadas para o final do campeonato, ele pode ate chegar mais perto do primeiro lugar. E o que é melhor. Jogando um futebol de alto nível, de deslocações e espírito coletivo. Seus gols saem com facilidade. É a sensação deste turno.
*CURIOSO é que esse Santos não tem um elenco numeroso. Mesmo assim, quando um de seus jogadores chave não pode jogar, qualquer dos garotos que entra, cumpre bem sua missão. Parece que há uma sintonia perfeita entre o técnico Dorival e seu elenco. O trabalho é feito em função do time, da equipe. E o Santos só cresce no campeonato. Olho no Peixe. Ele merece respeito.
*SÓ LAMENTO que o torcedor santista que mora em Santos, não esteja prestigiando seu time como deveria. Os públicos dos últimos jogos foram decepcionantes. Na maioria das vezes nem chega a dez mil pagantes. Algo esta errado. Depois, se a diretoria do clube resolver mandar jogos no Pacaembu que ninguém reclame. Será justo. No Pacaembu haverá sempre mais torcedores.
*O CORINTHIANS perdeu uma invencibilidade de 17 jogos no Brasileiro. Seu time caiu muito de produção e mereceu perder para o Inter, em Porto Alegre, por 2 a 1 e de virada. O time de Tite já fez mais do que poderia no Campeonato Brasileiro. A partir de agora muitas exibições negativas virão. E o sonho de conquistar o titulo poderá começar a virar pesadelo,. O Inter mereceu a vitória.
*NESTE jogo apenas alguns jogadores do Timão jogaram bola. Gil, Renato Augusto e Jadson. Os demais produziram um futebol indigno de um clube como o Corinthians. Malcom fez o gol de abertura com ajuda do zagueiro Paulão, mas na sequencia o Colorado gaúcho se impôs, fez seu primeiro gol e logo depois o gol da vitória. Valdívia foi um dos melhores jogadores em campo. Esta em alta.
*PROBLEMA corintiano é que o sistema defensivo já não é mais o mesmo. Com as contusões, Tite viu desmontado seu esquema tático e o clube hoje vive de lampejos. Se voltar a jogar assim diante do Santos, no domingo, certamente vai perder de novo. E se isso ocorrer, Atlético Mineiro e Grêmio estarão muito próximos de superar o Corinthians e ficarem mais perto do título do torneio.
*A VERDADE é que esse time do Corinthians nunca me empolgou. Tem méritos porque mesmo com jogadores medianos, manteve-se na liderança do campeonato, muito mais pela incompetência dos adversários do que por seus próprios méritos. Agora bastará que esses adversários joguem o que podem, e o Timão certamente ficara para trás. Ou será que a sorte ainda vai proteger o time da fiel.
*QUEM GANHOU pontos com essa vitória foi o técnico Argel. Ele nunca havia dirigido um time de ponta. Agora está no comando do Inter e tem conseguido bons resultados. A continuar assim pode até conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem. O Inter tem jogado um futebol moderno, de muita aplicação tática e boa qualidade técnica. É uma equipe em ascensão. Pode chegar longe.
*O PALMEIRAS jogou apenas um tempo mas foi o necessário para golear o Fluminense, no Rio de Janeiro, por 4 a 1. O Tricolor carioca começou melhor e fez 1 a 0 com Jean. Aliás, todo o primeiro tempo foi tricolor. O Palmeiras insistiu em jogar recuado e criou poucas chances de gol. Isso mudou no segundo tempo quando Marcelo Oliveira soltou seu time e foi buscar a vitória e a goleada.
*O HERÓI do jogo foi Barrios. Ele fez o gol de empate e depois marcou mais dois. O outro foi marcado por Gabriel Jesus, que fez linda jogada individual. O Fluminense teve um pênalti antes do Palmeiras fazer seu primeiro gol. Fred cobrou e chutou para fora. A partir daí o Verdão cresceu, fez seus gols e chegou ao final da partida com vitória justa e convincente. O Flu decepcionou.
*TODO o time verde jogou bem, especialmente, no segundo período. O ataque se impôs e desmantelou a defesa do Fluminense. Barrios foi o nome do jogo. Um jogador que ainda não havia jogado tudo o que sabe mas que na noite de quarta feira deu um show lá no Rio. O garoto Gabriel de Jesus também desequilibrou. Desta vez a defesa verde funcionou. Agora sim da para pensar no G4.
*QUANTO ao Fluminense, difícil imaginar que um time possa cair tanto de produção como o Tricolor carioca. Ninguém está jogando nada. Até Fred, que sempre foi o grande líder, pipocou na hora de cobrar um pênalti. Desse jeito, acreditamos que o Flu não terá chance de brigar pelo G4 e, se bobear, poderá ver os clubes que correm atrás dele, ultrapassá-lo. A situação é bem delicada.
*NO MESMO horário de Flu e Palmeiras, também jogaram Goiás e Ponte Preta, em Goiânia. A Macaca fez 2 a 1 e subiu três pontos na tabela de classificação. Sua situação ficou bem mais confortável. Enquanto isso o Joinville que é um dos mais sérios candidatos ao descenso, só empatou em casa com o Sport Recife. Pelo visto, time catarinense vai mesmo ser rebaixado.
*ADMINISTRAÇÃO de Carlos Miguel Aidar, atual presidente do São Paulo, oscila demais. Hoje uma coisa vale, amanhã já não vale mais. Em um momento a divida supera os 230 milhões, no outro é menor do que 130. Além disso, há uma briga eterna com o ex presidente dinossauro, Juvenal Juvêncio. Aidar e J.J. brigam toda hora e fornecem munição para a imprensa detonar o São Paulo.
*NO PASSADO, que os dois conheceram, o São Paulo era um clube exemplo. Administrado com seriedade, sem fazer loucuras, sem atrasar pagamentos, sem fazer empréstimos vultuosos em bancos. Hoje, ao contrário, o que o São Paulo mais faz é criar dívidas e, o que é pior, gosta de atrasar pagamentos o que mancha sobremaneira a imagem do clube. Foi assim com J.J., é assim com Aidar.
*AIDAR tem sérias dificuldades em criar um projeto administrativo. Ele começou com brincadeiras pouco convenientes com os presidentes rivais. Criou uma crise desnecessária. Agora não consegue impôr a paz dentro do clube que dirige. Sempre que fala, agride alguém. Desse jeito jamais terá sossego para fazer uma boa administração e quando tentar reeleger-se não vai consegui-lo.
*NO FUTEBOL, depois de altos e baixos, parece ter achado uma solução. Técnico que ele trouxe é bom, tem competência e pode ainda fazer do São Paulo um bom time. Apenas Aidar deve deixa-lo trabalhar. No mais, o objetivo dele deve ser arrumar as finanças do clube que estão em péssimo estado. E deve dar nomes aos bois. Quem enterrou o São Paulo Foi mesmo o Juvenal Juvêncio.
*E MAIS. É preciso renegociar as dividas do clube. Pedir que os credores parcelem as mais altas. É importante também manter a folha de pagamento em dia. Isso deixa os jogadores mais tranquilos e os próprios funcionários que trabalham para o clube. Deve ainda criar um departamento competente só para cuidar do sócio torcedor. Poderá ser uma ótima fonte de renda para o clube.
*NO PASSADO, Aidar foi um bom presidente. Era inovador, ativo. Hoje tudo mudou e ele precisa se reciclar e se adaptar aos novos tempos. Se não fizer isso, vai atrasar o São Paulo em alguns anos e ficara difícil depois recuperar o clube mesmo que com novo presidente. O São Paulo precisa a voltar a ser o que foi. Esta longe disso, mas com trabalho, essa meta poderá ser atingida.
*SÃO PAULO quer Maicon de volta. Juan Carlos Osório já viu o jogador e gosta de seu estilo. O Grêmio que usa o atleta nesse momento, não quer abrir mão dele. E vai fazer de tudo para segurá-lo. O atestado liberatório de Maicon custa dez milhões de reais. Se quiser ficar com o jogador, o tricolor gaúcho vai precisar desembolsar essa quantia. Caso contrário, Maicon voltará ao Morumbi.
*VOU SER sincero com vocês. Não acho que Pato mereça voltar a Seleção. Ele até fez muitos gols na atual temporada, mas para ser convocado ele precisa muito mais do que isso. Pato marca mal, cria pouco. É apenas um jogador rápido e de boa finalização. Isso não basta para ser convocado. Posso até me surpreender com sua convocação, mas acho que Pato não esta pronto para isso.
*ROBERTO Andrade, presidente do Corinthians, recebeu um troféu porque o Itaquerão foi indicado numa votação feita pela UOL com seus leitores. Já uma outra empresa, elegeu a Allianz Arena do Palmeiras como a melhor do Pais. Isso vai ser assim durante anos. Quando consultarem maior número de corintianos, ganha o Itaquerão. Se for uma maioria de palmeirenses, ganha a Allianz.
*ISSO NO entanto não é tão importante quanto a matéria da revista Exame-Economia, que publicou doze páginas com detalhes de como foi construído o estádio do Corinthians. Foi uma jogada feita pelo ex presidente Lula, o presidente da Oderbrecht (que esta preso por corrupção) e o ex presidente corintiano Andrés Sanchez. O estádio custou 1 bilhão e 400 milhões de reais. Fora os juros.
*PARA PAGAR o estádio ate 2028, o Timão vai precisar ter uma arrecadação brutal, superior a dos maiores clubes da Europa, o que é impossível. Além disso, o terreno onde está o estádio que era da Prefeitura e foi cedido em comodato ao Corinthians, agora está em nome de uma empresa fictícia, que dizem, Sanchez comanda. Ou seja? Não foi um negócio limpo. Muito pelo contrato.
*A CAIXA Econômica Federal deu 720 milhões para a construção do estádio. Mas o Corinthians vai ter que pagar o banco estatal. Se em dois anos não conseguir, a Caixa pode tomar o estádio do Corinthians. Esse empréstimo foi totalmente ilegal, porque um banco estatal não pode emprestar dinheiro para clubes esportivos. É contra a lei. Mas Lula e Sanchez passaram por cima disso.
*O MINISTÉRIO Público já esta em cima desse negócio obscuro e começa a juntar provas contra Lula, Sanchez e todos aqueles que participaram do trambique. Como Lula está mais sujo do que pau de galinheiro, não será surpresa se ele e Sanchez se transformarem em personagens principais deste verdadeiro tombo num banco que pertence ao Governo Federal. Ainda vai dar o que falar.
*OUTRO dia uma empresa ligada ao Banco Itaú divulgou que a dívida do Corinthians supera os 300 milhões de reais. Mentira. Isso o clube só deve para jogadores, fornecedores, etc. E o estádio? Como é que fica a dívida de um bilhão e quatrocentos milhões? Não é do Corinthians? Se é, então como não somar essa quantia aos trezentos milhões referentes as outras dívidas do clube?
*COMO se percebe é negocio sujo, onde tem gente não muito confiável por trás (Sanchez e Lula são acusados de uma porção de falcatruas). Numa dessas pode sobrar lá na frente para o Corinthians, que imagina hoje que tem um estádio, mas que, de repente, por não ter recursos para pagá-lo, pode ficar sem ele. Isso é grave, muito grave. Por que ninguém fala nisso no clube.
*UMA VERGONHA o que a diretoria e torcedores do Guarani fizeram com a delegação da Portuguesa de Desportos que esteve no Brinco de Ouro para disputar um jogo oficial pela serie C do Campeonato Brasileiro. Vestiários sem luz, nenhum apoio a delegação visitante e invasão do reservado da diretoria Lusa por torcedores. Muita gente apanhou. Muita violência e caso de polícia.
*ISSO SÓ vem provar que a atual diretoria do Bugre não merece estar no comando do clube. Gente sem escrúpulos, da pior qualidade, que usa o futebol para maltratar adversários e criar um ambiente altamente negativo para o quem os visita para cumprir a tabela do Campeonato Brasileiro de 2015. Esse caso deveria ir para no Tribunal. Suspensão dura ou eliminação do Bugre.
*A PORTUGUESA sofreu e até agora não reagiu. Deveria fazê-lo. A FPF e a CBF seriam obrigadas a ouvi-la. Isso não pode ficar impune. O Guarani não merece disputar a serie C. Deveria ser rebaixado e eliminado. Aquele Guarani organizado e de grandes conquistas já morreu. O que sobrou é dirigido por gente desqualificada e que merecia ser banida do futebol brasileiro.
*AS REDES sociais em dia de transmissão de jogos da Champions League estão cheias de críticas ao comentarista Neto, da TV Bandeirantes. Ele não fala coisa com coisa, analisa mal, faz comparações esdruxulas e prova que não está preparado para analisar jogos de uma competição tão importante. Volta e meia ele compara Barcelona com Corinthians. É demais, nao?!
*BOA PARTE daqueles que querem assistir aos jogos, cortam o som, pois não querem ouvir as baboseiras de Neto. Não seria mais fácil a Bandeirantes afastar esse comentarista porque ele é tão mal preparado que ate depõe contra a própria emissora para a qual trabalha. Eu já acho que deram programa demais para o Neto na Band. Mas coloca-lo para analisar a Champions, é demais.
*NETO comenta mal, fala mal, seu português é ruim demais e ele fala tanta besteira que irrita o telespectador. O melhor comentarista que a Band já teve para comentar a Champions foi o Mauro Betting. Ele sim. Sabia tudo sobre cada time, sobre seus esquemas táticos, sobre seus jogadores e treinadores. Dava uma aula sobre futebol europeu. Por que o deixaram sair da emissora?